Aprenda a identificar os mais comuns ruídos em veículos

Possuir um carro gera grande satisfação e conforto pela facilidade de locomoção no dia a dia. Porém, não há apenas lados positivos, visto que os veículos apresentam defeitos em suas mecânicas com o passar do tempo. Os carros usados têm mais chances de quebrarem devido ao desgaste natural das peças, já os zero quilômetro costumam levar alguns meses até o primeiro gasto com mecânico. O sinal mais recorrente da necessidade de manutenção são os ruídos em veículos emitidos por determinada parte da carroceria, que indica o defeito de uma peça ou sistema. E por menor que seja a causa, é importante verificar a origem do problema antes que ele se agrave.

ruídos em veículo

Pensando nisso, fizemos este texto para ajudar os motoristas a identificarem a origem dos barulhos e resolverem o problema. Assim, a chance de que se torne algo mais grave é minimizada.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

É importante falar que existem modos para o proprietário do veículo não gastar dinheiro desnecessário com o automóvel. Fazer a manutenção preventiva e contratar um seguro auto são alguns deles. A importância de ter um seguro auto é altíssima, principalmente com os índices de roubo, furto e acidentes no trânsito.

A Minuto Seguros pode ajudar na contratação do seguro ideal para o seu perfil. Nós cotamos em mais de 10 seguradoras para oferecer os melhores planos e coberturas. Entre em nosso site para preencher o formulário de cotação clicando no botão ou se preferir ligue gráris para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando ao assunto sobre ruídos em veículos, confira nossas dicas para identificar de onde vêm e quais problemas podem causar.

Ter atenção aos ruídos em veículos é fundamental

ruídos em veículos - Ter atenção é uma das coisas mais importantes

Ter atenção prévia com a mecânica do veículo traz muitas vantagens e economias para o motorista. Quando falamos em máquinas, é importante lembrar que para aumentar o tempo útil, é necessário preservação.

Atentar-se aos ruídos em veículos que surgem pode prevenir você de um grande gasto no futuro.

Como saber de onde vem o ruído

ruídos em veículos - Como saber de onde vem o ruído

Em geral, ruídos em veículos é um sinal de anormalidade, pois um carro em boas condições não apresenta nenhum som estranho. Mas algumas pessoas podem ter dificuldades para identificar a origem do ruído, ainda mais se ela não tiver conhecimento sobre automóveis.

Muitas partes dos veículos são encaixadas, o que facilita a manutenção caso haja danos em um acidente. No entanto, podem ficar soltas, se não forem revisadas com atenção, gerando o temido barulho. Uma boa dica é sempre verificar o encaixe dessas partes do veículo para saber se estão firmes.

Outra dica importante é fazer a revisão do seu veículo com um mecânico de confiança. Ele vai analisar e pode identificar a causa do problema e evitar que se agrave. Mesmo que possa ser um gasto maior, acaba sendo mais econômico pedir ajuda a um profissional do que esperar que a situação do carro piorar.

Saiba o que pode significar os ruídos em veículos

ruídos em veículos - Saiba o que pode significar os barulhos no veículo

O apito do freio de um automóvel é bem comum e um dos maiores indicativos de problemas. Esse ruído significa que as pastilhas estão gastas e podem comprometer a eficiência do freio e, consequentemente, a sua segurança. Muitas pessoas não sabem quando devem trocar as pastilhas do freio, por isso, o barulho começa a ficar cada vez mais evidente.

Mas, se o motorista estiver escutando estalos vindo do veículo, é necessário analisar algumas partes da mecânica. Começando pela suspensão, que é um sistema complexo, e em alguns casos pode apresentar problemas ao longo do tempo.

O coxim do motor ou o câmbio do automóvel também podem gerar barulhos ao dar partida no carro. O coxim, na maior parte das vezes, faz um barulho de estalos constantes e estridentes, já o câmbio pode ser identificado na hora de engatar a marchar ou no momento de usar a embreagem, que pode estar dura.

ruídos em veículos - Saiba o que pode significar os barulhos no veículo

Se escutar um som agudo vindo do pneu, ainda mais quando está virando o volante, significa que o veículo está precisando fazer um alinhamento. Quando o automóvel está desalinhado, além de fazer barulho, ele tem um aumento no consumo do combustível e um desgaste maior nos pneus. Uma correia dentada com problemas também pode gerar ruídos em veículos, mas estes sons se parecem com um grilo.

Se o carro estiver fazendo barulho de rangidos, significa que pode existir alguns problemas nas peças feitas de plásticos, como: o revestimento das portas, na própria suspensão e até no painel dianteiro. Se ouvir uma espécie de ronco, principalmente quando estiver em movimento, os rolamentos podem estar desgastados.

Cuidado excessivo com o carro evita problemas no futuro

Ruídos em veículos – Cuide do seu carro para evitar problemas futuros.

Ignorar os diferentes sons emitidos por partes da carroceria pode se tornar um grande problema futuro. Levar o carro ao mecânico é sempre uma boa escolha, além de fazer as manutenções preventivas e preditivas.

Inúmeros danos e gastos excessivos podem ser evitados com uma verificação simples de um ruído diferente. Caso esteja ouvindo alguns desses sons em seu veículo, faça uma análise junto a um profissional para não comprometer a segurança e economize dinheiro.

Um comentário em “Aprenda a identificar os mais comuns ruídos em veículos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *