1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Vistoria Online: é possível realizar? Descubra como!

Devido à pandemia do novo Coronavírus, muitas empresas estão se reinventando no que diz respeito a processos presenciais e optando por realizar tudo de forma remota, principalmente por meio da internet. As fotos e as chamadas de vídeo, por exemplo, são grandes trunfos das empresas para agilizar processos e, principalmente, manter clientes e funcionários seguros contra infecções e possíveis surtos de COVID.

Quando falamos em Seguro Auto, alguns processos necessitavam da presença física, tanto de profissionais quanto de clientes, como a vistoria. Mas, para que isso fosse otimizado, garantindo a segurança de todas as partes, foi criada a vistoria online – um meio totalmente digital para a realização da vistoria prévia. Atualmente, algumas seguradoras estão oferecendo o processo 100% online.

É importante mencionar que, para que a vistoria online seja feita corretamente, o segurado precisa estar muito atento aos passos que serão informados pela seguradora contratada. Em algumas etapas, como o envio de fotos, elas precisam seguir à risca o que for pedido, eximindo assim, a possibilidade de erros e a necessidade do envio de um perito para, realmente, fazer uma análise presencial.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Abaixo, levantamos as principais questões referentes ao processo de vistoria e como está acontecendo esse trâmite de forma digital e online.

O que é uma vistoria prévia?

O procedimento conhecido como vistoria prévia tem o intuito de analisar uma série de pontos que dizem respeito ao carro da pessoa que está solicitando a contratação do Seguro Auto. Entre os mais relevantes, podemos citar:

  • Análise para concluir se o veículo realmente existe ou se é uma tentativa de golpe;
  • Quais são as condições reais do carro (batidas, arranhões, vidros trincados etc);
  • Se a documentação está em dia, numeração do chassi, entre outros fatores.

Essa análise prévia, que é feita principalmente em carros usados, é fundamental para que a seguradora verifique se o veículo está em uma situação adequada para receber a cobertura – ou mesmo se a seguradora tem o interesse em aceitar o risco de cobri-lo.

O que é a vistoria online?

A vistoria online é o mesmo processo citado anteriormente, mas de forma remota. Para que a vistoria prévia fosse realizada, era necessário que o segurado levasse o carro até um posto da seguradora para que algum perito fizesse as análises presencialmente. Mas, com o advento da tecnologia, hoje é possível fazer a vistoria de forma online com a mesma segurança e confiabilidade de informações.

Como funciona a vistoria online?

1. Envio do link para a vistoria

Para realizar a vistoria online, o trâmite é bem simples: a seguradora escolhida no momento da negociação vai enviar um link por meio de alguma plataforma digital, seja o aplicativo da seguradora, o e-mail, SMS ou mesmo WhatsApp, para iniciar a vistoria online. 

2. Informações sobre o segurado e o veículo

Logo após o envio deste link personalizado, é necessário seguir um passo a passo e preencher algumas informações que serão solicitadas, como seus dados pessoais e do veículo. Neste momento é importante estar com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o documento do automóvel em mãos para agilizar o preenchimento.

3. Fotos comprovando as condições do veículo

Depois disso, vem a parte mais importante da vistoria online: tirar as fotos do veículo e apresentar as reais condições dele. Essa etapa é de suma importância, pois as seguradoras precisam de imagens que estejam de acordo com o padrão solicitado. 

Tire as fotos com calma, garanta uma boa iluminação, alta resolução, descarte fotos tremidas e assim por diante. Caso as imagens não estejam esclarecedoras, a seguradora pedirá novas fotos ou terá que enviar um prestador para que a vistoria seja feita presencialmente.

4. Atenção ao prazo

Para evitar que haja a necessidade da presença de um prestador na sua casa ou mesmo que você tenha que se deslocar para realizar a vistoria, faça tudo com bastante serenidade. Há um prazo indicado pelas seguradoras, por isso, atente-se a ele e não se apresse, principalmente na fase das fotos. Caso perceba que as imagens não estão boas ou não estão de acordo com o que foi solicitado, repita-as.

Tenho que marcar a vistoria online?

A vistoria online não tem necessidade de agendamento! Para que seja possível realizar o processo, a seguradora irá enviar um link para o segurado e ele tem um prazo para realizar as etapas que consistem em preenchimento de informações pessoais, do veículo, além de fotos do carro.

Caso tenha dúvidas sobre como fazer a vistoria online, entre em contato com a seguradora ou a corretora para lhe auxiliar no processo. A Minuto Seguros, por exemplo, está preparada para lhe dar todo o suporte que necessitar. 

Cote Seguro Auto com a Minuto Seguros

Após entender o processo da vistoria online e como ela pode beneficiar todo mundo em meio à pandemia que estamos vivendo, contratar um Seguro Auto ficou muito mais simples, dinâmico e seguro. 

Além disso, é sempre válido ressaltar a importância da contratação deste produto, cujo principal objetivo é resguardar o veículo e proporcionar tranquilidade em diversos momentos, seja uma ida ao trabalho ou um passeio com a família. No Brasil, é comum ser vítima de roubo ou furto, por exemplo, sem contar casos de colisão que resultem em perda total ou parcial.

Faça uma cotação com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguros online do País. Trabalhamos com 16 seguradoras, que estão entre as melhores do Brasil. Dessa forma, garantimos uma proposta que esteja de acordo com as suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

5 / 1 voto

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile