4 formas que o Aplicativo do Detran pode facilitar sua vida

Um dos maiores benefícios do mundo digital é a facilidade para resolver situações burocráticas que antes demandavam mais tempo e esforço das pessoas. Um bom exemplo são as ações relacionadas ao Detran (Departamento de Trânsito) dos estados, como solicitar segunda via da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), indicar condutor para uma infração, entre outros. Para tornar a resolução de assuntos como esses mais fácil, existe o aplicativo do Detran.

aplicativo detran

Com o maior número de motoristas cadastrados no Brasil, o Detran de São Paulo possui um aplicativo desde 2015. Só em 2018, foram mais de 115 milhões de serviços realizados pelo App Detran SP, números que só crescem. Por isso, vamos falar sobre as principais funções disponíveis no sistema mobile do Departamento de Trânsito paulista. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Aplicativo do Detran: formas que ele pode facilitar sua vida 

1. Consultar pontos na CNH e outras informações 

No aplicativo do Detran de São Paulo, uma das funções mais utilizadas pelas pessoas é a consulta de pontos na carteira de habilitação. Logo que o login é feito pelo usuário, na parte do meio da tela inicial está disponível o botão “Pontos na CNH”. Além de verificar a pontuação, o condutor pode identificar quais foram as infrações cometidas e em quais datas, além de saber se são passíveis de recorrer e até mesmo indicar um condutor. 

Ao acessar o App Detran, o usuário também tem à sua disposição a pesquisa de veículos para saber se já foi roubado ou furtado, além de consultar se o carro possui débitos, restrições, a data do último licenciamento, entre outras informações. Para realizar essa pesquisa, é necessário ter somente a placa do automóvel e o número do Renavam em mãos.    

2. Solicitar segunda via da CNH

Quem nunca se deparou com a perda ou roubo da CNH e se lamentou mais ainda por ter que enfrentar a burocracia de solicitar a segunda via? Com o aplicativo do Detran, é possível realizar essa solicitação de forma totalmente online. 

Para isso, basta clicar na opção “Pedir 2ª via da CNH”, que encontra-se logo no meio da tela inicial do App Detran. Na sequência, é necessário informar a categoria da sua habilitação, data de nascimento, CEP do endereço, número da residência, telefone celular e e-mail. Após isso, é preciso clicar em avançar e seguir os procedimentos solicitados no aplicativo.  

3. Receber avisos de multa, renovação da CNH e licenciamento

Uma das funções do aplicativo Detran que mais facilita a vida dos motoristas é a opção de receber avisos do recebimento de multas. Caso você queira, pode permitir que sejam enviados push, que são notificações que aparecem na tela do seu celular quando há alguma novidade. Neste caso, se for autuado por alguma infração de trânsito, receberá o alerta via App Detran.

Apesar do aviso de recebimentos de multa ser um dos motivos que mais chamam a atenção dos condutores que baixam o aplicativo, ele também envia alertas em outras situações. Uma delas é quando está na hora de renovar a carteira de habilitação. Assim, quando a data de vencimento da sua CNH estiver próxima, o App Detran envia uma notificação alertando sobre o fato. O mesmo vale para a hora de realizar um novo licenciamento do seu veículo. 

4. Confirmar origem de peças usadas e autenticidade da CNH

Além de todos os serviços citados nos tópicos anteriores, o aplicativo do Detran ainda dispõe de uma função específica para a pesquisa de peças usadas. Dessa forma, você pode confirmar se os componentes que adquiriu ou que serão colocados no veículo são de origem legal. 

Para isso, é necessário clicar na opção “Pesquisa de peças usadas”, clicar no meio da tela e escanear o código de barras da peça. Se ela for legal, uma página com os dados cadastrados será aberta.  

Além da pesquisa de peças usadas, é possível também confirmar a autenticidade da CNH perante o Detran-SP. Para isso, é preciso clicar em “Autenticidade da CNH”, que está na parte inferior da tela. Caso queira consultar sua própria carteira, basta clicar em “Minha CNH” e depois em “Consultar”. Já se desejar conferir a habilitação de um terceiro, é necessário clicar em “Outra CNH” e preencher as informações solicitadas no aplicativo. 

Como utilizar o aplicativo do Detran?

Para utilizar o App do Detran, primeiro é preciso baixá-lo na loja de aplicativos do seu celular. Caso seu smartphone use o sistema iOS, baixe o aplicativo do Detran SP na App Store. Já se o seu dispositivo funcionar com Android, o download deve ser realizado no Google Play.    

Após baixar o App Detran, você precisará realizar o seu cadastro. Para isso, basta utilizar o seu CPF e número da CNH. Feito o cadastro, você pode utilizar todas as funções descritas no texto e outras que o aplicativo também oferece. 

Outros estados, como Bahia, Paraná, Goiás e o Distrito Federal também possuem aplicativos do Detran disponíveis para os condutores. Para saber se existe app disponível na sua região, consulte o Detran local. 

Outros aplicativos que auxiliam o motorista

Facilitar a vida do motorista no mundo digital não é exclusividade do aplicativo do Detran. Existem alguns outros apps que também tem como missão disponibilizar praticidade para o usuário. Veja alguns deles abaixo. 

CDT – Carteira Digital de Trânsito

Muito difundido recentemente, o CDT é o app que possibilita o condutor a obter sua CNH Digital. Disponibilizado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o aplicativo permite ao motorista obter uma versão digital da sua carteira de habilitação que possui o mesmo valor jurídico da CNH física. 

Após baixar o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito, o usuário deve consultar as orientações do Detran do seu estado e seguir o passo a passo indicado no site. Fique atento para baixar o App original do Denatran. 

SNE – Sistema de Notificação Eletrônica

Outro aplicativo disponibilizado pelo Denatran é o SNE (Sistema de Notificação Eletrônica). O objetivo principal do app é permitir que os condutores paguem multas diretamente pelo celular, com a vantagem de oferecer até 40% de desconto nos valores. 

Ao baixar o app, é necessário fazer o cadastro informando CPF, nome, e-mail e data de nascimento. Após isso será solicitada a criação de uma senha e, para ativar o cadastro, o usuário precisa acessar um link enviado por e-mail. Na sequência, deve registrar sua CNH no sistema para começar a utilizar o aplicativo. 

Contrate Seguro Auto com a Minuto Seguros 

Ao buscar soluções digitais que facilitem sua vida, você também pode contratar o Seguro Auto para o seu veículo de forma 100% online com a Minuto Seguros. Somos a maior corretora online do Brasil e trabalhamos com mais de 15 seguradoras, que estão entre as principais do País. Dessa forma, conseguimos oferecer a proposta mais adequada às suas necessidades.

Para cotar o seu Seguro Auto agora, basta preencher o formulário em nosso site clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *