1. Home
  2. »
  3. Carro

Como funciona a bateria automotiva?

Diversos motoristas já passaram pela situação em que tentam ligar o veículo, mas ele não funciona. Seja estacionado na rua ou até mesmo na garagem, esse imprevisto não é raro de acontecer. Aliás, muitas pessoas já imaginam que a causa disso deve ser um problema na bateria automotiva, mas não têm conhecimento de como ela funciona.

Todos sabemos que a mecânica do carro pode apresentar problemas em diversas partes diferentes. Isso é algo natural e que ocorre com todos os automóveis. No entanto, é possível diminuir as chances e evitar que esse tipo de problema aconteça.

Dessa forma, uma das principais opções para o proprietário do veículo é aprender sobre o funcionamento de das partes mais importantes que compõem o automóvel. A bateria automotiva, inclusive, está entre elas. Por isso, continue lendo para saber tudo sobre essa peça essencial do carro.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Importância do seguro auto

Mas antes de prosseguirmos falando sobre a bateria automotiva, é importante lembrar da contratação de seu seguro auto. Afinal, este serviço é o único que oferece garantia contra sinistros que não podemos prever quando acontecerão, como: roubo e furto ou colisão com terceiros.

Portanto, faça uma cotação com a gente da Minuto Seguros, somos a maior corretora online nesse segmento e trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o melhor plano para o seu perfil. Basta preencher o formulário de cotação clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Problemas com a bateria automotiva podem ser evitados quando o dono do carro verifica regularmente as condições da peça. Afinal, o cuidado ajuda manter uma preservação maior do tempo de vida útil do componente.

Bateria automotiva

Como funciona e qual sua função?

Em primeiro lugar, é importante explicarmos de forma breve qual é a função da bateria automotiva na mecânica.

Ela tem a função de armazenar energia recebida diretamente do alternador do veículo. Esse armazenamento ocorre de maneira química, pois dentro da bateria existem placas de chumbo e óxido de chumbo que são banhadas por ácido sulfúrico.

Dessa forma, os componentes internos da peça são responsáveis pela criação da energia química. Assim, quando é necessário dar a partida no carro por exemplo, essa energia alimenta todo o sistema elétrico do carro.

Os cuidados necessários com a bateria automotiva

Embora a bateria do carro seja um componente recarregável, existe um momento em que ela descarrega totalmente e não aceita mais nenhuma carga. Isso ocorre porque ela se esgota e chega ao fim de sua vida útil, como falamos anteriormente. Por isso, para que sua duração seja maior, alguns cuidados são necessários.

Entre essas precauções necessárias, a principal é logo no momento em que a bateria é mais forçada, quando o motorista tenta dar a partida. Afinal, ela será a única fonte de energia do motor de arranque. Portanto, é recomendado desligar ar condicionado, luzes dos faróis, e qualquer outro componente elétrico antes de usar a ignição eletrônica.

Outra dica válida é nunca utilizar equipamentos elétricos do automóvel quando o motor estiver desligado. Assim, seguindo essas dicas, o proprietário vai preservar a bateria automotiva e aumentar o tempo de vida útil desta peça, pois ela não estará sendo sobrecarregada em nenhum momento.

Manutenção necessária da bateria

Algo que poucos motoristas imaginam é a necessidade dessa peça passar por uma manutenção em determinados períodos. Afinal, é um componente da mecânica como qualquer outro.

Com isso, é recomendado que você leve o carro até um mecânico de confiança para analisar as condições da peça. O principal ponto de atenção nisso é com o zinabre, um pó verde-azulado que se acumula nos polos da bateria e pode causar mau contato. Além disso, verificar a voltagem da bateria automotiva enquanto o carro estiver desligado também é importante, pois a tensão mínima deve ser de 12 volts.

Quando a bateria automotiva deve ser trocada?

Por fim, a bateria automotiva tem um prazo de vida útil variável de dois até quatro anos. No entanto, isso vai depender da marca escolhida e dos cuidados do proprietário. De qualquer maneira, é importante estar atento com esta peça para que ela não pare de funcionar e deixe o motorista em apuros, necessitando fazer uma chupeta na bateria urgentemente, por exemplo.

Se você já precisou fazer alguma ligação direta, pode ser que o tempo de vida útil da bateria diminua.

5 / 1 voto

[addtoany]

Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile