1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

Retrovisor antiofuscante: como funciona e qual a diferença do comum?

Quando alguém adquire um veículo, geralmente pensa em diversos aspectos, entre os quais estão: o preço, o seguro, economia de combustível, custo de manutenção e itens de segurança,  por exemplo. No último quesito mencionado, existem diversos acessórios que podem auxiliar. Os retrovisores fazem parte desse grupo. Afinal, são objetos utilizados para que o motorista possa ter uma visão externa do carro, onde ele conseguiria enxergar naturalmente. Hoje em dia, existem modelos mais modernos deste equipamento, como o retrovisor antiofuscante.

retrovisor antiofuscante

O retrovisor comum é um acessório que faz parte de todos os automóveis. Afinal, é de essencial utilidade para realizar ações no trânsito, como mudar de faixa, realizar manobras de estacionamento, fazer aquela baliza perfeita, e por aí vai. Contudo, embora seja uma peça que ajude na segurança, existe a possibilidade dela trazer malefícios ao condutor.

Isso ocorre por conta das luzes que podem intervir na imagem que é refletida no espelho. Sendo assim, decidimos falar sobre o retrovisor antiofuscante no artigo de hoje, explicando a diferença entre esse tipo de retrovisor e os comuns que já estamos acostumados a ver por aí.

Importância do seguro auto

No entanto, antes de seguirmos com o assunto, é importante lembrar que o seguro auto é uma contratação essencial para aumentar ainda mais a segurança no trânsito. Afinal, este é o único serviço que oferece proteção contra sinistros que não podemos prever quando acontecerão, como colisão com terceiros ou roubo e furto.

Para cotar o seu seguro, conte com a gente da Minuto Seguros. Afinal, somos a maior corretora online nesse segmento e trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil. Basta preencher o formulário no site clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligar grátis para 0800 773 3000 e falar diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Embora haja benefícios do retrovisor antiofuscante em relação ao comum, será que vale a pena a troca? Essa peça também pode ser chamada de retrovisor fotocrômico. Vamos explicar como ele funciona a seguir.

Retrovisor antiofuscante

Para que serve esse acessório?

retrovisor antiofuscante - Como funciona e qual a diferença para o convencional

Para começar a falar do assunto, é importante destacar que a função dessa peça é passar visibilidade da área externa ao motorista, especialmente da traseira do veículo. No entanto, o funcionamento do comum pode ser prejudicado por conta de faróis altos de outros veículos, reflexo da luz solar e outras emissões de luz. Enquanto isso não acontece no retrovisor antiofuscante, pois esse acessório possui uma tecnologia em sua montagem que não permite esse tipo de contratempo.

Como funciona retrovisor antiofuscante digital

Retrovisor antiofuscante digital

No antiofuscante, o processo chama-se eletrocromismo. Essa tecnologia filtra luzes que são muito fortes e, assim, impede que a visão do condutor seja ofuscada. Mas a pergunta é: como isso funciona?

O processo é mais complexo do que podemos imaginar, isso porque há química envolvida no funcionamento deste acessório. O retrovisor em si é constituído por diversas camadas. Além do vidro, que é a parte aparente, há dois sensores que são conhecidos como fotodetectores.

Eles são baseados em fotodiodo, que nada mais é do que um semicondutor que vai transformar a luz em corrente elétrica. Esses sensores também medem a luminosidade de todo o ambiente e dos faróis de outros veículos. Além disso, ainda é composto por um gel eletrocrômico e um microprocessador.

Os sensores que compõe o retrovisor detectam a incidência de luz no espelho. Essa informação chega até o microprocessador, que vai calcular quanto de corrente elétrica será aplicada. A carga que chega até lá faz com que os materiais que estão dentro do gel sofram reações de oxi-redução.

Dependendo da quantidade de luz captada pelos sensores e também da carga de corrente elétrica aplicada nele, o nível de escurecimento vai mudar, pois nem sempre ele é o mesmo.

Vale a pena a troca?

Vale a pena a troca?

Por fim, é importante colocar na balança os prós e contras para definir se vale ou não a pena investir no retrovisor antiofuscante para seu carro. Afinal, exige um custo para adquiri-lo e instalá-lo no lugar do convencional. Além disso, o preço do item pode variar de acordo com cada modelo de automóvel.

Vale lembrar que, além dos custos, o motorista precisa analisar qual seria a utilidade para seu cotidiano. Alguns proprietários utilizam o veículo durante a noite mais do que outros, o que torna mais necessário para eles.

Agora você já sabe o que é um retrovisor antiofuscante e como ele funciona. Se houver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários abaixo!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *