Home » Carro » Dicas

Feirão de carros: como garantir um ótimo negócio?  

Quando você está à procura de um veículo para comprar, precisa analisar uma série de fatores: se pretende adquirir um zero ou seminovo, média de preços, estado do automóvel, confiabilidade do vendedor, entre outros itens. Caso a sua escolha seja por um usado, existem opções como as próprias concessionárias, revendas e anúncios da internet. Além dessas, o feirão de carros também pode ter boas oportunidades.  

Se você deseja trocar o seu carro ou adquirir mais um veículo, precisa pensar na sua segurança, em primeiro lugar, e também no seu mais novo patrimônio. Afinal, um automóvel é um investimento importante, e preservá-lo deve ser uma das prioridades. Por isso, é essencial fazer a contratação de um seguro auto.

Já imaginou comprar um novo carro e, pouco tempo depois, sofrer com uma batida que o danifique ou mesmo ser vítima de roubo ou furto? Para não ter prejuízos na ocorrência de algum imprevisto como esses, é importante fazer o seguro do seu veículo. Com ele, você pode contar com coberturas que dão direito a assistência 24 horas, carro reserva, indenização por perda total, entre outras que vão lhe proporcionar conforto e segurança.

Agora que você está ciente de todas as vantagens, garanta a sua tranquilidade e faça uma cotação com a Minuto Seguros, uma das maiores corretoras do Brasil e líder no segmento online. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do país. Dessa maneira, garantimos uma proposta que se adeque ao perfil e esteja de acordo com as suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário ou clicar no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 773 3000 e fale diretamente com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Como funciona um feirão de carros?

feirão de carros

Um dos modelos mais populares no quesito compra e venda de automóveis. É provável que você já tenha visto anúncios de um feirão de carros. Geralmente, esse evento acontece aos finais de semana em espaços amplos, como estacionamentos de shopping ou supermercados, pavilhões e galpões, que podem ser próprios ou alugados pelos organizadores.

Em um feirão de carros, tanto pessoas físicas quanto lojas de novos e seminovos, costumam colocar seus veículos à venda. Uma das vantagens proporcionadas neste tipo de evento são os preços e condições diferenciadas que os vendedores propõem. Desde financiamentos com maior prazo, garantias estendidas, até juros mais baixos assegurados pelas instituições financeiras.

Por ser um evento que, na maior parte das vezes acontece em um curto período de tempo, as negociações tendem a ser mais dinâmicas, com os vendedores colocando atrativos para “queimar” seu estoque no caso de lojas. Ou para proprietários conseguirem comercializar o seu veículo de forma mais rápida.

Dicas para comprar em um feirão de carros

Pesquise antes

Se você pretende comprar seu veículo em um feirão de carros, procure ir munido de todas as informações que vão lhe ajudar a fazer um bom negócio. Tenha em mente quais modelos mais interessam, pesquise o preço deles na Tabela Fipe para ter parâmetro de comparação e saber se as condições são vantajosas. Dessa maneira, esse conhecimento lhe atribui maior poder de negociação com os vendedores.

Além disso, é importante pesquisar sobre o evento e também os vendedores dos veículos cujos quais você se interessou. Veja se o local de sede do feirão é regulamentado, se os organizadores têm histórico no ramo e se os negociadores estão com condições realmente vantajosas para que você não corra o risco de gastar dinheiro a mais sem necessidade.

Analise bem antes de fechar negócio

Se for possível, reserve dois dias para visitar o feirão de carros. Na primeira vez, após ter feito toda a pesquisa que indicamos acima, faça uma análise criteriosa dos veículos que lhe interessaram. Procure saber a origem do automóvel, seu histórico, se a documentação está regularizada e se existem multas pendentes. Afinal, a transferência é maior responsabilidade de quem compra, e para não ter uma dor de cabeça futura, é necessário ter conhecimento dessas informações.

Fique muito atento à parte mecânica do veículo. Cheque a procedência das peças, caso já tenham sido trocadas alguma vez, verifique se o carro foi recuperado de uma perda total e se não é roubado (confira o número do chassi). É importante também avaliar a desvalorização do automóvel, para saber se valerá a pena pensando em uma futura venda, bem como o valor da manutenção e se ela será recorrente.

Para não ser surpreendido após a compra com problemas mecânicos do carro que comprou, por exemplo, leve o mecânico de sua confiança ao feirão. Com um profissional para realizar a avaliação técnica dos carros que lhe interessarem, a chance de evitar a aquisição de um automóvel com defeitos sutis é maior.

Vender em um feirão de carros é uma boa opção?

feirão de carros
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Para saber se vale a pena colocar o seu veículo à venda em um feirão de carros, é preciso antes estabelecer qual é a sua maior necessidade. Se a intenção é comercializar rapidamente, é válido, pois o automóvel fica exposto a um grande número de pessoas e a chance de surgir pessoas interessadas em adquiri-lo pode ser maior do que por outros meios de revenda.

Tenha ciência também que, em um feirão de carros, as condições costumam favorecer o comprador. Por isso, fique atento ao valor do seu carro de acordo com a Tabela Fipe do mês, além de considerar o percentual de desvalorização. Assim, o ideal é, dependendo das possibilidades, colocar o preço final pouco acima do que consta na tabela, a fim de abrir uma margem para a negociação.

Se optar por esse modelo de venda, não se esqueça de conferir toda a documentação do automóvel. É essencial que tudo esteja regularizado, tanto para facilitar pra você na hora da transferência de nome quanto para quem comprar o seu carro, que não terá dores de cabeça durante o processo burocrático necessário.

Ficou com alguma dúvida com relação a comprar veículos em um feirão de carros? É só mandar pra gente aqui nos comentários!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *