Melhores lugares no Brasil para fazer escaladas

Praticar esportes proporciona uma série de benefícios para as pessoas. Realizar escaladas, por exemplo, faz com que o corpo trabalhe os membros superiores e inferiores e possibilita queimar até 900 calorias por hora. Além disso, também estimula um trabalho psicológico interessante, já que requer pensamento estratégico e controle mental. Para alegria dos aventureiros de plantão, o Brasil possui diversos lugares que são ideais para o exercício da modalidade.

escaladas

Existem várias categorias de escaladas, e cada uma delas necessita de um ambiente, condição climática e equipamentos diferentes. Por aqui, é fácil encontrar tanto na categoria Outdoor, no caso de rochas naturais, por exemplo, como na Indoor, onde estão os paredões.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Além disso, existem dois grupos de subida que estão entre os mais conhecidos. A Livre, que é quando o atleta utiliza apenas a superfície natural da pedra; e a Artificial, em que garras são colocadas nas rochas para auxiliar na subida.

Proteção durante a viagem

Para montar o roteiro de viagem perfeito de acordo com cada categoria e modo de fazer as escaladas, é importante ficar atento a muitos detalhes, principalmente com as condições e os destinos escolhidos.

Como todo esporte radical, nas escaladas existem diversos riscos envolvidos na sua prática. Portanto, é recomendado que antes de partir rumo ao lugar escolhido para o passeio, você faça a contratação de um seguro viagem para garantir o sucesso da aventura.

Quando for viajar, faça uma cotação com a Minuto Seguros, uma das maiores corretoras do Brasil e líder no segmento online. Trabalhamos com as principais seguradoras do país para oferecer o plano ideal ao seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com o seu consultor.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Agora com o seguro contrato, podemos seguir com a lista de destinos para fazer escaladas, confira.

Lugares para fazer escaladas no país

Outdoor

Serra do Cipó – Minas Gerais

escaladas - outdoor - Serra do Cipó - Minas Gerais

Para iniciar a lista de destinos para escaladas outdoor, podemos citar a Serra do Cipó como o principal nessa categoria. O local fica a pouco mais de uma hora da capital mineira, Belo Horizonte

Partindo de Belo Horizonte, você pode pegar um carro e percorrer pouco mais de uma hora até a Serra do Cipó, mas se preferir, também é possível ir de ônibus, que costumam sair no início da manhã e no final da tarde.

O lugar possui rochas de calcário com mais de 350 vias de até 60 metros de altura. O Morro da Pedreira é o cume mais conhecido da região e possui vias com graus de dificuldade distintos. A Lapinha, localizada na região, é muito conhecida por sua gruta e também é ótima para escalada.

COTE SEGURO VIAGEM PARA SERRA DO CIPÓ

Chapada Diamantina – Bahia

escaladas - outdoor - Chapada Diamantina - Bahia

Agora, vamos direto para o Nordeste, mais precisamente no centro da Bahia, onde está situado o belíssimo Parque Nacional da Chapada Diamantina, que protege e preserva uma grande região de serras com enorme potencial para a prática de escaladas.

O destino por si só já vale toda a viagem. É repleto de vistas lindas da natureza para tirar o fôlego. A região possui diversos paredões que proporcionam vias para iniciantes e escaladores experientes. Quem resolve se aventurar por lá, geralmente ainda encontra uma agradável surpresa no final da escalada: as cachoeiras.

COTE SEGURO VIAGEM PARA CHAPADA DIAMANTINA

Indoor

Casa de Pedra – São Paulo

escaladas - Indoor - Casa de Pedra - São Paulo

Créditos: Casa de Pedra

Para quem procura por esse tipo de esporte na maior cidade do país, as notícias não podiam sem melhores. São Paulo contém um espaço que é considerado o maior ginásio de escaladas do país, e fica localizado no bairro da Vila Pompéia.

As paredes mais altas chegam a 14 metros de altura e é possível praticar três das principais categorias do esporte Indoor: o top rope, a escalada guiada e o boulder, com a proteção de colchões.

COTE SEGURO VIAGEM PARA SÃO PAULO

Campo Base – Paraná

escaladas - indoor - Campo Base - Paraná

Créditos: Emaze

Para quem mora no estado do Paraná, mais especificamente na cidade de Curitiba, é importante saber que o maior ginásio da cidade é o Campo Base, onde é possível praticar três categorias de escaladas.

A maior parte das vias possui de 12 a 13 metros de altura, com exceção da área de boulder, que simula uma caverna, que chega a 3,5 metros de altura e pode ter mais de 45 graus de inclinação, além de 21 cordas nas paredes para top rope, 200m² nas paredes de escalada guiada e cursos de procedimentos de escalada.

COTE SEGURO VIAGEM PARA PARANÁ

Pronto, agora você já sabe quais lugares visitar para fazer escaladas pelo Brasil. Se houver dúvidas, deixe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *