1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

Perigos de estacionar na rua: saiba por que não fazer

É muito provável que você já tenha tido problemas ao deixar seu carro em vias públicas ou conheça alguém que passou por isso. Estacionar na rua traz uma série de riscos ao veículo e até mesmo as pessoas que vão utilizá-lo. Seja por conta de ações criminosas, extorsão por parte de flanelinhas e até mesmo acidentes com o veículo parado, a melhor escolha é não deixar seu automóvel exposto dessa forma. Por conta disso, fizemos uma lista com os principais motivos para deixar o seu veículo resguardado.

Ficar atento aos locais onde você deixa o seu veículo é importante para a sua segurança. Mas, além disso, também é importante se cercar de todo o tipo de proteção possível. Um dos mais importantes é a contratação de um seguro auto. Afinal, este produto é pensado justamente para trazer tranquilidade ao proprietário do automóvel.

Já imaginou ser vítima de roubo ou furto após comprar o seu carro? Se o automóvel for financiado, a sensação de pagar por algo que lhe foi subtraído torna a situação ainda pior. Com o seguro auto, todavia, você pode ser indenizado e não ficará no prejuízo. O mesmo vale para casos em que for comprovada a perda total. Além disso, o segurado recebe todo apoio da assistência 24 horas caso precise de guincho, chave reserva, entre outros auxílios.

Por isso, garanta sua tranquilidade e contrate o seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do país. Dessa forma, garantimos uma proposta que esteja de acordo com as suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 773 3000 e fale com um de nossos consultores.  

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Perigos de estacionar na rua

Ser vítima de furto

Um dos maiores perigos de estacionar na rua é o risco de ter o carro furtado. No Brasil, um carro é roubado por minuto, números alarmantes que chamam a atenção. Deixar o carro parado nas vias públicas é uma atitude que, sem dúvidas, aumenta as chances do seu veículo ser alvo de criminosos. Portanto, todo cuidado para resguardar seu veículo é pouco. Aproveite e entenda a diferença entre roubo e furto.

Imagine que você vai com sua família a um jantar especial na casa de amigos e deixa seu carro estacionado em frente à residência deles. Após uma noite agradável, ao sair você nota que seu automóvel não está mais ali. Pronto. Todos os bons momentos vividos são esquecidos no momento e você terá um grande problema para lidar.

Não são apenas em momentos como o descrito acima que seu veículo corre risco de ser furtado. Se você costuma deixar seu carro na rua durante o trabalho, por exemplo, tem mais chances de ter uma surpresa negativa. O mesmo vale se for para o shopping, supermercado e outras situações.   

Aumento de riscos à sua segurança

Além de correr maiores riscos de furto, ao estacionar o carro na rua, você, sua família e outras pessoas que estiverem ao seu lado podem ter sua segurança ameaçada. Afinal, ao caminhar até o veículo em vias abertas, a chance de ser alvo de criminosos é maior.

Imagine uma situação como a do exemplo citado no tópico anterior. Você e sua família estão em um lugar que não conhecem e precisam caminhar pela rua. Além disso, devem demorar um certo tempo até entrarem no carro. Com isso, mesmo que estejam atentos ao redor, estão expostos a uma ação de bandidos. Por isso, todo cuidado é pouco.

O ideal sempre é deixar o carro dentro da garagem da pessoa ou no estacionamento mais próximo. Afinal, ninguém quer passar por uma situação perigosa como essa.

Seu carro fica exposto a mais riscos

Estacionar o carro na rua traz mais risco de furto ao veículo. Porém, não é só com a ação de criminosos que você deve se preocupar. Com seu automóvel para em vias públicas, ele pode sofrer avarias de outras pessoas mesmo que involuntárias.

É difícil encontrar um proprietário de veículo que nunca teve o retrovisor ralado ou até mesmo arrancado por outro veículo. Você pode muito bem sair para trabalhar, por exemplo e, quando retornar, ter a desagradável surpresa de encontrar seu carro danificado. Isso acontece pois, na rua, se alguém, mesmo que acidentalmente, causar algum dano, pode ir embora para não ser responsabilizado pelo ocorrido. Dessa forma, o maior prejudicado acaba sendo o dono.

Além de situações causadas por acidente, como riscos e quebra de retrovisor, seu carro pode ter outros problemas. É comum haver furto de componentes como estepe e rodas, por exemplo. Dessa forma, não vale a pena se arriscar.   

Sofrer extorsão de ‘flanelinhas’

Quem opta por utilizar o automóvel para chegar a grandes eventos geralmente se depara com a abordagem dos ‘flanelinhas’. Certamente é um problema que muitos enfrentam, especialmente em jogos de futebol e shows musicais.

Trata-se de um tipo de extorsão muito comum, em que o indivíduo cobra um preço para, supostamente, cuidar do carro estacionado na rua. Mas, na maioria das vezes, não ficam até o fim do evento e ainda há o risco de danificarem o carro. Especialmente se não receberem o pagamento. Por isso, o melhor a se fazer é deixar o veículo em um estacionamento. É uma atitude inegavelmente mais segura. Afinal, o valor despendido é efetivamente gasto para deixar o automóvel em um local seguro.  

Estacionar na rua deixa o seguro mais caro  

No momento de contratação, a informação sobre onde o veículo fica é essencial para a definição do valor do seguro. Dessa forma, estacionar na rua é uma prática que eleva o preço final da apólice.

Por conta do aumento de riscos que um carro que passa boa parte do tempo na rua têm, as seguradoras cobram mais caro, visto que a sinistralidade nestes casos é maior. Portanto, se o seu automóvel permanecer em um estacionamento, você deve pagar menos no seguro.

Lembre-se que uma aparente economia ao deixar o carro na rua pode se transformar em prejuízo! Deixar o veículo em segurança, seja em garagem fechada ou estacionamento, é sempre uma melhor opção.

Lembrou de mais perigos que o fato de estacionar na rua proporciona? Mande pra gente por meio dos comentários!

2 / 4 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile