Cadeirinha de carro para bebês e crianças: veja as regras que você deve seguir

bebê em cadeira de segurança no carro

Quer saber tudo sobre as regras para cadeirinha de carro para bebês e crianças. Então você está no lugar certo. Neste conteúdo nós vamos esclarecer pontos importantes como qual a lei vigente em relação a essa questão e qual a penalidade pelo seu descumprimento.

Vocês sabiam que o trânsito é a principal causa da morte acidental de crianças de 0 a 14 anos? Diariamente, cerca de três crianças nesta faixa etária morrem em decorrência de acidentes no trânsito. Esses dados são do Ministério da Saúde (MS). O uso da cadeirinha para crianças no banco traseiro passou a ser obrigatório desde 2008, com as mortes de crianças no banco traseiro diminuindo 12,5%.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Apesar de ser uma lei que existe há mais de 10 anos, nem todo mundo conhece – ou sabe bem – sobre a Lei da CadeirinhaEssa lei foca o transporte seguro de crianças menores de 10 anos em veículos. E, para cada idade, há uma indicação de um produto específico e mais seguro.

Nessa matéria vamos explicar todas as regras para cadeirinha automotiva para manter sua criança em segurança.

Tipos de cadeirinhas para bebês

Já se sabe que o uso da cadeirinha para crianças é de extrema importância para sua segurança. Desse modo, vamos apresentar os principais modelos disponíveis conforme a lei.

Conheça o bebê conforto, a reversível e o booster e entenda qual é indicado para cada fase da criança. Antes disso, há um aviso muito importante: sempre faça a verificação da cadeirinha para saber se é aprovada e certificada pelos órgãos de segurança.

Bebê conforto

Esse equipamento, segundo as definições da lei, é indicado para bebês recém-nascidos até completarem 1 ano. Mas existem pontos de atenção, como o peso limite de 13 kg e o comprimento do bebê, sua cabeça não pode ultrapassar o topo.

A instalação de um bebê conforto é simples e deve respeitar algumas instruções, como mantê-lo de costas para a frente do carro

Reversível

A famosa cadeirinha para crianças é recomendada para crianças de 1 até 4 anos. Em geral, a faixa de peso indicada pelos fabricantes do equipamento é de 9 kg a 18 kg. Essas cadeirinhas precisam ter cinto de segurança próprio

Assento elevado (Booster)

O booster, ou assento de elevação, é utilizado por crianças entre 4 e 10 anos que pesam de 15 kg a 36 kg. Vale lembrar que, ao ultrapassar o tamanho de 1,45 m, já é possível usar o assento do veículo sem o uso do equipamento.

Contudo, se a criança atingir os 10 anos e não tiver a altura, ela deve continuar utilizando o assento elevado.

Cinto de segurança 

O mais comum e tradicional, quando falamos de cadeiras de carro para crianças, é o cinto de segurança. Nesta fixação, as cadeirinhas são presas por meio do cinto de segurança do carro. Há algumas seções por onde o cinto passa fixando firmemente o equipamento ao banco.

O modelo é mais barato, mas a grande desvantagem dele é a montagem e desmontagem. Para quem pretende colocar e tirar a cadeirinha do carro a todo momento, não é uma boa indicação. 

Além disso, caso a instalação seja mal feita, pode interferir na segurança da criança. Os cintos precisam estar bem presos, sem folga.

Isofix 

cadeira de criança para carro isofix

Este modelo é mais moderno e está presente nos carros mais atuais. O Isofix é um sistema que faz com que as cadeiras de carro para criança sejam plugadas no automóvel. Esses plugues são bem pequenos, discretos e costumam ficar próximos aos encaixes inferiores dos cintos de segurança dos bancos traseiros.

Entre as vantagens desse produto estão a praticidade e a segurança. Para quem tem o hábito de tirar e colocar a cadeirinha, o processo todo pode ser resolvido num clique. Os encaixes são soldados diretamente na carroceria do veículo. 

No entanto, por ser uma opção mais moderna, pode ser que você não encontre o Isofix em todos os carros. O investimento neste tipo de produto também é maior.

Tipo de cadeira de carro para cada idade

Primeiramente, é importante saber que há uma lei que determina o uso das cadeiras de carro para crianças. Trata-se da Lei nº 14.071 disponível no site do Planalto.

Essa lei e esses itens para o transporte das crianças são elaborados para que o risco de morte ou lesões graves diminuam numa colisão. Também podem ser extremamente úteis numa freada brusca do carro.

Para ter uma noção da importância, quando essas cadeiras de carro para criança são utilizadas corretamente, o risco de morte diminui em até 71%Veja o vídeo abaixo onde o Major Roberto Martins, do Batalhão de Trânsito de Goiás, explica a importância dessas diretrizes.

Veja abaixo qual tipo de assento utilizar no seu carro:

  • Bebê conforto ou conversível – crianças com até um ano ou 13 kg;
  • Cadeirinha – criança com idade superior a 1 ano e inferior ou igual a 4 anos, ou que tenham peso entre 9 e 18 kg;
  • Assento de elevação – criança com idade superior a 4 e inferior a 7,5 anos ou que tenham até 1,45 m e peso entre 15 a 36kg;
  • Cinto de segurança do veículo – criança com idade superior a 7,5 anos e inferior ou igual 10 anos, ou que tenham altura superior a 1,45m.

Vale lembrar que é importante que você respeite o limite máximo definido pelo fabricante do equipamento. Se ainda tiver dúvidas sobre qual dispositivo utilizar é só deixar seu comentário que iremos te ajudar.

Multa para quem descumpre o uso das cadeiras de carro para crianças

Devido a mudança imposta pelo govenro Jair Bolsonaro, a multa pela ausência de cadeirinha foi retirada. Contudo, permanece vigente a perda de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para tal ato. Logo, não há mais valores para serem desembolsados, mas um projeto de lei prevê punição com advertência por escrito.

Antigamente, a infração era considerada gravíssima, com multa de R$ 293, mais a perda de sete pontos na CNH. Hoje, fica apenas a perda dos pontos.

Quais são as exceções desta lei?

É bom mencionar que há algumas exceções na lei, como veículos de transporte coletivo (ônibus, vans, táxis, Ubers, etc.). A obrigatoriedade para o uso de cadeiras para crianças não se aplica para automóveis com peso bruto acima de 3,5 toneladas.

É admitido que, em casos de superlotação de crianças ou de veículos só com banco dianteiro, a que tiver maior estatura pode ir no banco da frente. Isso, é claro, utilizando o cinto de segurança ou a cadeira de carro para criança, conforme a faixa etária.

Se ainda tiver dúvidas, consulte nosso guia completo sobre a Lei da Cadeirinha e saiba como deixar sua criança segura.

Evite imprevistos: faça um seguro na Minuto

Investir em um seguro auto não é apenas uma decisão inteligente – é uma medida de proteção essencial que oferece paz de espírito e segurança em uma variedade de situações imprevisíveis. Afinal, nunca se sabe quando um imprevisto pode ocorrer.

E se você não quer pagar caro, não existe outro jeito: para economizar até 30% no seguro você precisa comparar.

Para te ajudar nesse momento, utilize a Minuto Seguros. Em poucos cliques, você pode comparar os preços do seu seguro em até 17 seguradoras.

Além de economizar, são muitas as vantagens de fazer uma cotação de seguro online na Minuto Seguros. Conheça algumas delas:

  • Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
  • Confiabilidade: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras simultaneamente;

Veja como simular o seguro

Agora que você já sabe tudo sobre as regras de cadeiras de carro para crianças, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas na hora de fazer o seguro auto.

Continua com dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.

3 comentários sobre “Cadeirinha de carro para bebês e crianças: veja as regras que você deve seguir

  1. Oi Wilma, tudo bem? Segundo as normas do COTRAN, até o primeiro ano de vida os bebês devem ser transportados em cadeirinhas de segurança do tipo bebê conforto. Esse dispositivo deve ser instlado de costas para o movimento do veículo.

  2. Informações absolutamente cruciais para os pais e qualquer pessoa que viaje com crianças! Garantir sua segurança no carro é fundamental, e entender qual tipo de cadeirinha corresponde à idade e peso delas é imprescindível. É ótimo ver essas diretrizes tão claramente explicadas.

    Além disso, mesmo que a multa por não ter uma cadeirinha de carro tenha sido removida, é importante lembrar que a segurança deve sempre vir em primeiro lugar. Perder pontos na carteira de motorista ainda pode ter consequências graves, então é sábio seguir essas regulamentações. Obrigado por compartilhar essas informações valiosas! 🚗👶👪 #SegurançaInfantil #CadeirinhasParaCarro #DicasParaPais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *