1. Home
  2. »
  3. Viagem

3 trilhas para fazer no Brasil e aproveitar a natureza

A natureza presente no Brasil é, definitivamente, um atrativo para todos. Apesar do agito da cidade ser a rotina comum da maioria das pessoas, também é possível fazer algo diferente para se conectar com a natureza e ter uma sensação única. Um exemplo disso são as trilhas para fazer no Brasil, que possibilitam a descoberta de paraísos no meio de cenários pouco modificados.

trilhas para fazer no Brasil

Durante o trajeto das trilhas para fazer no Brasil, existem diversas atividades que podem ser realizadas pelos integrantes. Seja um grupo formado por amigos, uma viagem a dois, familiares ou até desconhecidos, a criatividade é o diferencial para tornar tudo mais divertido.

Outra dica para deixar tudo ainda melhor, é encerrar o roteiro com um refrescante mergulho. Aliás, é possível fazer uma combinação no planejamento das trilhas para terminarem nas melhores cachoeiras no Brasil. Dessa maneira, mesmo com o fim do percurso, ainda haverá outro atrativo para entreter e divertir a todos.

Seguro viagem nas trilhas para fazer no Brasil 

E durante a viagem para as trilhas, algo que não pode faltar é a contratação de um seguro viagem. Mesmo que as trilhas, na maioria das vezes, sejam feitas com o acompanhamento de um guia, ainda assim é possível acontecer imprevistos que prejudiquem o passeio.

Portanto, faça uma cotação com nós da Minuto Seguros. Trabalhamos com as principais seguradoras do mercado para garantir o plano ideal para o seu perfil. Basta preencher o formulário de cotação clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Agora com o seguro viagem contratado, veja quais são as melhores trilhas para fazer no Brasil e planeje seu passeio.

O que é trekking? 

O que é trekking? 

Antes de partimos para a lista das trilhas para fazer no Brasil, é interessante abordarmos o termo trekking. Muitos viajantes já podem estar acostumados e saber o que significa esta palavra. Mas, para algumas pessoas, ainda é um termo desconhecido.

Em resumo, trekking é uma palavra de origem sul-africana que é definida como “seguir um trilho”. Ela está associada diretamente à migração e ao ato de fazer longas viagens a pé levando bagagem. Além disso, é específica para quando tudo isso é feito no meio da natureza, seja em parques nacionais ou outras opções.

Melhores trilhas para fazer no Brasil

Vale do Pati 

trilhas para fazer no Brasil - Vale do Pati - Chapada Diamantina

O Vale do Pati fica dentro da Chapada Diamantina, um parque nacional reconhecido pelas suas atrações. Está localizado no Nordeste, mais precisamente no centro da Bahia. Já foi mencionada em outros textos onde falamos dos melhores lugares para fazer escaladas e até sobre as cachoeiras no Brasil. Além disso, ainda é possível fazer trekking no Vale do Pati por toda a sua extensão.

Embora nosso país possua muitas outras opções, o trajeto no Vale do Pati é o mais recomendado entre as trilhas para fazer no Brasil. Passa pelas mais diversas incríveis paisagens que, incluem vales, montanhas, cachoeiras e piscinas naturais e muitas outras belezas.

O trekking mais procurado pelos viajantes nesse destino é o que tem duração de cinco dias e um trajeto no total de 80 km. Mas, é importante destacar a importância de ter um guia para acompanhar, preparo físico e muita motivação para chegar até o final.

COTE SEGURO VIAGEM PARA CHAPADA DIAMANTINA

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

lugares para fazer escaladas no Brasil - Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado na região centro-oeste do estado de Goiás, apenas a 230 km de Brasília. Mesmo sendo menos popular do que o destino citado anteriormente, o parque possui muitos atrativos para os aventureiros. Uma curiosidade sobre o lugar é que em 2001, foi considerado pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

No interior de seu território existem diversos cânions, acessíveis somente por trilhas. Sobretudo, fora do parque, mas ainda na Chapada dos Veadeiros, a região oferece trilhas para cachoeiras incríveis.

Nesse destino os viajantes possuem uma série de opções de trilhas para fazer. A Trilha dos Saltos, por exemplo, é mais curta e tem aproximadamente 10 km somando a ida e volta. Mas, para aqueles que procuram por algo mais desafiador, a Trilha das Sete Quedas é o ideal, pois são 23 km entre vilarejos, rios, campos abertos, áreas para camping e muito mais.

COTE SEGURO VIAGEM PARA CHAPADA DOS VEADEIROS

Aparados da Serra

trilhas para fazer no Brasil - Aparados da Serra

Aparados da Serra está localizado no estado de Santa Catarina, na fronteira com o Rio Grande do Sul. Esse destino é o limite vertical da Serra Geral (formação rochosa que abrange o Brasil, Uruguai e Argentina). Por conta disso, abriga paisagens naturais impressionantes.

Lá é possível ver muitos cânions e a maior quantidade de vertentes de águas cristalinas do país. Esses podem ser considerados os grandes atrativos do destino.

Uma das trilhas mais populares de Aparados é a do Rio do Boi, ela passa por todos esses encantos citados anteriormente. É um percurso de 8 km que exige muita atenção e a presença de um guia parar ajudar. Tudo é feito entre pedras no interior de um famoso cânion dessa região (Itaimbezinho) e, no final, você poderá observar duas belíssimas cachoeiras, a das Andorinhas e a Véu da Noiva

COTE SEGURO VIAGEM PARA APARADOS DA SERRA

Essas são algumas das trilhas para fazer no Brasil que recebem maior destaque. Mas, existem diversas outras espalhadas por nosso território. Procure qual combina mais com você e monte o seu roteiro de viagem para essa aventura. Se houver dúvidas, deixe nos comentários abaixo!

3 / 2 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *