1. Home
  2. »
  3. Manutenção

Luz de injeção acesa: o que pode ser e o que fazer para arrumar


Quer tirar suas dúvidas sobre a luz da injeção acesa? Então você está no lugar certo.  Na matéria de hoje vou explicar como é o funcionamento da luz de injeção, o porquê de ela estar acesa, alguns sinais que o carro apresenta em caso de problema e muito mais.

Só quem já viu alguma luz do painel acendendo sabe o desespero que é. Dentre tantas possibilidades, a luz de injeção acesa é uma das que necessitam da atenção especial do motorista.

E muitos devem se perguntar o motivo dessas luzes acenderem, mas, fique tranquilo, pois mesmo dando toda assistência ao veículo e fazendo todas as manutenções preventivas e preditivas, o carro pode apresentar alguns problemas. Às vezes, não é culpa do motorista e o defeito pode ser de fábrica.

Por incrível que pareça, a luz de injeção acesa é um dos problemas mais corriqueiros do carro, mas os motoristas acabam não dando a devida atenção.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

E não deveria ser assim, afinal, o sistema de injeção é de extrema importância para o perfeito funcionamento do veículo já que ele é a peça responsável por comandar a alimentação de combustível e gerenciamento do motor, ou seja, atenção total com a luz de injeção acesa.

Se você ainda não está familiarizado com as luzes do painel do carro, leia esse texto aqui e conheça todas. Agora você já tem as informações necessárias para saber mais sobre a luz de injeção.

Para que serve a luz de injeção?

Ao colocar a chave na ignição e virá-la, mas sem ligar o motor, a central de injeção eletrônica é acionada e verifica se o sistema está em perfeitas condições, para, aí sim, o motorista poder dar a partida no carro.

Quando o motorista coloca a chave na ignição, mas não dá a partida, um comando é acionado e a bomba de combustível entra em funcionamento. Desse modo, a central consegue fazer uma análise e checar se está havendo continuidade elétrica e se todos os sensores e atuadores estão funcionando perfeitamente.

Nosso ponto aqui é a luz da injeção acesa, e é bem simples identificá-la no painel, já que está localizada no painel de instrumentos e possui o formato de um motor, triângulo ou raio, dependendo do modelo de cada carro. Afinal, não há apenas um modo de representação do sistema no painel do carro. Já sobre a cor, é possível identificá-la na cor vermelha ou amarela.

O que pode ser a luz da injeção acesa?

Saber o que está acontecendo quando a luz de injeção eletrônica acende é muito importante para evitar maiores problemas no seu carro. As hipóteses para isso acontecer podem variar, mas, basicamente, a luz da injeção acesa indica que existe algum problema em umas das peças do sistema de injeção eletrônica.

Como este é um sistema muito complexo, é difícil especificar qual é o problema sem o olhar de um profissional especializado no assunto e sem a ajuda de um scanner automotivo, por isso leve o carro o mais rápido possível em um especialista.

Como saber se a injeção eletrônica está ruim?

Para identificar o problema, desligue o veículo por alguns minutos e ligue-o novamente após alguns minutos. Pode ser que esse problema não seja permanente, mas sim intermitente. No entanto, se persistir, leve o carro no mecânico.

Caso você note a luz de injeção acesa permanentemente, leve o carro o mais rápido possível no seu mecânico de confiança –  desde que ele tenha conhecimento no assunto para checar o problema. Caso contrário, opte por um profissional especializado.

É importante que seja um profissional qualificado, pois a identificação do problema só se dará por meio desse scanner, que consegue fazer a leitura do sistema de injeção eletrônica do veículo.

Os problemas mais comuns da luz de injeção acesa, diagnosticados pelo scanner são: eletro injetor sujo, vela, cabo de vela ou até combustível adulterado.

Neste último caso, o combustível de má procedência interrompe ou prejudica um sistema que é feito para regular a medida perfeita entre combustível e ar. Não há espaço para erros.

Preste atenção a sinais de problema no motor

Além de problemas no sistema de injeção eletrônica, a luz da injeção acesa pode antever problemas no motor. Para acompanhar isso é preciso entender alguns comportamentos que o carro pode ter e que são sintomas desse problema, como a dificuldade em dar partida, o aumento excessivo de consumo de combustível, perda de potência e aceleração da marcha lenta.

Caso note qualquer um desses sinais, fique atento, pois o seu carro pode estar dando os primeiros indícios de que algo mais grave está para acontecer.

Quanto tempo posso andar com a luz da injeção acesa?

O sistema de injeção é tão inteligente que, mesmo com falhas, é possível dirigir por algum tempo. No entanto, a chance de ocorrer uma pane elétrica aumenta significativamente. Portanto é necessário ficar de olho e evitar que a situação perdure por muito tempo para evitar maiores dores de cabeça.

É perigoso andar com a luz da injeção acesa?

Sim, pois se a luz não apaga quer dizer que existe um problema no sistema de injeção eletrônica. Se for possível, o ideal é levar o carro a uma oficina o mais rápido possível.

E se a luz de injeção está piscando?

É normal que, ao colocar a chave na ignição e girar, todas as luzes fiquem acesas por cerca de dois segundos. Se isso persistir após esse tempo, significa que foi registrado algum tipo de problema no sistema de injeção eletrônica.

Às vezes não é nada muito grave e pode ser combustível adulterado, mas é necessário ficar de olho. Nessa hipótese, é melhor levar o carro para que algum mecânico esvazie o tanque e, posteriormente, coloque um combustível de qualidade.

Outra probabilidade de a luz de injeção acender e apagar é um problema mais simples, algo na leitura da sonda lambda, que fica junto ao coletor de escapamento.

Geralmente, acontece por causa de mal contato nos plugues dos sensores. Um mecânico pode resolver isso em pouco tempo e com baixo custo, às vezes, somente da mão de obra, evitando problemas como a luz de injeção acesa.

Por fim, outro problema que pode ocorrer, é no catalisador. A peça pode não estar fazendo o trabalho adequadamente pelo fato de estar entupida. Se não for isso, a hipótese é de que a peça não está cumprindo sua função de transformar os gases tóxicos em gases menos poluentes.

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.

Faça uma cotação agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do país. Na Minuto, são feitas cotações em mais de 16 seguradoras para encontrar um plano adequado ao seu perfil e as necessidades do cotidiano. Preencha o formulário ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 para falar com um de nossos consultores.

3.92 / 160 votos

[addtoany]

Comentários

    1. Fernando, como vai? O desgaste rodando na cidade é maior do que na estrada, por isso deve acender durante o uso na cidade. Recomendamos que verifique os itens que apontamos no texto e leve o veículo em uma oficina.

  1. Olá boa tarde
    Tenho um tempra 96 8v 2. 0 ele começou a acender a luz de injeção parei o carro e apagou andei mais km e acendeu de novo o que pode ser
    Obrigado

    1. Agnaldo, tudo bem? As hipóteses podem ser variadas, mas, basicamente, a luz da injeção acesa ocorre porque existe algum problema em umas das peças do sistema de injeção eletrônica.

  2. Oi amigo?

    Pelo amor de Deus me ajuda! O meu carro é um ford fiesta 2011 e ele tá com aceleração ruim, quase parando, falta força e a luz de injeção ficou piscando. Estou querendo levar na oficina porém tenho que saber qual oficina correta pra resolver essa questão.

    1. José, tudo bem? Você precisa levar a um mecânico de confiança, não temos uma indicação específica para fazer neste caso, infelizmente.

  3. Parabéns,ótima matéria,muito bem explicada e eu vou conferir no meu Corsa Classic Spirit. pois a luz da ignição acende no primeiro estagio e eu olhei o reservatório de combustível estava seco,sem nada,pois eu comprei o carro recentemente e o motor é flex-power e eu não reparei mais. Muito obrigado pela orientação. Um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo para todos vocês e as Famílias.

  4. Bom dia.

    A luz do meu acendeu, passamos o scanner e acusou problemas no velocimetro.
    O mecanico disse que poderia ser mal contato, o local estava sujo, ele limpou e a luz apagou.

    Acontece que após andar aproximadamente 100km a luz acendeu de novo.

    O que pode ser? Meu carro é um Chery Celer, tenho há 4 anos e nunca tive nenhum problema.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile