1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Entenda qual é a diferença entre roubo e furto de veículo

Quer saber qual a diferença entre roubo e furto de veículo? Então acompanhe esta matéria para saber o que fazer em cada situação e como se prevenir.

roubo e furto

Uma das situações mais incômodas para qualquer proprietário de veículo é ter o seu carro levado por criminosos. Infelizmente, esse tipo de acontecimento é muito comum no Brasil. 

Apesar de ser algo ruim de qualquer forma, existem diferentes qualificações para a subtração de bens. Saber qual é a diferença entre roubo e furto é importante na hora de registrar o Boletim de Ocorrência (B.O.) e também no momento de acionar o seguro.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Para se ter uma ideia, o Brasil tem, em média, um roubo ou furto de automóvel por minuto. Estes números apenas reforçam o quanto é importante se proteger com a contratação de um seguro auto para o seu veículo.

Com o seguro auto, você recebe indenização em caso de roubo ou furto do veículo. Além disso, conta com benefícios como assistência 24 horas no caso de quebra, carro reserva para auxiliá-lo, além de apoio financeiro se o seu carro sofrer sinistros que resultem em perda parcial ou perda total.

Garanta a sua tranquilidade e faça uma cotação com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do Brasil. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do país. Assim, garantimos uma proposta que esteja de acordo com o seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário ou clicar no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fala com um de nossos consultores.

Índice:

  • Diferença entre roubo e furto
    • Roubo
    • Furto
  • Qual a diferença entre furto simples e furto qualificado?
    • Furto simples
    • Furto qualificado
    • Por que essa diferenciação é feita?
  • Roubo e furto: como agir após passar por um deles?
  • Dicas para evitar roubo ou furto do veículo
    • Escolha bem onde estaciona
    • Atenção extra em semáforos
    • Evite deixar objetos à vista no veículo
    • Certifique-se de que o carro está bem trancado
    • Instale equipamentos de segurança
  • Faça um seguro para o seu carro

Diferença entre roubo e furto

Agora, vamos esclarecer a diferença entre roubo e furto.

Roubo

roubo

Imagine que você está no seu carro esperando um amigo para sair para jantar. De forma inesperada, um indivíduo lhe aborda armado e leva o seu veículo. Esta situação é um claro exemplo de roubo.

O roubo é caracterizado quando há a subtração de um bem, que neste caso é o veículo, mediante uma grave ameaça, violência ou por um meio que diminua a chance de resistência da vítima.

Segundo o artigo 157 do Código Penal, a pena para quem é condenado por roubar vai de quatro a dez anos de prisão.

Furto

furto

Agora, coloque-se na seguinte situação. Este mesmo amigo o convidou para jantar na casa dele. Ao chegar no endereço, você deixa seu carro estacionado na rua. Porém, na hora de voltar, seu carro não está mais lá. Neste caso, trata-se de um furto.

Quando a subtração do bem é feita sem haver qualquer tipo de ameaça à vítima, o crime é considerado furto. Porém, existem dois tipos de furto: o qualificado e o simples.

De acordo com o artigo 155 do Código Penal, para que o furto seja considerado como qualificado, é necessário que haja destruição ou rompimento de obstáculo, abuso de confiança, uso de chave falsa ou mediante fraude.

Caso o seu carro seja arrombado e posteriormente levado, essa ação é considerada furto qualificado. Quando não há indícios de ter havido um furto, ele é tido como simples. Sem sinais de arrombamento, nada quebrado ou rasgado. Como quando você deixa o celular na mesa e vai ao banheiro, e quando volta ele não está mais lá.

Qual a diferença entre furto simples e furto qualificado?

Além de existirem essas diferenças, também há distinção entre furto simples e qualificado. É importante saber sobre, principalmente na hora de registrar um Boletim de Ocorrência, por exemplo. Abaixo, esclarecemos melhor para você entender de vez. 

Furto simples

O furto simples é aquele que não há rompimento ou quebra de obstáculos pelo criminoso. 

Ou seja, não há qualquer vestígio do crime. Por exemplo, quando alguém furta o seu carro na garagem da sua casa sem quebrar nada, é classificado como furto simples. 

A diferença do furto simples para o roubo é que não há qualquer ameaça por parte do criminoso.

Furto qualificado

Já o furto qualificado é quando há rompimento, quebra e destruição de algum obstáculo durante a ação, deixando vestígios do criminoso. 

 

Por exemplo, se alguém for furtar o seu carro na sua casa e há quebra de portões e janelas, o furto é considerado qualificado.

Por que essa diferenciação é feita?

Essa diferenciação é feita porque não são todos os tipos de furtos que as apólices de seguro cobrem. Algumas delas são extremamente restritivas ao que é considerado furto qualificado.

 

Por exemplo, a maioria das apólices considera apenas quando há evidências de arrombamento de portões, destruição de telhados e muros. Logo, vestígios de escalada, abuso de confiança ou chaves falsas podem ser desconsiderados desse tipo de crime. 

 

Leia também: O que fazer ao passar por um roubo ou furto fora do Brasil?

Roubo e furto: como agir após passar por um deles?

O primeiro passo é registrar o B.O. Além de ser uma prática recomendada após qualquer tipo de crime que seja cometido contra você, ele será requerido pela sua seguradora.

É importante também realizar rapidamente o aviso de sinistro para a seguradora. Se quiser, pode entrar em contato com a Minuto que oferece um pós-venda de qualidade. Você precisará enviar determinados documentos que serão solicitados.

Após a entrada neste processo, a seguradora deverá pagar a indenização em até 30 dias. Caso seja perda total, o valor pago será o atual do seu automóvel de acordo com a Tabela Fipe do mês vigente.

Ficou com alguma dúvida sobre as diferenças entre roubo e furto? Mande pra gente nos comentários.  

Dicas para evitar roubo ou furto do veículo

Para se proteger de furtos, um seguro de veículos é sempre uma opção. Mas para evitar quaisquer incomodações, é sempre recomendável que você tente atrapalhar os criminosos a realizar qualquer ato. 

 

Abaixo, listamos algumas dicas para evitar roubo, furto simples ou furto qualificado. 

Escolha bem onde estaciona

Escolher onde estaciona o seu veículo é muito importante. Evite áreas perigosas e onde poucas pessoas circulam. 

Atenção extra em semáforos

Os semáforos também são um ponto focal de roubos. Dessa forma, toda vez que parar em um e achar que o local pode ser perigoso, feche os vidros e não estacione totalmente, deixe engatilhado para poder arrancar. 

 

Além disso, existem cidades em que não é necessário parar em semáforos vermelhos durante à noite, podendo apenas olhar para os lados e passar, a fim de evitar roubos e crimes mais perigosos. 

Evite deixar objetos à vista no veículo

É sempre importante evitar colocar objetos à mostra no veículo. Qualquer bolsa ou sacola pode ser confundida com itens de valor e criar uma situação para os criminosos. 

 

Se não for possível levar os objetos, deixe-os no porta-malas ou embaixo dos bancos, impedindo de olhar de fora o que tem na parte de dentro. 

Certifique-se de que o carro está bem trancado

Toda vez que você sair do carro e deixar estacionado, é necessário trancar com a chave e depois verificar se o veículo está, de fato, fechado, porque alguns criminosos já conseguem utilizar dispositivos que enganam o proprietário que trancaram o carro. 

 

Além disso, muitas pessoas, por estarem distraídas, esquecem de trancar o carro ao sair. Por isso, transforme conferir se o carro está fechado em um hábito do dia a dia. 

Instale equipamentos de segurança

Se você mora em uma cidade mais perigosa e com muitos habitantes, um bom investimento é instalar equipamentos de segurança, como películas escuras, bloqueadores e rastreadores automotivos.

 

Também é importante lembrar que, se você passar por qualquer tipo de assalto ou roubo, deixe que o criminoso leve o objeto. Não arrisque a sua vida por conta de bens materiais!

Faça um seguro para o seu carro 

Para não ficar na mão no caso da ocorrência de algum desses sinistros, ter o seguro faz toda a diferença. Assim, você conta com apoio financeiro para evitar prejuízos, e também tem todo o amparo no momento em que mais precisar, como o serviço de assistência 24 horas, conforto disponível para quem é cliente.

Faça sua cotação com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do Brasil e líder no segmento online.

Nós possuímos cobertura tanto em caso de roubo quanto furto. Por isso, não se preocupe! Trabalhamos com mais de 10 seguradoras que estão entre as melhores do mercado

Dessa forma, garantimos uma proposta que seja ideal ao seu perfil e esteja de acordo com as suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário ou clicar no botão abaixo.  Se preferir, ligue gratuitamente para 0800 773 3000 e fale com um de nossos consultores.

3.54 / 13 votos

[addtoany]

Comentários

    1. Edson, como vai? Bom, se você não deixou a porta do carro destrancada ou a chave no contato, a chance de ter sido um roubo qualificado é muito grande.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.