Seguro Empresarial: como funciona e o que cobre?

Todo mundo que possui um negócio próprio sabe o quanto é preciso se desdobrar para construir uma empresa que possa prosperar. Seja comércio, restaurante, fábrica, startup, entre outros segmentos, todas as companhias precisam de segurança para operar resguardadas dos riscos existentes. É por isso que existe o seguro empresarial, do qual falaremos na sequência do texto. 

seguro empresarial

O que é o Seguro Empresarial?

O seguro empresarial é uma categoria do mundo dos seguros que visa proteger a empresa de diversos riscos sob os mais diversos aspectos. Isso engloba desde o patrimônio físico da companhia até os seus funcionários. Afinal, quem possui um negócio precisa ter a segurança de que eventuais imprevistos não vão impedir sua continuidade ou causar grandes prejuízos. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Assim como outros tipos de seguro, o para empresas também possui uma série de particularidades e coberturas diferenciadas. O intuito é proporcionar proteção e segurança para todos os tipos de companhias, exatamente de acordo com as necessidades específicas de cada uma.

Como funciona o seguro para empresas?

Para atender adequadamente todas as necessidades da companhia, o seguro para empresas engloba diferentes modalidades. Entre elas estão o seguro patrimonial, seguro saúde, seguro de vida em grupo e seguro odontológico. 

Cada uma delas possui o intuito de proteger a empresa de determinados riscos. O patrimonial, por exemplo, tem como objetivo resguardar os bens da companhia de incêndios, acidentes naturais e roubo ou furto, de acordo com o que estiver contratado na apólice. Já os demais são voltados à proteção dos funcionários. Por isso, são considerados como benefícios para os colaboradores.  

CLIQUE PARA COTAR SEGURO EMPRESARIAL

Seguro Patrimonial

cobertura de patrimônio

Quando se fala em seguro para empresas, o patrimonial é o mais lembrado, pois protege diretamente os patrimônios, como o próprio nome já diz, que a companhia possui. 

  • – Proteção contra incêndio: entre as principais coberturas dessa modalidade está a cobertura contra o incêndio. Com ela, a empresa fica resguardada em caso de fogo que se alastre e cause prejuízos. De acordo com o que for contratado, ela pode valer tanto para incêndios iniciados dentro do próprio local quanto para os que tiveram origem em outros lugares, como imóveis vizinhos. 
  • – Roubo e furto: a cobertura contra roubo e furto também protege financeiramente a empresa em caso de subtração de bens. Portanto, se a companhia for alvo de criminosos, o patrimônio levado será indenizado pela seguradora
  • – Desastres naturais: também é possível contar com a cobertura contra desastres naturais. Esta proteção visa garantir a tranquilidade dos proprietários da companhia em situações como tempestades, chuvas de granizo, deslizamentos de terra e inundações, por exemplo. Neste caso, a seguradora ressarce os prejuízos causados principalmente à estrutura física onde a empresa se encontra.
  • – Responsabilidade Civil: a cobertura de responsabilidade civil tem como objetivo oferecer proteção diante de possíveis ações judiciais, reclamações ou outros danos involuntários que sejam causados a terceiros (funcionários, fornecedores, clientes ou prestadores de serviço) e seus bens. 
  • – Pagamento de aluguel: trata-se de outra importante cobertura que faz parte das opções a serem contratadas dentro do seguro empresarial. Em caso de algum sinistro que comprometa a saúde financeira do segurado, essa proteção garante o custeamento de despesas com aluguel e condomínio, por exemplo, de acordo com o que consta na apólice. 

CLIQUE PARA COTAR SEGURO PME

Seguro Saúde

atendimento médico

Como dissemos anteriormente, a cobertura de saúde é um dos benefícios do seguro empresarial voltado ao bem-estar dos funcionários da companhia. Portanto, esse é um produto que beneficia o colaborador e, consequentemente, também é um atrativo para o recrutamento de pessoas. 

O seguro saúde possibilita que o colaborador tenha um suporte completo para cuidar da sua saúde. Isso inclui, por exemplo, a realização de exames e consultas em rede referenciada. Além disso, geralmente o plano contempla internações e reembolso – caso o segurado queira utilizar os serviços de profissionais fora da rede oferecida pela seguradora.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO SAÚDE

Seguro de Vida em Grupo 

Esta é mais uma categoria do seguro empresarial que beneficia o funcionário. O seguro de vida em grupo cobre acidentes que resultem em morte ou invalidez. 

De acordo com a função do colaborador, pode ser obrigatório para a empresa proporcionar esse seguro. Isso é definido pelo sindicato ou órgão responsável pela categoria e também pode variar de estado para estado.   

CLIQUE PARA COTAR SEGURO DE VIDA EM GRUPO

Seguro Odontológico 

O seguro odontológico funciona de forma semelhante ao seguro saúde, mas voltado aos cuidados bucais do colaborador. Por isso, também traz coberturas que proporcionam qualidade de vida e são um diferencial na busca de talentos para a empresa. 

Nessa modalidade, o colaborador costuma contar com realização de exames e consultas em rede credenciada, além de internações. 

CLIQUE PARA COTAR SEGURO ODONTOLÓGICO

Por que fazer um seguro empresarial?

seguro empresarial

Embora as empresas possam contar com recursos como vigilância, câmeras, para-raios, alarmes e outros, o seguro é um produto que agrega nos quesitos segurança e tranquilidade. Por isso, é essencial que o empresário pense na proteção de sua companhia como um todo, principalmente no que diz respeito ao seu patrimônio e seus colaboradores. 

Imagine a seguinte situação: em um dia muito chuvoso, um raio atinge a fiação de um restaurante, causa um incêndio e danifica não só a estrutura do estabelecimento como os aparelhos, como TV e computador do caixa que ali estavam. Se o proprietário tiver o seguro empresarial contratado, as coberturas de patrimonial vão garantir a indenização das perdas e ele não terá que arcar com todos os prejuízos. 

Agora pense em outra situação na qual uma empresa de tecnologia é invadida por criminosos, que levam notebooks, tablets e outros gadgets. Se o dono tiver contratado o seguro empresarial com cobertura para roubo e furto, será ressarcido pelos prejuízos de acordo com que consta em sua apólice e poderá renovar a quantidade de equipamentos que foram subtraídos. 

Ficou com alguma dúvida sobre a importância do seguro para empresas, como ele funciona e quais são as suas principais coberturas? É só falar com a gente. Mande sua dúvida ou sugestão por meio das perguntas abaixo! 

CLIQUE PARA COTAR SEGURO EMPRESARIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *