1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

Como economizar combustível com 10 boas práticas

Não é segredo pra ninguém que os valores de combustível oscilam de tempos em tempos. Quem depende diariamente do carro sabe que se trata de um dos gastos que mais complicam no orçamento mensal. A variação, quase sempre, ainda é pra cima. Mas, ainda assim, há formas de economizar combustível com boas práticas.

Com algumas dicas é possível, acredite, economizar até 20% de combustível! Você só precisa colocá-las em prática. São pequenas atitudes e mudanças de hábito que podem resultar em um ganho de até dois meses de gasolina. Além da economia no bolso, as dicas vão colaborar com a redução dos poluentes.

A relação de quilometragem por litro de combustível é muito importante e todo motorista deveria fazer esse cálculo semanalmente. Somente assim é possível saber se há como economizar combustível de maneira efetiva e se ela está acontecendo. Por meio da conta é simples analisar se está levando algum prejuízo no bolso (caso o posto esteja colocando menos combustível que o informado, ou com baixa qualidade). O rendimento do combustível também pode ser uma suspeita de problema no veículo.

Economize combustível e faça um seguro de carro

Entender sobre a economia de combustível é importante, mas, além disso, é fundamental manter-se resguardado! Andar desprotegido é uma atitude muito arriscada e que não vale a pena, principalmente pela quantidade de problemas que podem acontecer no dia a dia, como batidas, roubos ou furtos, pane elétrica etc.

Cote o seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online de seguro de automóvel do país. Cotamos com mais de 10 seguradoras em busca do melhor plano de seguro para o seu perfil. Faça uma cotação clicando no botão e preencha o formulário. Se preferir, ligue para 0800 773 3000 e fale diretamente com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Economia de gasolina ou etanol em três etapas

Como economizar combustível no dia a dia

Há algumas formas de economizar combustível em diversas etapas, mas, a mais certa é no dia a dia. Assim, quem usa muito o carro consegue sentir nitidamente a economia de combustível. Veja abaixo algumas indicações de como economizar combustível no dia a dia.

– Antes de sair de casa, trace a rota para o destino. Utilize, se possível, um GPS inteligente que vai evitar as vias mais congestionadas. O “anda-para” ajuda a consumir mais;

– Acelere de modo gradativo e não estique as marchas. Forçar o motor, aumentando sua rotação exageradamente, vai prejudicar o carro e gastar mais;

– Tire o pé do acelerador ao avistar um sinal vermelho para que o carro vá parando lentamente. Você poupa os freios e a gasolina;

– Se for ficar parado por mais de dois minutos em um local, desligue o motor. Você gasta menos se desligar o veículo e ligá-lo novamente.

Como economizar combustível na estrada

Agora, quem costuma pegar muito a estrada, também há formas de economizar combustível e transformar os gastos para menos. O consumo em estrada costuma ser menor, mas acredite: dá pra ser menos ainda. Veja abaixo algumas indicações de como economizar combustível na estrada.

– Não dirija em alta velocidade nas rodovias. Testes mostraram que uma velocidade moderada a 100 km/h economizam bastante. Além disso, você dá mais valor a segurança e pratica a boa direção defensiva;

– Em viagem, se possível, não rode com as janelas abertas. A entrada de ar aumenta a resistência aerodinâmica e obriga o carro a gastar mais;

– Não sobrecarregue o porta-malas. Veículo mais pesado sobrecarrega o motor e  força o consumo da gasolina.

Como economizar combustível com a mecânica

Por fim, algumas atitudes na hora de fazer manutenções e revisões podem ajudar a poupar combustível. Manutenções preditivas e preventivas são excelentes para que o carro esteja sempre em ordem, auxiliando diretamente na economia de combustível. Para isso, é bom ter um mecânico de confiança para executar s trabalhos. Veja abaixo as melhores dicas para economizar combustível com mecânica.

– Mantenha o motor do automóvel sempre em ordem, regulado. Assim, você evita problemas, colabora com o consumo e polui menos o ambiente;

Pneus mal calibrados podem elevar em até 10% o consumo. Por isso, deixe-os em ordem, além de cuidar do alinhamento e balanceamento com frequência;

– Verifique cabos, velas e outros componentes do sistema de ignição. Olhe também o óleo lubrificante e o estado dos freios.

Com dicas como essa você evita problemas futuros no seu carro, não prejudica o ambiente e, claro economiza no bolso. Ficou alguma dúvida ou quer contar outra forma de economizar gasolina ou etanol? Nos mande nos comentários.

3.83 / 12 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *