Manobrista bateu meu veículo: devo acionar meu seguro?

Manobrista bateu meu veículo

Manobrista bateu seu carro e você não sabe o que fazer? Então você está no lugar certo. Nesta matéria trazemos tudo que é preciso saber sobre essa situação que pode dar muita dor de cabeça.

Deixar o seu automóvel em estacionamentos com frequência proporciona segurança e conforto. Só de não deixar o carro na rua, você sabe que as chances dele ser furtado são bem menores. Porém, se você precisar deixar as chaves para que o profissional possa remanejar o seu carro de local, ele corre riscos de sofrer avarias nas mãos de um motorista desconhecido.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Diante dessa situação, é comum ficar com a dúvida na cabeça: devo acionar o seguro se o manobrista bater meu carro? Continue lendo e descubra os passos a serem seguidos caso o manobrista danifique seu carro, aprender como lidar com a situação e entenda como o seguro pode oferecer assistência.

Como acionar a seguradora se o manobrista bateu meu carro

O primeiro passo para tomar uma ação é saber se o estacionamento tem seguro ou não. Com essa informação, você pode seguir para um dos tópicos abaixo.

Quando o estacionamento tem seguro

manobrista bateu meu carro - quando o estacionamento tem seguro

Geralmente, a maioria dos estacionamentos possui seguro contra roubos, furtos e acidentes. Caso aconteça algum destes sinistros dentro do estabelecimento, é de responsabilidade local arcar com os prejuízos sofridos pelo proprietário.

A empresa responsável deve zelar pela proteção e segurança dos veículos que estão guardados ali. Afinal, se não fosse a garantia de ter o seu veículo seguro, não valeria a pena pagar pelo tempo que o carro fica estacionado.

Então se o manobrista bateu meu veículo, o que eu devo fazer?

É bem simples. Basta ir até a administração do estacionamento e fazer uma reclamação, na qual é preciso comunicar por escrito o ocorrido e pedir uma via para ficar com você. Lembre-se também de realizar um boletim de ocorrência.

Após isso, eles deverão acionar a própria seguradora para realizar os devidos reparos ou pagar indenização.

Quando o estacionamento não tem seguro

manobrista bateu meu carro - Quando o estacionamento não tem seguro

Mesmo sendo muito importante para esse tipo de estabelecimento, alguns estacionamentos funcionam sem a cobertura de um seguro para seus clientes. Se este for o caso e o local não quiser arcar com os danos causados no  seu veículo, é preciso fazer um boletim de ocorrência e acionar o seu próprio seguro.

A seguradora realizará o conserto do seu veículo ou lhe indenizará até o limite que consta na apólice. Após isso,  cobrará da empresa responsável pelo estacionamento os custos desse sinistro. Caso você não possua seguro, a situação pode ficar delicada.

Quando for assim, você precisará arcar com as despesas sozinho inicialmente e, depois, deverá entrar com uma ação cobrando o valor gasto para a empresa que contratou o manobrista. Isso pode gerar grandes dores de cabeça para o proprietário do veículo, além de ser um processo demorado. Por isso, é muito importante ter um seguro contratado.

Evite imprevistos e ainda economize até 30% no seguro auto

Já pensou se seu carro ou moto é roubado e você não tem um seguro? Por isso, fazer um seguro auto é uma medida de proteção essencial que oferece paz de espírito e segurança em uma variedade de situações imprevisíveis.

Além da simplicidade, cotar o seguro na Minuto ainda traz muitas vantagens. Conheça algumas delas:

  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras simultaneamente;
  • Bicampeões Prêmio Reclame AQUI: ganhamos em 2021, pela segunda vez, o Prêmio Reclame AQUI de melhor empresa de seguro online. Um reconhecimento pela excelência do nosso atendimento.
  • Confiabilidade: Somos a maior corretora online do Brasil. Oferecemos soluções de seguros para proteger suas conquistas de forma simples, rápida e econômica. Seguro personalizado do seu jeito é aqui!
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o perfil de cada cliente;
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para tirar dúvidas, negociar e fechar o seguro ideal para você.

Então, se você busca por coberturas de qualidade, transparentes e confiáveis, uma empresa renomada no mercado e autorizada legalmente pela Susep, que está disposta, com profissionais qualificados, a ajudá-lo a evitar danos e prejuízos com sinistros e riscos de estrada, escolha a Minuto Seguros.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora que você já sabe tudo sobre o que acontece se um manobrista bater no seu veículo, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas na hora de fazer o seguro auto.

Ainda está com dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.

4 comentários sobre “Manobrista bateu meu veículo: devo acionar meu seguro?

  1. Bom dia!
    Pretendo contratar seguro para manobrista, porem em prédio. Como calcular, tem todos os modelos e marcas de carro, e na simulação tem especificar marca, modelo etc, ou seja não consegui realizar.
    Podem me ajudar, sou de empresa tercerizada e vendo serviços de manobrista, porem o prédio que vai contratar nosso serviço quer que apresentamos proposta de seguro para manobrista.

    1. Oi, Patricia, tudo bem? O seguro para manobrista é um produto específico que você precisa contratar, não é necessariamente o seguro para carros, por isso, é importante ficar atenta. Ligue para gente no 0800 773 3000 que iremos te ajudar com isso. =)

  2. Pago 50% do estacionamento no meu trabalho(é terceirizado). Só que qdo tem grandes eventos eles fecham c/outro estacionamento e pedem p/os funcionários colocarem lá(eles pagam). Ontem isso ocorreu, porém,o manobrista deste outro estacionamento bateu a traseira do meu carro, quebrando o para-choque e a lanterna. Comunicou a nossa empresa o ocorrido e disseram que irão arcar. Só que meu carro tem só 2 anos e é tudo original. Quero que arrumem na própria concessionária Toyota, pois só levo lá. Tenho o direito de exigir isso, ou eles podem optar por fazer fora e eu tenho que aceitar. No caso de fazer fora, quero as notas fiscais para atestar que as peças são originais, posso exigir isso? Muito obrigada. Ma. Isabel

    1. Maria, tudo bem? Isso depende se o serviço do estacionamento vai fazer o conserto do veículo utilizando o seguro, pois eles também podem arcar com o prejuízo por conta própria. Mas, no caso de fazer o conserto utilizando o seguro, independentemente da oficina, as peças de reposição obrigatoriamente devem ser originais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *