1. Home
  2. »
  3. Carro

Você conhece os tipos de pneu e suas funções?

Sabia que existem diferentes tipos de pneu? Sim, por conta da variedade de  necessidades do proprietário, eles tem suas diversificações. 

tipos de pneu

Para te ajudar a entender melhor e também ter uma ideia de média de valores, preparamos as orientações a seguir.

Fique atento para garantir que os seus estejam sempre em bom estado e adaptados ao que você precisa, para melhor performance no veículo e também mais estabilidade e segurança ao dirigir:

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Tipos de pneu e suas funções 

Para começar, vale esclarecer que cada pneu vai proporcionar uma experiência em seu veículo. Muitas vezes, é necessário fazer a troca deles, seja porque aconteceu de furar ou porque já deu o prazo de fazer a substituição (habitualmente, eles rodam bem de 10.000 km a 80.000 km, dependendo do quanto enfrentam dificuldades).

Se notar que estão com a borracha “careca”, arame exposto, que a banda de rodagem está danificada ou que têm bolhas, fique alerta!

Existem também os pneus recauchutados, porém é sempre bom ter atenção à qualidade do que você coloca no seu carro.

Normalmente, quando o orçamento anda mais curto ou uma emergência surge, é comum que em vez de escolher tipos de pneu novos, os consumidores recorram a esse reparo.

1. On road

Entre os tipos de pneu que é possível encontrar, temos o pneu on road. É um tipo projetado principalmente para quem anda muito com o veículo na cidade. Portanto, sua estrutura é mais apropriada para o asfalto, que oferece, geralmente, menor desgaste.

2. Off road

O pneu off road é feito para ambientes mais sinuosos, com pedras, estradas irregulares ou terrenos que apresentem lama e barro.

Eles apresentam maior resistência, tem banda de rodagem mais profunda e são ótimos em relação à tração. Isso é essencial para quem gosta de explorar a natureza e pode precisar de maior segurança.

3. Misto

É um dos tipos de pneu mais comuns em veículos do tipo picape e SUV. Ele funciona bem tanto para quem precisa andar em locais com terra, como no asfalto.

Por isso, é ótimo para oferecer maior flexibilidade ao motorista. É a garantia de ter um pneu bem adaptado para qualquer necessidade. Tanto para o dia a dia, quanto para aqueles momentos especiais em que é possível fazer uma trilha, por exemplo.

4. Pneus verdes

Os pneus verdes se chamam assim porque estão ligados a um menor impacto ambiental. Eles são produzidos com borracha e sílica. Essa mistura permite substituir o carbono, que é poluente. 

Os pneus ecológicos, embora tenham menor resistência, podem trazer redução de consumo de combustível. Isso acontece porque ao serem menos resistentes, eles geram menos calor nos pneus.

A resistência do rolamento é apontada como responsável por até 15% do consumo de combustível em um veículo. Se o pneu tiver resistência mais baixa ao rolamento, ele economiza energia e aumenta o rendimento do combustível, por consequência.

Qual a diferença entre pneus? 

As diferenças, como você já pode ter notado acima, se dão em função da utilidade de cada um. Eles mudam em relação ao material e à forma como são fabricados, com determinada especificidade.

No entanto, é muito importante que existam opções para que o cliente escolha a melhor alternativa para ele.

Além dos materiais, há também diferenças de medidas entre eles. Essa diferença está na largura do pneu, mas não é tão grande (10 mm).

De toda forma, é essencial que você não se esqueça de calibrar seus pneus corretamente.

Como escolher o pneu ideal?

Como existem variados tipos de pneu disponíveis no mercado, podem surgir dúvidas sobre como escolher o ideal. Isso depende muito de cada cliente.

Cabe dizer que tudo varia também conforme o momento de cada proprietário e a análise do custo x benefício de cada produto. 

Então vale a pena se informar sobre todos os tipos e fazer uma reflexão a respeito das principais vias em que você trafega ou sua rotina, ou seja, como você usa o carro. Se costuma dirigir somente em passeios, aos finais de semana, na cidade, um pneu on road pode te atender bem.

Já se gostar de aventura e costumar viajar muito, pode ser muito bom investir em um modelo esportivo.

Conseguiu entender as principais diferenças entre os tipos de pneu existentes no mercado e para que cada um serve? Viu como mantê-los em boas condições é importante para a segurança? Falando nisso, aproveite para proteger seu veículo e cote o seu seguro. Comece agora

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.