Você conhece o seguro de responsabilidade civil? Saiba como funciona!

O termo pode ser desconhecido para alguns, mas, quem já teve ou tem seguro, provavelmente, já esbarrou com esse nome em algum momento da vigência da apólice. E entender o seguro de responsabilidade civil é mais simples do que parece.

seguro de responsabilidade civil

O conceito de responsabilidade civil, mais do que uma apólice de seguro, está presente no dia a dia de muitas pessoas. Além disso, é um tema que não pode ser ignorado. Saiba que esse tipo de seguro pode ser usado em diversas situações. Por exemplo: imagine que ocorreu um acidente de carro e, neste acontecimento houve danos a terceiros, seja pessoas ou carros.

Economize até 30% no seguro auto

Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


Com essa cobertura, a proteção pode ser acionada imediatamente, custeando os gastos necessários que forem decorrentes do acidente sofrido pelo segurado, podendo envolver terceiros ou não, depende do tipo de pacote de seguro que contratou.

ambulância

No entanto, o seguro de responsabilidade civil pode estar presente em diversas categorias. Esse tipo de cobertura também pode ser definida de outras formas, não somente dentro das finalidades e preceitos do seguro auto.

Este tipo de seguro tem como objetivo garantir a indenização ao segurado que realizou a contratação do produto. Essa indenização é, basicamente, por danos que não foram intencionais, corporais ou materiais causados a terceiros. Dessa forma, garante-se a proteção financeira em decorrência de sinistros que envolvam outras pessoas ou outros veículos, no caso.

dinheiro

Como contratar o seguro de responsabilidade civil?

O seguro de responsabilidade civil pode ser contratado de duas formas: individual, em que ele é adquirido sozinho, sem estar atrelado a outro seguro, ou como cobertura adicional, dentro de um pacote mais completo, que pode ser um seguro auto ou seguro residencial.

E a Minuto Seguros, maior corretora online do país, quer estar ao seu lado para indicar o melhor plano de seguro para você e todas as suas necessidades.

Seja um seguro auto, seguro residencial, ou outra opção que esteja procurando, cotar um seguro com a gente vai garantir a tranquilidade necessária. Basta entrar em nosso site, escolher o produto que procura, preencher o formulário e fazer a sua cotação. Se preferir, ligue para 0800 882 0656.

COTE SEGURO RESPONSABILIDADE CIVIL

Voltando a falar sobre o seguro de responsabilidade civil, especificar em termos técnicos o que é o produto também é um jeito de esclarecer algumas dívidas que possam surgir. A Responsabilidade Civil é o seguro que gira em torno de uma aplicação de medidas que obriguem uma pessoa a reparar um dano, seja ele material, moral ou que envolva outras pessoas.

Como funciona esse seguro?

seguro de responsabilidade civil - Como funciona o seguro de responsabilidade civil?

Ao contratar um seguro de responsabilidade civil, o segurado, de acordo com o pagamento do valor do seguro nas datas estipuladas e mantendo-o em dia, repassa à seguradora toda e qualquer reparação dos prejuízos que tenha causado a terceiros. O valor máximo a ser custeado também estará indicado na apólice de seguro.

Ou seja, ao contratar essa modalidade, há a proteção do patrimônio contra perdas e danos decorrentes da obrigação de ressarcir financeiramente outra pessoa. No entanto, elá só é válida se o dano que foi causado pelo próprio segurado não foi intencional.

No mercado de seguros, a cobertura do seguro de responsabilidade civil tem diversas variações dentro do próprio produto e de quando ele é ofertado.

É muito comum, inclusive, outros tipos de seguros oferecerem coberturas adicionais de responsabilidade civil. É o caso, por exemplo, do seguro auto, que além da cobertura básica que protege o próprio veículo, também possui coberturas de danos causados a terceiros.

Situações em que ele pode ser útil

seguro de responsabilidade civil - Situações em que o seguro de responsabilidade civil pode ser útil

Agora, imagine que nas situações que serão retratadas a seguir o seguro de responsabilidade civil tem uma grande utilidade. Se há um incêndio em um supermercado, por exemplo, em que o fogo cause ferimentos nos clientes, será de suma importância que haja um seguro para cobrir todos os danos.

Outro caso: um painel de propaganda de uma loja se desprende por causa de uma tempestade e cai bem em cima de um veículo que está estacionado nas proximidades. Outra vez o seguro de responsabilidade civil entra como ator principal para realizar a sua proteção e a do terceiro que sofreu com os danos.

Falando em seguro auto, imagine que você está dirigindo um carro popular, mas acaba batendo na traseira de uma Ferrari. Sem dúvidas, a cobertura vai te ajudar a custear todo esse prejuízo.

seguro de responsabilidade civil

Também existem situações mais extremas e peculiares. Agora imagine que você está passeando com seu animal e num momento de descuido, o cachorro escapa da coleira e acaba mordendo um vizinho. Mais uma vez, esse seguro lhe ajuda com a indenização necessária. Esta é uma típica situação de responsabilidade civil familiar.

A importância do seguro de responsabilidade civil

seguro de responsabilidade civil - A importância do seguro de responsabilidade civil

Contratar um seguro de responsabilidade civil é importante, pois resguarda as pessoas de situações imprevisíveis. Além disso, as mantém preparadas para prestar a assistência adequada aos que sofreram com os danos causados pelo segurado, mesmo que de forma indireta.

Por isso, estar amparado com proteção pode trazer inúmeros benefícios e mais tranquilidade no dia a dia. Afinal, há seguro de responsabilidade civil em muitas frentes, como: familiar, danos morais, prática de esportes, empregados domésticos, seguro auto etc.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Mande pra gente por meio dos comentários abaixo!

2 comentários sobre “Você conhece o seguro de responsabilidade civil? Saiba como funciona!

  1. Muito bom, grande parte das Pe soas desconhecem a importância e extenção da cobertura dessa modalidade de segurança. Pergunto é possível contratar só contra terceiros do carro e incluir de empregado doméstico? E custo?
    .

    1. Olá, Antonio, como vai? Quanto às condições da cobertura, é preciso consultar com o seu corretor de acordo com o seu plano de seguro. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *