1. Home
  2. »
  3. Carro

Qual o limite de insulfilm permitido por lei? Veja como usar a película

Quer saber qual o limite de insulfilm permitido por lei? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou trazer essa resposta e muito mais sobre a aplicação de insulfim no carro.

Há uma dúvida bastante comum entre as pessoas que compram um carro e querem modificar o veículo: qual o insulfilm correto para colocar no vidro? A resposta para essa questão deve estar embasada na lei e não em achismos de profissionais que aplicam a película protetora contra os raios solares, mas poucas pessoas têm esse conhecimento.

Respeitar esse limite é um ponto muito importante, há muitas pessoas que tomam multas e desconhecem a causa, além, é claro, de serem obrigados a retirarem a película sem ao menos saber o motivo da penalidade.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Qual a origem do nome insufilm

Antes de falar de fato sobre o limite do insulfilm, sabia que esse termo foi dado por conta da primeira marca. Hoje em dia, esse nome aparece no selo holográfico de autenticidade e foi o que tornou a película famosa. No entanto, a lei de limite de insulfilm vale para todas as marcas de películas de escurecimento, independentemente da marca ou modelo.

Para que ele serve

Qual é a finalidade da película e por que as pessoas buscam a instalação desse acessório no carro? Bom, o insulfilm é usado nos vidros dos carros para ajudar em diversos pontos, como:

  • Saúde – a película protege o condutor da ação do sol em um dia com raios muito fortes. Além disso, existem películas que bloqueiam até 99% das emissões de raios UV, o que é um ponto importante no combate a doenças de pele.
  • Segurança – elas diminuem a visibilidade da parte de dentro do veículo. Isso pode ajudar na diminuição de vidros estourados, por exemplo, pois os bandidos não conseguem identificar se há algum objeto de valor dentro do carro. As películas, recentemente, lançaram modelos bem interessantes e que são denominadas anti-vandalismo, que protegem quase como um vidro de carro blindado, mas com uma proteção menor, pois é resistente até certo ponto – não tem a função, por exemplo, de ser à prova de tiros.

Quais são as películas mais utilizadas

As películas mais utilizadas são as películas G5, G20 e G35. Os números indicam a transparência da películas, sendo:

  • G35 (mais clara) –  que menos interfere na visibilidade e permitida por lei.
  • G20 (intermediária) – transparência média e permitida por lei.
  • G5 (mais escura) – esse tipo de película é proibida por lei.

Agora você já sabe qual insulfim é permitido por lei em 2022.

Qual a lei que regulamenta o limite do insulfilm

As leis referentes ao limite de insulfilm passam pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que, por sua vez, atribui a competência ao CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que avalia as normas de regulamentação referente a aplicação de películas de escurecimento, em 2007, foi expedida a Resolução restringe o uso de alguns modelos e porcentagens de visibilidade.

O número da lei presente nessa Resolução feita em 2007 é nº 254.

Por que há limite para sua instalação de insulfilm

Respeitar a medida de insulfilm permitido é muito importante para que o motorista fique mais seguro enquanto dirige, ela não é por acaso, já que um vidro muito escuro pode causar acidentes, pois prejudica bastante a visão do condutor.

Imagine a seguinte situação: você está em um cruzamento e precisa ter uma visão mais ampla do que está acontecendo ao seu redor e não consegue enxergar devido a falta de visibilidade. Tomar esses cuidados é muito importante para prevenir-se de acidentes e manter a segurança de todos no trânsito.

Por isso, ao colocar a película protetora, lembre-se de que há o nível insulfilm permitido e isso precisa ser levado em consideração.

Em lojas especializadas, os profissionais saberão exatamente qual mais indicado para o seu carro, seja em questão de visibilidade ou até de cores. O mercado atual de insulfilm pode oferecer tonalidades que se adequem a cor do carro, como as verdes, pretas, espelhadas e etc.

Qual o limite de insulfilm permitido

Não são todas as películas que podem ser colocadas nos vidros dos carros. Há um limite máximo, pensando na dirigibilidade do motorista e, é claro, na segurança de todas as pessoas, sejam elas os passageiros ou os pedestres.

E esses limites de insulfilm permitido podem variar de acordo com o vidro escolhido, como: o para-brisa, vidros laterais e vidro traseiro.

Esse limite de porcentagem é definido por meio de um medidor que analisa a passagem de luz chamado luxímetro. Para que o aparelho funcione perfeitamente, ele deve estar regularizado e aprovado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Metrologia).

Confira abaixo esses limites:

  • Parabrisa: é permitido colocar película com escurecimento de até de 25%. Ou seja, o grau de transparência deve ser de 75%. Caso esteja além do autorizado, você poderá ser parado, multado e obrigado a remover o insulfilm.
  • Vidros laterais que são utilizados para dirigibilidade: o limite de insulfilm permitido é de 70% de transparência. Essas películas laterais podem ser mais escuras, mas também devem ter um mínimo de visibilidade.
  • Vidro traseiro: nele também deve ser respeitada a transparência de 70%;
  • Vidros laterais que não são utilizados na condução do veículo: a transparência permitida é de 28%;
  • Teto do veículo: não existe um limite para o vidro no teto solar do carro.

Qual a multa por usar insulfilm incorretamente?

Andar dentro dass leis de trânsito é uma das muitas obrigações dos condutores e proprietários de carros. Se você não seguir as regras você será multado e a multa por insulfilm irregular é pesada:

  • Valor da multa: R$ 195,23;
  • Pontos na CNH: cinco pontos;
  • Outras penalidades: será necessário remover o insulfim do veículo ou o veículo pode ser retido para regularização.

Agora que você já sabe das penalidades de usar película irregular no carro você deve correr para regularizar seu carro.

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Mais do que proteger o seu carro com manutenções e revisões, fazer um seguro auto é essencial para garantir que ele esteja coberto nas mais diversas situações. Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 16 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros, ou se preferir pode ligar gratuitamente para 0800 773 3000 e falar diretamente com um consultor.

3.99 / 161 votos

[addtoany]

Comentários

  1. Só para complementar , o agente de trânsito, só poderá aplicar a multa ou mandar tirar a película se o mesmo estiver com o luxímetro , o agente não pode atuar em base de achismo o mesmo é obrigado a ter o aparelho ,caso contrário ele não pode nem pedir para tirar e nem multar ok .
    Grato : Só Film instalação de windowfilm.

  2. Me multaram sem medir a transparência do vidro. Estava usando permitido e mesmo assim eles multaram so porque a Chancela era 28% nos vidros laterais. Sendo que o carimbo não e o certo .

    1. mas 28% só estaria errado de fosse no parabrisa da frente, que o limite é 25%. nos laterais o limite é 72%.

      Art. 3º A transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% para os vidros incolores dos pára-brisas e 70% para os pára-brisas coloridos e demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

      § 1º Ficam excluídos dos limites fixados no caput deste artigo os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo. Para estes vidros, a transparência não poderá ser inferior a 28%.

      § 2º Consideram-se áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo, conforme ilustrado no anexo desta resolução:

      I – a área do pára-brisa, excluindo a faixa periférica de serigrafia destinada a dar acabamento ao vidro e à área ocupada pela banda degrade, caso existente, conforme estabelece a NBR 9491;

      II – as áreas envidraçadas situadas nas laterais dianteiras do veículo, respeitando o campo de visão do condutor.

      § 3º Aplica-se ao vidro de segurança traseiro (vigia) o disposto no parágrafo primeiro, desde que o veículo esteja dotado de espelho retrovisor externo direito, conforme a legislação vigente.

    1. Olá, Tiago, como vai? A lei diz que só pode ser multado caso haja a verificação pelo aparelho homologado. Porém os policiais podem acabar multando você por conta da chancela.

      1. A resolução do CONTRAN não é tão taxativa assim. Art. 10. A verificação dos índices de transmitância luminosa estabelecidos nesta Resolução será realizada na forma regulamentada pelo CONTRAN, mediante utilização de instrumento aprovado pelo INMETRO e homologado pelo DENATRAN.

        e a resolução também fala da marcação no próprio vidro:

        Art. 7º A aplicação de película não refletiva nas áreas envidraçadas dos veículos automotores, definidas no art. 1º, será permitida desde que atendidas as mesmas condições de transparência para o conjunto vidro-película estabelecidas no art. 3º desta Resolução.

        § 1º A marca do instalador e o índice de transmissão luminosa existentes em cada conjunto vidro-película localizadas nas áreas indispensáveis à dirigibilidade serão gravados indelevelmente na película por meio de chancela, devendo ser visíveis pelos lados externos dos vidros.

        Art. 8º Fica proibida a aplicação de películas refletivas nas áreas envidraçadas do veículo.

  3. É uma situação delicada pq se eles não tem o medidor e pedir para tirar a película, tem que tirar e aceitar a multa caso contrário eles cogitam apreender o veículo, então melhor ir embora com seu carro e pagar 195,00 do que brigar por não ter medidor e esperar por esse medidor.acabamos por ficar sem muitas opções pelas dores de cabeça.

  4. Meu nome é . Braz . Hoje 06 / 05 / 2018 . Um guarda mim fez remover minhas películas que eram azuis . Com um pouco espelhadas . Mas eram trasparentes e dentro pra fora .
    e mesmo assim ele todo cheio de ingnorancia mim fez retirar . Sem medir visibilidade . Achei bem constrangedor.

  5. Receba a notificação, posterior a isso, recorra e por fim denuncie o agente para corregesoria por aplicar a multa indevidamente caso não realize a medição.

  6. Art. 8º Fica proibida a aplicação de películas refletivas nas áreas envidraçadas do veículo.

    Tá errada a ignorância só

  7. Boa tarde quero colocar isufilm no meu carro pois viajo em rodovias federais qual número correto para não ter supreza nas estrada

    1. Olá, José, no texto dizemos qual o limite de escurecimento de cada vidro do carro, é válido tanto para as rodovias quanto para o trânsito da cidade.

  8. A transparência da superfície envidraçada considera o conjunto vidro-película, conforme art. 7º da Resolução do CONTRAN. Ou seja, a transparência da película, por si só, não é o fator determinante para aferir se o conjunto vidro-película está em conformidade com o art. 3º da Resolução do CONTRAN. è preciso considerar a transparência do conjunto vidro-película. Assim sendo, um carro que como o meu que já saia de fábrica com vidros esverdeados com 70% de transparência estará limitado à aplicação das seguintes películas: (1)para-brisa e vidros laterais dianteiros: película de no mínimo 100% de transparência, que quando compor com o vidro resultará em transparência de 70% (70% x 100%).(2)vidros traseiros: película de no mínimo 40% de transparência, que quando compor com o vidro resultará em transparência de 28% (70% x 40%). A maioria das aplicações de películas está fora do exigido por lei, porque o vendedor “se esquece” que a transparência do vidro entra na conta do CONTRAN, conforme mostrado acima.

  9. Me abordaram e me pediram para retirar a película de 25% na frente da parati , eu sem conhecimento da lei acabei tirando , se soubesse e não tirasse, eles fizessem a multa , como ria recorrer ?
    Eles não tina o luxímetro .

  10. Quero saber qual a película permitida em números..
    Qual a permitida ??
    G20 no carro todo e G35 na frente é permitido??
    Obrigada..
    Aguardo a resposta..

  11. Olá. No vidro dianteiro do meu carro, vem o adesivo escrito 75% e logo em baixo a lei então e resolução que é citada aqui no texto e trata sobre isso. No caso, esse valor que vem escrito no adesivo é o valor de transparência né? Que no caso do meu, está no limite, mas ainda dentro do permitido.
    E vi em um outro comentário aqui que o policial pode acabar querendo multar por causa da chancela. Chancela seria esse adesivo?
    Obrigado.

    1. Prado, como vai? Sim, o número 75 indica a porcentagem de transparência do vidro. A chancela são parecidas com um carimbo, ficam localizadas nos cantos inferiores das janelas.

  12. Recebi notificação de multa insufilme aplicada por agente trânsito via tablet, mas não fui parada. Isso é permitido? E meu.insufilme está dentro das nornas

    1. Marcos, é permitido que coloque a película no vidro da frente, mas o limite de insulfilm permitido para este caso é de 25%. Não vai escurecer muito, mas esse limite é permitido.

    1. Leonardo, como vai? Isso vai depender da pessoa que está fazendo a autuação. Do contrário, você levará multa e terá o veículo retido para regularização.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.