Seguro de auto cobre enchente? Veja como funciona

Seguro auto cobre enchente - Imagem da visão de uma pessoa dentro do carro em um dia de chuva
Quer entender se o seguro de carro cobre enchente? Então você está no lugar certo. Então você está no lugar certo. Saiba tudo sobre essa cobertura do seguro auto.

Segundo dados da Youse, danos a carros causados por enchentes crescem 48% no verão de 2023. Esses números mostram que diversas cidades brasileiras têm sofrido com fortes temporais que, infelizmente, causam enchentes que resultam em prejuízos para muitas pessoas.

Se essa é sua preocupação, saiba que a cobertura de enchente para o  seu carro pode salvar você de grandes prejuízos financeiros. Continue lendo e entenda como ela funciona.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Como funciona a cobertura de enchente do seguro auto

O seguro auto possui a opção de contratação da cobertura de enchente. Porém, não são em todos os planos de seguro que ela é contemplada. Portanto, é sempre importante checar com o seu corretor quais são as proteções que estão contratadas na apólice.

Veja abaixo os principais pontos que você precisa saber para usar essa cobertura.

Seguro cobre enchente? 

O seguro tem cobertura em caso de enchente, mas para ter a proteção você deve solicitar a cobertura ao seu corretor. Ao fazer isso você pode ter cobertura contra enchentes ou alagamentos e também outras situações como vendaval, granizo e terremoto.

O que pode me fazer perder a cobertura?

A cobertura de enchente só não valerá caso sejam quebrados os termos do contrato do seguro. Portanto, nessa parte da contratação, é possível ver que a seguradora não indenizará caso você tenha colaborado para colocar o veículo em risco.

Ou seja, se você pegar seu veículo e tentar avançar sobre um alagamento ou enchente, a seguradora não irá pagar sua indenização. Atitudes de risco podem ser descobertas por diversos meios como vídeos de câmeras de segurança e conversas com moradores do local, por isso não se arrisque.

Mas, se você apenas deixou o seu carro na rua e durante esse tempo criou-se uma enchente, a seguradora irá cobrir. O mesmo vale se o veículo estiver estacionado em sua garagem, e a água invadir e danificar o automóvel.

Quanto custa a cobertura?

Não existe um preço fixo para a contratação da cobertura de enchentes no seguro auto. As seguradoras costumam trabalhar com diferentes planos que podem englobar coberturas mais básicas e outros mais completas.

Para saber o preço exato dessa cobertura para o seu veículo, utilize o simulador da Minuto Seguros.

Por que contratar

Seguro de carro financiado é idêntico aos seguros para carros quitados, com diferenças apenas no pagamento da indenização. De toda forma, você deve contratar o seguro para carro financiados pelos seguintes motivos:

  • Segurança: Com um seguro auto, você protege seu carro financiado contra imprevistos, assegurando que não terá perdas significativas.
  • Praticidade: O seguro traz a facilidade de resolver problemas sem dor de cabeça. Se ocorrer um acidente, a seguradora cuida de tudo, permitindo que você mantenha o foco em suas atividades diárias sem preocupações extras.
  • Proteção financeira: ter um seguro para carro financiado é uma barreira contra prejuízos econômicos. Se algo ruim acontecer, o seguro paga as despesas que poderiam te deixar sem dinheiro, como roubo, furto ou danos grandes. Isso é importante se você continua pagando um financiamento.

Na Minuto Seguros, você pode comparar as opções das principais seguradoras do país e encontrar o plano que melhor atende às suas necessidades. Faça sua cotação online e encontre o seguro perfeito para você.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre a cobertura do seguro auto em caso de enchente.

Seguro de carro cobre inundação de garagem?

Tendo um seguro, você está coberto em caso de uma situação de inundação do veículo por conta da enchente por água doce. A seguradora dará todo suporte necessário para recuperar o carro, realizando a higienização no interior do mesmo.

A cobertura compreende até mesmo se o automóvel estiver parado em garagem subterrânea. Imagine a improvável possibilidade de a chuva invadir uma garagem no subsolo de um prédio? Com o seguro, os prejuízos serão cobertos.

Danos causados por enchentes podem ser cobrados da prefeitura?

Os órgãos públicos podem ser responsáveis por alguns tipos de eventos que podem causar danos ao cidadão, mas apenas em casos específicos.

Para entender mais sobre isso, assista ao vídeo abaixo e veja a explicação do advogado Rafael Piva, especialista em direito do consumidor.

O que fazer se o carro passar por uma enchente? 

Caso a água entre no veículo, mas apenas encharque o assoalho, por exemplo, lavagem e higienização completas dão conta do recado. Porém, se ela atingir determinados componentes, como o motor ligado, a situação pode ficar mais grave.

Os custos de manutenção de um veículo avariado por conta de uma enchente pode variar entre R$ 1.000 para uma lavagem com higienização completa ou R$ 40.000,00 para recuperação total.

Sendo assim, se você passar por uma enchente leve o veículo para uma oficina para ser feita uma revisão mecânica dos seguintes componentes:

  • embreagem e correia
  • elétrica
  • freios
  • motor
  • filtro de ar.

Além disso, faça uma higienização profissional completa para evitar mau cheiro e mofo.

Como saber se o carro já pegou enchente?

Infelizmente, é comum que carros sejam atingidos por enchentes e que essa informação seja omitida na hora de comprar um carro. Por isso, seguem alguns itens que você deve ficar de olho para saber se um carro está nessa situação:

  • Cheiro de mofo: se o carro tem um forte cheiro de mofo, pode ser um sinal de que ele já passou uma enchente.
  • Ferrugem: a ferrugem é um indicativo de que o carro foi exposto à água, por isso verifique as partes metálicas do carro.
  • Elétrica: carros atingidos por enchentes podem apresentar falhas em componentes elétricos, como vidros elétricos, travas, luzes, sistema de som e ar-condicionado. Teste esses componentes antes de fechar negócio.
  • Carpetes: levante os carpetes para verificar se há manchas de água ou sinais de oxidação.
  • Bancos: se os bancos tiverem manchas ou estiverem com um odor forte, isso pode indicar que o carro foi submetido a uma enchente.

Vale reforçar que essas dicas não são infalíveis, mas podem ajudar a identificar se um carro já foi pego por uma enchente. Se você tiver dúvidas sobre a condição de um veículo, consulte um mecânico ou profissional especializado em inspeção de veículos.

Como evitar danos ao carro em caso de enchentes?

Se você se deparar com uma enchente e não tiver como sair dela, procure um local elevado para se manter em segurança.

 Em situação de perigo, peça socorro nos telefones de emergências:

  • Bombeiros: 193
  • Defesa Civil: 199
  • Polícia Militar: 190

Se todos estão em um local seguro, você pode se preocupar com seu carro. Para evitar que seu carro sofra danos em caso de enchentes você deve tomar as seguintes precauções:

  • Atenção aos Alertas: Preste atenção aos alertas de emergência emitidos pelas autoridades e não ignore as recomendações de segurança.
  • Verifique a Previsão do Tempo: antes de sair de casa, confira a previsão do tempo para o dia.
  • Conheça as Áreas de Risco: Evite rotas que passem por áreas conhecidas por alagamentos. Tenha sempre um plano alternativo de caminho para evitar esses pontos críticos.
  • Estacionamento: Procure estacionar em locais elevados, longe de rios ou locais propensos a acumular água.
  • Manutenção Preventiva: Mantenha os pneus em bom estado e calibrados, pois pneus carecas ou murchos podem perder aderência em vias alagadas.
  • Sistemas de drenagem: Verifique se os sistemas de drenagem do veículo, como os ralos do assoalho, estão desobstruídos.

Gostou de entender tudo sobre a cobertura de enchente do seguro auto? Então compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendesse mais sobre esse assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *