Home » Carro » Dicas

O que fazer com o carro se ele passar por uma enchente?

Com a aproximação do verão, as fortes chuvas tornam-se cada vez mais frequentes, o que significa também época de alagamentos em diversas cidades brasileiras. Então, fica a pergunta: o que fazer se o seu carro for pego por uma enchente da qual não há escapatória? É uma situação complexa, por isso, abordaremos neste texto quais as providências que devem ser tomadas se o seu veículo passar por caminhos cheios de água e sofrer algum tipo de avaria.

carros na enchente

Passar por uma enchente é uma das situações em que qualquer motorista está sujeito. Por isso, é importante contratar um seguro auto, que dependendo das coberturas contratadas, indeniza o cliente que tiver seu carro danificado em um alagamento.

Além de indenizar financeiramente no caso de uma enchente, o seguro protege você e o seu veículo com assistência 24 horas, carro reserva, além do auxílio financeiro para consertos cujo valor seja superior ao da franquia, indenização no caso de roubo ou furto, entre outros.

Para ter tranquilidade em casos como os citados acima, faça uma cotação com a Minuto Seguros, uma das maiores corretoras do Brasil e líder no segmento online. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do País. Assim, garantimos uma proposta que seja adequada ao seu perfil e esteja de acordo com as suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue gratuitamente para 0800 773 3000 e fale com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Passei por uma enchente. E agora?

Se você se deparar com uma enchente e não tiver como sair dela, pode acabar sofrendo com danos de diferentes níveis no seu veículo, pois depende das partes do carro que são atingidas pela água e também da quantidade.

Caso a água entre no veículo, mas apenas encharque o assoalho, por exemplo, lavagem e higienização completas dão conta do recado. Porém, se ela atingir determinados componentes, como o motor ligado, a situação pode ficar mais grave.

Este tipo de problema é comum quando o motorista tenta, erroneamente, atravessar um alagamento. Quando o motor está em funcionamento, ele pode aspirar a água que entrou no veículo e provocar um calço hidráulico, que é o nome atribuído à situação em que a água entra nos cilindros e impede o curso normal dos pistões. Com isso, outros componentes precisam realizar um esforço maior do que deveriam e, assim, acabam deformados.

Uma coisa que você deve saber é que quanto mais componentes eletrônicos estiverem ao alcance da água, maior será a sua dor de cabeça. O conserto de um veículo que foi avariado por conta de uma enchente varia dos R$ 1.000,00 que é o preço médio da lavagem com higienização completa, como citamos anteriormente, até impressionantes R$ 40.000,00, que englobam recuperação total do automóvel. Se ele for de luxo, esse valor pode ser superado.  

Ficou com alguma dúvida sobre os danos que uma enchente pode causar ao veículo? Mande pra gente nos comentários!

 

3 / 1 voto

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *