Home » Carro » Notícias

IPVA ficará mais barato em São Paulo no ano de 2018

Uma ótima notícia para aqueles que têm carro em São Paulo. O IPVA  ficará mais barato em 2018, segundo informação passada pela Secretaria da Fazenda de São Paulo. A tabela que conta os valores venais foi divulgada no Diário Oficial, de modo que todos tenham acesso às informações.

IPVA mais barato

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), fez uma pesquisa com 11,5 mil marcas, versões e modelos de carros diferentes e, com isso, chegou a conclusão que o Imposto sobre a Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) estará em média de 3,2% mais barato para esse ano.

Mas você sabe como funciona o IPVA? O cálculo, o pagamento e outras informações? Vamos esclarecer todas as dúvidas.

O cálculo do IPVA

IPVA mais barato - como é feito o cálculo?

Você deve pesquisar na tabela FIPE, o valor venal do carro, dependendo do modelo e ano do veículo. Assim, aplique a alíquota sobre o preço para calcular o imposto. Abaixo, um exemplo para ficar mais claro.

Valor venal do carro: R$ 25.000

Alíquota: 4%

Cálculo: 25.000 x 0,04: o valor cobrado no IPVA será de R$ 1.000,00.

Para 2018, as alíquotas do imposto seguirão inalteradas. Donos de automóveis movidos a gasolina ou biocombustíveis, vão recolher 4% sobre o valor venal. Já veículos que usam somente gás, álcool ou eletricidade, terão a alíquota de 3% sobre o preço. Ônibus, motocicletas, micro-ônibus, utilitários de cabine simples, motonetas e quadriciclos vão recolher 2%. Picapes de cabine dupla pagam 4%. Caminhões 1,5%.

O pagamento do IPVA

IPVA mais barato - pagamento do IPVA

IPVA 2018 pode ser pago pelos contribuintes em cota única no mês de janeiro e com desconto de 3%. Se preferirem, podem parcelar o pagamento em três vezes – janeiro, fevereiro e março. O dono do veículo pode quitar o pagamento ainda no segundo mês do ano, mas não terá o desconto como quem realizou o pagamento completo no mês de janeiro.

Caso o contribuinte não recolha o tributo, ele ficará sujeito a multa, que será de 0,33% por dia de atraso no pagamento e juros de mora, com base na taxa Selic. Se passarem 60 dias, a multa fixa-se num percentual de 60% do valor do imposto.

A arrecadação do IPVA

IPVA mais barato - A arrecadação

No estado de São Paulo, a frota total de automóveis é de mais ou menos 24 milhões. Desse total, 17,4 milhões precisam recolher o IPVA e 6,8 milhões de veículos estão isentos pelo fato de terem mais de 20 anos de fabricação. Além disso, taxistas, cerca de 295 mil, também são isentos, imunes ou dispensados.

Os donos dos carros devem observar as datas de vencimento dependendo do final de cada placa. Para fazer o pagamento do IPVA 2018, o contribuinte deve ir até uma agência bancária que seja credenciada e com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) e placa do carro, efetuar o pagamento no guichê do caixa, pela internet, débito agendado, terminais de autoatendimento ou outros meios que a agência bancária oferece.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *