Bati o carro: veja o que fazer em uma batida de carro

primeiros socorros transito Bati o carro: veja o que fazer em uma batida de carro
Quer tirar suas dúvidas sobre batida de carro? Na matéria de hoje vou explicar tudo que você precisa fazer caso se envolva em um acidente de trânsito.

A primeira coisa a dizer é: calma! Essa é uma situação que pode ser muito assustadora para algumas pessoas. Você pensa: “agora que bati o carro, o que devo fazer?”. Certamente, a primeira atitude a ser tomada após uma batida é manter a calma e seguir alguns passos. É preciso entender que, infelizmente, os acidentes de trânsito fazem parte da rotina de muitos motoristas e, às vezes, não há o que fazer. Nem mesmo os mais cuidadosos estão livres de se envolverem em uma colisão, por menor que sejam as proporções.

Mas, e depois que aconteceu um acidente, o que deve ser feito? Continue lendo para saber como agir.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O que devo fazer se bati meu carro

Aqui temos dois caminhos e tudo depende de como a colisão ocorreu. Se outra pessoa foi a responsável, você deve lever nosso guia sobre o que fazer se bateram no seu carro.

Agora, se foi você que bateu no carro de outra pessoa, continue lendo que vou explicar o passo a passo do que fazer.

Mantenha a calma e avalie a situação

O primeiro passo é manter a calma, o que é mais fácil dizer do que fazer. O pânico pode levar a decisões apressadas que podem piorar a situação. Respire fundo, conte até dez e tente avaliar a situação com a maior objetividade possível. Desligue o motor, acione o freio de mão e ligue o pisca-alerta para sinalizar que há um problema.

Verifique se há feridos

Assim que a colisão ocorrer, você deve avaliar se há feridos. Se a batida deixou feridos, chame o socorro médico para o atendimento das pessoas. Também lembre-se de acionar a polícia para realizar o registro da ocorrência e perícia no local. É importante sinalizar o lugar com um triângulo e pisca-alerta para evitar aglomerações e possíveis novos acidentes. Não movimente as vítimas, pois, um atendimento equivocado pode agravar as lesões.

Prestar socorro é obrigatório! Quem se omite, mais do que a penalização de acordo com o CTB (Código Brasileiro de Trânsito), de multa gravíssima e suspensão do direito de dirigir, é crime passível de detenção pelo Código Penal, assim como pelo Código de Trânsito.

Tire seu carro da via

Às vezes, não será possível mover o carro, pois os danos da batida foram mais graves. Mas, se ninguém se feriu ou se os carros puderem se movimentar, estacione-os em locais seguros e que não obstruam o trânsito. Isso é importante para não causar outros acidentes com proporções ainda maiores.

E, caso seja possível tirar o carro da via e isso não for feito, será considerada uma atitude passível de multa no valor de R$ 130,16, além de quatro pontos na CNH.

Sinalize a via

Lembre-se, também, de sinalizar a área com o triângulo, um dos itens essenciais para ter no carro, e posicione-o a uma distância de, pelo menos, 30 metros. Assim você evita que possam haver novas colisões com o seu carro já batido. Mesmo se não for à noite, é obrigatório ligar o pisca alerta para complementar a sinalização.

Acione sua seguradora

Bati o carro, não foi grave e fiz as devidas sinalizações. Devo acionar a seguradora? Sim, esse é o próximo passo. A batida, caso tenha envolvido terceiros, precisa ser analisada entre os dois condutores para que ambos cheguem a um consenso de quem foi o culpado. Caso isso não seja possível, será necessário acionar a Polícia Civil ou um órgão de trânsito.

Registre todas as informações 

Tire fotos dos veículos e danos causados, do local e da posição exata dos carros no momento do acidente. Lembre-se, também, de colher os dados do outro condutor. Tudo isso são informações necessárias para serem encaminhadas à seguradora no momento de abertura de sinistro. Caso haja testemunhas no local, é recomendado que, se possível, os contatos delas sejam anotados para posteridades.

Mantenha registros de todos os documentos, conversas e ações tomadas após o acidente. Isso pode ser crucial para resolver qualquer disputa ou questão legal que possa surgir posteriormente.

Faça um B.O (Boletim de Ocorrência)

No momento de acionar a seguradora para comunicar a batida, não é necessário fazer um B.O, mas é mais prudente e garante as informações de todas as pessoas que possam estar envolvidas no acidente. Algumas seguradoras exigem o B.O para o pagamento da indenização, por isso, fique atento às regras da sua seguradora. Quando há feridos, é obrigatório a realização do B.O.

O registro no Boletim de Ocorrência trará a versão do ocorrido para fins de preservação de direitos das duas partes. Esse documento também pode servir como uma proteção caso a outra parte registre um B.O. com versões diferentes do acidente.

Ainda na dúvida sobre o que fazer quando você bate no carro de outra pessoa? Então assista ao vídeo abaixo, do canal Guia Automotivo, onde dois especialistas compartilham histórias pessoais sobre suas experiências ao volante, revelando situações embaraçosas e engraçadas envolvendo acidentes e esbarrões com seus carros.

Vale a pena fazer um seguro auto para colisão?

Sim, para manter a tranquilidade de todos os motoristas que trafegam com carro, é muito importante ter um seguro auto. Dessa forma, haverá proteções e coberturas contra os mais diversos acontecimentos, sejam batidas com perdas parciais, batidas com perdas totais, batidas em terceiros e por aí vai.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo a resposta para as principais dúvidas sobre batida de carro e o seguro.

O que fazer se o carro batido não está mais funcionando?

Se o carro não estiver mais funcionando, é necessário entrar em contato diretamente com companhia de trânsito da cidade para solicitar um guincho. Agora, quem tem um seguro auto, pode ligar para a sua seguradora e solicitar o guincho. Esse contato com é bem rápido e o mais eficiente possível, de modo que o carro não fique muito tempo na via, além de suporte ao segurado no contato.

Bati o carro e não houve vítimas, como devo registrar o B.O.?

Quando ninguém fica ferido, é possível registrar o boletim em qualquer unidade da Polícia Militar ou pela internet. No momento do registro das informações, relate a cronologia do acidente, inclua os dados dos veículos, como modelo e placa, os dados dos motoristas, com nome e RG e, por fim, das testemunhas, caso tenha.

Onde o carro será consertado?

Se eu bati o carro, precisarei consertá-lo, certo? Quem tem seguro e vê o seu veículo danificado, já quer saber qual é o local que será responsável por reparar os danos causados. Nesse momento, o segurado tem livre escolha para levar o carro onde quiser. Mas, existe a importância de escolher as oficinas referenciadas pelo fato delas serem avaliadas previamente pelas seguradoras e terem um controle de qualidade para realizar o conserto da melhor forma possível, dentro de um prazo justo. Os carros passarão por uma vistoria para que possa ser medido o tamanho dos danos causados ao carro.

As oficinas que são referenciadas também oferecem outros serviços, como revisão e liberação dos reparos com mais rapidez, sem mencionar o fato de que as seguradoras concedem benefícios quando o segurado escolhe a oficina referenciada para consertar o carro após a batida.

É necessário para realizar a vistoria após bater o carro? 

Para realizar a vistoria após a batida do carro, é necessário o número do sinistro que será passado pela seguradora, além de alguns documentos que podem variar de acordo com cada seguradora. O importante nesta etapa é manter a agilidade no envio para tornar o processo mais eficiente.

Quis documentos o seguro solicita em caso de perda parcial?

Se a batida foi um caso de perda parcial, os documentos exigidos, em geral, são esses:

  • Boletim de Ocorrência da Polícia Militar (quando necessário);
  • Boletim de Ocorrência da Polícia Civil (se houver vítima);
  • D.U.T. (Documento Único de Transferência);
  • C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação).

Por ser uma batida com perda parcial, o motorista deverá pagar a franquia, a parte da contribuição para a reposição do que precisou ser arrumado. Ele pode fazer o pagamento da franquia na própria oficina.

Quis documentos o seguro solicita em caso de perda total?

Geralmente são exigidos os seguintes documentos, caso o carro tenha passado por uma batida resultando em perda total.

  • Boletim de Ocorrência da Polícia Militar;
  • Boletim de Ocorrência da Polícia Civil (no caso de acidente com vítima, como: atropelamento);
  • D.U.T. (Documento Único de Transferência);
  • C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Comprovante de residência;
  • CPF;
  • RG;
  • Para veículos alienados (financiamento, consórcio ou leasing): cópia da última parcela paga para a financeira.

Quando ocorre a PT (perda total), o segurado não precisa fazer o pagamento da franquia, apenas se houver parcelas do seguro em aberto, que precisarão então ser quitadas.

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Achou vantajosa a cobertura contra colisão do seguro auto e quer contratar uma cobertura para seu veículo?  Saiba que na Minuto Seguros, cotamos com mais de 17 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *