20 carros que mais desvalorizam no Brasil em 2023

carros que mais desvalorizam - Na imagem uma montagem com carros miniatura e pilhas de moedas

Quer saber quais são os carros que mais desvalorizam? Então, você está no lugar certo. Continue lendo e veja tudo que você precisa para encontrar essa informação.

A compra de veículos zero quilômetro precisa ser feita sempre de maneira cautelosa, principalmente por ser um investimento que sofrerá com a desvalorização assim que sair da concessionária. Por isso, entender quais são os carros que mais desvalorizam é um fator essencial para quem não quer perder dinheiro em uma futura revenda.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Independentemente da modalidade adotada, seja à vista ou por meio de um financiamento, os valores do carro sofrem quedas com o passar do tempo, já que o veículo apresenta maior tendência de ter problemas à medida que é utilizado ao longo dos anos. 

Para ajudar nesta questão, preparamos um texto informando quais são os veículos que mais desvalorizam no Brasil. Os dados foram extraídos de uma análise realizada pela KKB (Kelley Blue Book Brasil), uma empresa especializada em pesquisa de preço de carros novos e usados, sobre os veículos que mais desvalorizaram em 2022, no Brasil.

Lista dos carros mais desvalorizados

Os veículos listados abaixo foram os que mais sofreram com a desvalorização no ano de 2022. 

Entre os modelos, dos modelos da Volkswagen lideram a lista com a desvalorização de 22,8% no Voyage e 13,7% no Gol. Esse dois modelos tiveram essa queda mais acentudada pois sairam de linha em 2022. 

Fechando a lista dos cinco carros que mais desvalorizaram temos a S10 (-11,6%), Peugeot 208 (-11,6%) e Fiat Tor (-10,9%). Abaixo você pode conferir todos os modelos que mais desvalorizaram.

Modelo Emplacamentos em 2022 Variação de preço em 2022
VW Voyage 35.928 -22,80%
VW Gol 72.606 -13,74%
Chevrolet S10 27.128 -11,97%
Peugeot 208 29.918 -11,69%
Fiat Toro 49.567 -10,71%
Toyota C. Cross 42.506 -9,75%
Toyota Yaris hatch 26.614 -9,12%
Toyota Corolla 42.887 -9,09%
Fiat Cronos 41.680 -8,81%
Hyundai HB20 96.255 -8,55%
Hyundai Creta 62.651 -6,61%
Fiat Argo 64.016 -6,02%
Jeep Renegade 51.398 -5,23%
Toyota Hilux 48.606 -4,71%
Jeep Compass 63.564 -3,25%
Chevrolet Tracker 70.806 -2,34%
Nissan Kicks 38.983 -1,35%
Fiat Strada 112.456 -0,44%

Fonte: KBB.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo a resposta para as principais dúvidas sobre os carros que mais desvalorizam.

Qual foi o carro que mais desvalorizou? 

Segundo pesquisa da KBB, o carro que mais desvalorizou foi o VW Voyage, modelo que parou de ser fabricado em 2022 e saiu oficialmente de linha no começo de 2023.

Qual a marca de carros que mais desvalorizam?

Segundo pesquisa da KBB, as marcas que mais desvalorizaram foram a Fiat (Argo, Cronos, Strada e Toro) e Toyota (Corolla Cross, Corolla, Hilux e Yaris Hatch), ambas com 4 modelos entre os 15 com maior desvalorização.

Como acontece a desvalorização do carro?

desvalorização de carros nada mais é do que a redução do valor de um veículo com o passar do tempo. No geral, este é um processo que acontece principalmente nos 3 primeiros anos após a fabricação do veículo.

Isto acontece devido ao desgaste natural causado pelo uso a partir do momento em que o carro deixa a concessionária. Afinal, quanto mais ele é usado, menor é a sua expectativa de vida útil.

Por isso, a cada ano, os veículos passam por uma desvalorização do seu preço de mercado. Entretanto, existem alguns fatores que podem acelerar — e intensificar — este processo.

Caso o veículo tenha sido batido ou sofrido danos mais graves, por exemplo, maior será o índice de desvalorização. Da mesma forma, quanto menos alterações, menor será esta taxa.

Todavia, vale o alerta: um veículo novo perde, em média, 10% do seu valor assim que é vendido e sai da concessionária.

Por este motivo, os carros não são considerados investimentos financeiros. Afinal, investimentos aumentam o valor ao longo do tempo, enquanto a desvalorização de carros faz com que o bem valha cada vez menos.

Como fugir da desvalorização do carro?

Infelizmente, a verdade é que a desvalorização do carro vai acontecer, independente do seu cuidado com o veículo. Assim, uma alternativa para não ter que arcar com este prejuízo é optar pelo serviço de carro por assinatura.

Nesta opção, o cliente paga uma mensalidade fixa para utilizar um veículo 0 km a longo prazo. Na prática, funciona como um aluguel, a diferença é que, no serviço de assinatura, o contrato pode durar até 48 meses.

Além disso, outra vantagem deste modelo é que o cliente também não precisa lidar com custos como:

Isto porque todos estes valores já estão inclusos na mensalidade. Ou seja, são por conta da locadora do veículo. Dessa forma, o condutor só precisa se preocupar com as despesas diárias, como combustível e possíveis multas.

A longo prazo, o serviço de carros por assinatura representa uma grande economia em relação à compra. Entretanto, caso ter um veículo próprio seja uma prioridade para você, aqui vão algumas dicas para diminuir a desvalorização de carros novos:

  • escolha modelos que tenham maior procura no mercado, pois são menos desvalorizados;
  • esteja sempre em dia com a manutenção;
  • mantenha documentos e impostos em dia;
  • seja cuidadoso na condução do veículo para evitar acidentes.

Como calcular a desvalorização?

A maneira mais simples de calcular a desvalorização de carros é utilizar como referência a Tabela Fipe. Em resumo, ela é um levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas sobre o preço médio de venda e revenda dos automóveis no mercado.

Para fazer o cálculo de acordo com a tabela, basta registrar os valores do veículo a cada ano e adicioná-los à seguinte fórmula:

Índice de desvalorização: [(valor do ano anterior – valor do ano seguinte) / valor do ano anterior] x 100.

No entanto, vale reforçar que alguns fatores podem influenciar no valor final, como:

  • ano de fabricação;
  • quantidade de quilômetros rodados;
  • estado de conservação do veículo.

Ficou com alguma dúvida sobre os carros que mais desvalorizam em 2023? Então mande pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *