Home » Viagem

As melhores dicas para montar um roteiro de viagem inesquecível

Fazer um roteiro de viagem é, provavelmente, uma das partes mais divertidas de fazer um passeio, antes de começar a conhecer o destino final. Se você tem dúvidas sobre como elaborar o roteiro de viagem ideal para suas expectativas, acompanhe esse artigo e entenda tudo sobre o assunto!

roteiro de viagem

Porque planejar o roteiro de viagem?

Planejar o roteiro de viagem é muito importante, principalmente por ser o momento de escolher todos os pontos turísticos que você irá visitar. Por exemplo, caso você vá a Paris, escolher as melhores regiões para se hospedar e fazer um planejamento dos passeios é muito legal e vai tornar a viagem mais produtiva e cheia de oportunidades.

Quem está acostumado a viajar sabe que fazer o roteiro de viagem é parte essencial, mas, quem não tem esse hábito, precisa entender a importância. Durante esse planejamento, muitas horas e, quem sabe, alguns dias, podem ser ganhos na viagem, além de economia na hospedagem, espaço para conhecer novos lugares e até economia na passagem.

roteiro de viagem - Porque planejar o roteiro de viagem?

As dicas de um roteiro de viagem, inclusive, podem ajudar tanto quem fará uma viagem de carro como quem optará pelo avião. É importante mencionar que o roteiro é extremamente pessoal, afinal, tem pessoas que preferem ir para destinos com muita natureza, como as melhores praias do Nordeste, e outras pessoas que optam por destinos mais agitados, como Buenos Aires, na Argentina.

O conceito de roteiro de viagem ganha mais força e relevância pela organização que o viajante conseguirá, mas as escolhas de destinos ideais e melhores passeios fica por conta de cada pessoa e do perfil de viagem desejado.

Mas, independentemente da escolha, fazer um seguro viagem e manter-se protegido durante o destino é fundamental. Na Minuto Seguros, fazemos cotações de acordo com o seu perfil e com o roteiro da viagem. Imagine situações adversas, como bagagem extraviada ou necessidade de atendimento médico. O seguro está aí para te ajudar nessas e em outras situações.

Cote agora na Minuto Seguros clicando no botão, preenchendo o formulário ou, se preferir, ligando grátis para 0800 773 3000.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Voltando a falar sobre o roteiro de viagem e como planejá-lo, confira a nossa lista e siga o passo a passo para ter uma experiência inesquecível. E lembre-se: mesmo que você vá três ou quatro vezes para o mesmo lugar, nunca será igual. Sempre haverá uma experiência nova a ser explorada e um cantinho que não foi visitado.

Comece o roteiro de viagem escolhendo o lugar para onde ir

roteiro de viagem - Comece o roteiro de viagem escolhendo o lugar para onde ir

Essa é, provavelmente, a principal decisão no momento de fazer o roteiro de viagem. Afinal, para onde ir, qual lugar escolher? Primeiramente, pense no tipo de viagem que você está buscando. Será uma viagem romântica, será uma viagem sozinho, ou uma viagem com as crianças? Responda essa pergunta e então poderá partir para os próximos passos.

Essa decisão é muito importante, pois, a escolha errada de um destino pode estragar algo que deveria ser fantástico. Por exemplo, em uma viagem romântica a Paris não é ideal levar crianças, assim como um hotel fazenda pode não ser o destino ideal para uma viagem romântica. Tudo isso influencia diretamente para que uma viagem seja mais proveitosa.

Quando a viagem será feita?

roteiro de viagem - Quando a viagem será feita?

Mais um ponto que precisa ser considerado no roteiro de viagem: A escolha do mês pode interferir em muitas questões, especialmente, no preço. Por exemplo, quem quer ir à Disney em julho sabe que pagará mais caro, pois, além de ser alta temporada é verão nos Estados Unidos.

Optar por meses no início do ano, como abril ou março, faz com que o viajante poupe dinheiro e consiga aproveitar os parques mais vazios e mais tranquilidade em sua viagem.

O mesmo serve para praias, na alta temporada e quando há sol, os valores de passagens e hospedagens tendem a ser mais caros, mas ir para praia e tomar chuva, talvez, não seja o melhor dos mundos, por isso o roteiro de viagem é tão importante!

Para quem está querendo economizar, conhecer alguns lugares bem bonitos e que são mais baratos é uma alternativa para aproveitar muito e gastar pouco.

Na hora de fazer o roteiro da viagem, planeje gastos

roteiro de viagem - Na hora de fazer o roteiro da viagem, planeje gastos

Isso se enquadra em diversos fatores, a começar pelas passagens. Você pode adorar frio e querer ver neve, mas dentro da realidade financeira atual, uma viagem para os Alpes Suíços pode ser descartada enquanto que uma para Bariloche pode ser possível. Entender o quanto pode gastar na sua viagem vai ajudar na decisão do destino.

Após isso, planeje o quanto pretende gastar por dia durante a viagem. Dessa forma, você terá um controle de custos e não irá extrapolar. Faça uma média de gastos, por exemplo: levar U$$2.000 para serem gastos em 10 dias, ou seja, U$$200 por dia.

No roteiro de viagem, escolha quais destinos serão visitados

roteiro de viagem - No roteiro de viagem, escolha quais destinos serão visitados

Com o destino escolhido e a média de gastos definida, é hora de planejar o roteiro de viagem para conhecer os pontos desejados. É importante determinar os lugares que você quer visitar e quanto tempo passará, em média, em cada local.

Caso ainda não tenha noção dos melhores pontos turísticos de cada cidade, faça uma boa pesquisa. Consulte blogs de viagem, revistas e guias da cidade, procure grupos do Facebook e converse com pessoas que já viajaram para o lugar.

Tudo isso tem o objetivo de descobrir quais os principais pontos turísticos e atrações com diversidade de opções e personalidades. Mesclar um pouco de tudo pode ser uma opção bacana e deixará seu roteiro de viagem mais interessante.

Os vlogs de viagens são muito comuns atualmente e, por meio desses vídeos, é possível ver o que mais encanta e o que mais interessa. É um jeito de conhecer o lugar, mesmo que indiretamente.

Planeje os seus dias e o que fará em cada um deles

roteiro de viagem - Planeje os seus dias e o que fará em cada um deles

Fazer pelo menos um roteiro de passeio para cada dia da viagem vai ajudar na sua organização. Tire como base a quantidade de atrações escolhidas e estipule aproximadamente quanto tempo leva para conhecer, de fato, cada lugar. Vão ser duas horas, três horas? Vai ser necessário o dia inteiro? Todas essas informações são relevantes no roteiro de viagem.

É provável que você descubra durante a viagem, que é necessário mais tempo do que a quantidade estipulada. Mas não entre em pânico, pois para tudo há uma saída.

O interessante é começar pelos lugares que você faz questão de ir e não poderia perder de jeito nenhum. Faça uma lista de prioridades e os itens que não entram nessa lista podem ficar para uma próxima viagem.

E então, com essas dicas ficou mais fácil fazer seu roteiro de viagem? Conte para nós qual o destino escolhido ou se você ainda estiver em dúvida, dê uma olhada nas diversas dicas do nosso blog!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *