Maria Fumaça: um passeio pela cidade de Bento Gonçalves

Antes de visitar o destino que escolheu, é importante checar todos os passeios que você pode realizar durante o roteiro de viagem. E nesse caso, não há como visitar Bento Gonçalves, cidade do Rio Grande do Sul que é considerada a capital do vinho no Brasil, sem ouvir falar do trem Maria Fumaça, símbolo histórico do município que também passa por outras regiões do estado.

Maria fumaça em movimento

Para os viajantes que gostam de passeios inusitados e únicos, a ideia de percorrer um trajeto em uma locomotiva histórica é empolgante. Este é um dos mais procurados por quem circula não apenas pelo Vale dos Vinhedos, na região de Bento Gonçalves, mas também por quem passa por Gramado e Canela.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Quem gosta de apreciar paisagens naturais, terá o prazer de desfrutar uma série de belos cenários durante o trajeto do Maria Fumaça. Dentro do trem, poderá ouvir músicas italianas que são tocadas para representar os imigrantes da terra da bota que utilizavam a mesma locomotiva.

Aqui, falaremos de todos os detalhes que o viajante deve saber sobre o trem Maria Fumaça, como: a história do trem, tempo de duração do trajeto, valor dos ingressos e os horários disponíveis.

Mas antes de partir para o roteiro, é importante contratar um seguro viagem para sempre estar protegido contra riscos inesperados, como o extravio de bagagem ou necessidade de um atendimento médico.

Faça sua cotação com a Minuto Seguros, uma das maiores corretoras do Brasil e líder no segmento online. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do País. Assim, garantimos uma proposta que seja ideal ao seu perfil e se adéque às suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Agora, confira todos os detalhes sobre o trem Maria Fumaça, destaque da cidade de Bento Gonçalves.

Trem Maria fumaça

História da locomotiva

Maria Fumaça - História da locomotiva

O nome “Maria Fumaça” foi adotado nas locomotivas a vapor no Brasil por conta da grande nuvem de fumaça que era gerada pela chaminé durante o funcionamento do trem. As primeiras locomotivas chegaram ao país no século XIX, e seguiram como o modelo de transporte ferroviário mais popular até o fim da Segunda Guerra Mundial.

Em Bento Gonçalves, a principal linha ferroviária foi construída entre os anos de 1909 e 1919. Ela transportava passageiros até os anos 70, quando começou a carregar somente carga até 1992. Neste ano, voltou a levar pessoas com fins turísticos por meio da empresa Giordani Turismo, que é responsável pela linha e locomotiva até hoje.

Duração do passeio 

Maria Fumaça - Duração do passeio 

Como mencionado acima, os passeios são operados pela empresa Giordani Turismo, e existem duas possibilidades de realizar o trajeto com o trem Maria Fumaça.

A primeira opção é sair de Bento Gonçalves e ir até a cidade vizinha de Carlos Barbosa. Após a chegada ao destino, um ônibus leva os passageiros de volta para a capital do vinho. No total, o trajeto dura cerca de duas horas, sendo uma hora e meia para o percurso realizado pelo trem, mais 30 minutos no trajeto de volta.

Também é possível realizar o trajeto partindo de Carlos Barbosa e chegando em Bento Gonçalves. O tempo gasto entre ida e volta também é de duas horas, em média. Para fazer esse percurso, é necessário pegar um ônibus em Bento Gonçalves, que levará as pessoas até o ponto de partida na cidade vizinha.

É importante esclarecer que, independentemente de qual seja o trajeto escolhido, o passeio deve ser iniciado em Bento Gonçalves, de trem ou de ônibus.

Ingressos

Maria Fumaça - Ingressos

Antes de adquirir ingressos para o trem Maria Fumaça, é preciso ficar bastante atento às propostas que são oferecidas. O pacote mais em conta possui, além da passagem da locomotiva, uma entrada para o Parque Temático Epopeia Italiana, que fica ao lado da estação de Bento Gonçalves. Essa opção custa R$96,00 por cada pessoa em dias comuns. Já durante feriados e na alta temporada, o valor sobe para R$135,00. Vale lembrar que crianças de até cinco anos de idade não pagam passagem, e devem fazer o percurso no colo dos responsáveis.

Para saber sobre outros passeios e valores, entre em contato com a empresa responsável.

Horários

Maria Fumaça - Horários

Qualquer que seja a opção escolhida de trajeto, a partida acontece na estação de Bento Gonçalves.

Os horários de início são:

– 9h: ida de trem e retorno de ônibus;

– 10h: ida de ônibus e retorno de trem;

– 14h: ida de trem e retorno de ônibus;

– 15h: ida de ônibus e retorno de trem;

Agora você já sabe tudo o que precisa para realizar o seu passeio com o trem Maria Fumaça. Se tiver alguma dúvida, mande nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *