Como calibrar os pneus corretamente e dirigir em segurança

como calibrar pneu Como calibrar os pneus corretamente e dirigir em segurança

Quer aprender como calibrar o pneu corretamente? Então você está no lugar certo! Aprenda como fazer a calibragem do pneu e dirigir em segurança.

Esse é um dos principais danos pelos quais os carros passam e as pessoas nem se dão conta. Andar com o pneu descalibrado pode acarretar em diversos problemas, como a facilidade em furar, desalinhamento do carro, mudança de direção sem que o motorista perceba, por conta do desalinhamento, perda de estabilidade e aumento da distância de frenagem. Isso ainda pode oferecer problemas mecânicos de forma geral para o carro.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Além de todos esses pontos negativos, andar com os pneus com calibragem incorreta aumenta o consumo de combustível, podendo gerar uma despesa extra de até R$600/ano.

Portanto, atente-se e faça esse procedimento toda semana – e não, calibrar os pneus toda semana não é demais. Se o tempo estiver curto, o indicado seria, pelo menos, de 15 em 15 dias.

Como saber se o pneu está calibrado?

Antes de tudo, você precisa saber como verificar se um pneu está corretamente calibrado. Para isso você pode seguir os seguintes passos:

  1. Consulte a pressão recomendada: Verifique o manual do proprietário do veículo ou a etiqueta de informações do veículo, geralmente localizada na porta do motorista, na coluna B ou no compartimento do combustível. Essas fontes fornecerão a pressão de ar recomendada pelo fabricante para os pneus dianteiros e traseiros.
  2. Use um medidor de pressão: Utilize um medidor de pressão de pneus confiável para medir a pressão atual do pneu. Os medidores de pressão podem ser adquiridos em lojas de autopeças ou postos de combustível.
  3. Verifique a pressão dos pneus frios: É importante verificar a pressão dos pneus quando eles estão frios, pois a pressão aumenta quando os pneus estão quentes devido à condução. Verifique a pressão antes de iniciar a condução ou após o veículo ter ficado parado por algumas horas.

Tudo que você precisa saber para calibrar os pneus 

Veja abaixo tudo que você precisa saber para calibrar os pneus corretamente.

Passo a passo de como calibrar o pneu

Veja abaixo o passo a passo para calibrar o pneu:

  1. Remova a tampa da válvula: Remova a tampa da válvula do pneu para acessar a válvula.
  2. Use o medidor de pressão: Encaixe o medidor de pressão na válvula do pneu e pressione firmemente para garantir uma leitura precisa. O medidor de pressão mostrará a leitura da pressão atual.
  3. Compare com a pressão recomendada: Compare a leitura da pressão do pneu com a pressão recomendada pelo fabricante. Se a pressão estiver abaixo do recomendado, o pneu está sub inflado. Se estiver acima, o pneu está super inflado.
  4. Ajuste a pressão, se necessário: Se o pneu estiver sub inflado, adicione ar até atingir a pressão correta. Se estiver super inflado, remova o excesso de ar pressionando a haste da válvula até ouvir o som do ar escapando.

Ainda na dúvida? Então assista ao vídeo abaixo do Autoesporte e veja como calibrar o pneu corretamente economizar combustível.

Devo calibrar pneu quente ou frio?

Muita gente roda o dia inteiro com o carro e no final, quando vai abastecer, lembra-se que tem que calibrar e faz o serviço. Mas, isso é um erro que prejudica o pneu, podendo até estourá-lo.

Isso se dá por eles estarem quentes. A calibragem deve ocorrer no momento que eles estiverem frios. O ideal é não rodar mais do que 3 quilômetros em velocidade baixa para realizar o procedimento.

Um pneu quente aumenta a pressão do pneu e pode causar acidentes. Por exemplo: se você coloca 30 libras com o pneu quente, a pressão pode chegar a até 40.  Se precisar calibrar o pneu quente, não esvazie para atingir o valor recomendado, deixando o pneu com quatro libras a mais do que diz o manual.

Qual é a pressão que eu devo colocar nos pneus?

Em muitos postos é comum você ouvir a pergunta “28 ou 30 libras?”, mas é um erro ir por esse questionamento.

Cada carro tem uma pressão ideal, tanto para os pneus dianteiros quanto  para os traseiros. Essa numeração envolve diversos fatores, como: potência do motor, tamanho do carro, se ele está carregado ou não.

Para te ajudar nesse momento, consulte a tabela de pressão abaixo:

tabela de pressao pneu Como calibrar os pneus corretamente e dirigir em segurança

Fonte: Doutor Multas.

Vale lembrar que a tabela é um referencial, mas saber qual é a pressão ideal do seu carro, consulte o manual do proprietário.

Devo calibrar o estepe? 

Se não há um hábito de calibrar os pneus, imagina o estepe… Mas, deixá-lo com a calibragem correta a cada quinze dias é altamente indicado.

E se um pneu fura? Você vai usar o quê? O estepe murcho? Não caia nesse erro. Na hora de calibrar os pneus, lembre-se do estepe também.

Vale a pena ter um calibrador de pneus portátil?

Ter um calibrador de pneus portátil pode ser uma escolha vantajosa para os proprietários de veículos.

A principal vantagem é a conveniência, já que você pode verificar a pressão dos pneus em qualquer lugar e a qualquer momento, sem depender de postos de combustível ou outras instalações com medidores de pressão. Isso permite que você faça verificações regulares da pressão dos pneus, o que é fundamental para garantir o desempenho, a segurança e a eficiência do veículo.

Além da conveniência, a segurança é outra razão importante para ter um calibrador de pneus portátil. Pneus com pressão inadequada podem comprometer a aderência ao solo, aumentar a distância de frenagem e aumentar o risco de falhas ou estouros.

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.

Faça uma cotação agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do país. Na Minuto, são feitas cotações em até 17 seguradoras para encontrar um plano adequado ao seu perfil e as necessidades do cotidiano.

Faça sua cotação online ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 para falar com um de nossos consultores.

Um comentário em “Como calibrar os pneus corretamente e dirigir em segurança

  1. Me parece que é ao contrario isso da pressão quando frio ou quente. Ele estando quente aumenta a pressão. Se calibrar com ele quente com 30 Lb quando esfriar vai marcar menos pressão.
    Um dia numa viajem longa, levei um susto ao medir a pressão, estava lá em cima (Mais de 40 Lb.) e eu tinha colocado 30 Lb. deixei esfriar e lá voltou as 30Lb. que tinha colocado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *