1. Home
  2. »
  3. Carro

Como parcelar IPVA atrasado: veja como renegociar e pagar

parcelamento ipva

Quer saber mais sobre como parcelar ipva atrasado? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você irá entender como parcelar IPVA atrasado e como fazer o pagamento.

Novidade para quem está com o IPVA atrasado e quer renegociar os valores! Desde o mês de setembro de 2020, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP), que é a responsável pela cobrança dos tributos estaduais, abriu a possibilidade para quem está com débitos referentes ao tributo dos carros realizar o parcelamento do IPVA e quitar as dívidas, seja de 2019 ou de anos anteriores.

Um dos grandes diferenciais dessa medida é a possibilidade de parcelamento no boleto – as pendências poderão ser divididas em até 10 vezes – um grande chamariz para quem não dispõe do dinheiro à vista para o pagamento. Caso haja acordos não cumpridos em parcelamentos feitos em outras oportunidades, eles poderão ser refeitos.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Por conta do parcelamento em até 10 vezes no boleto, a expectativa é que a arrecadação mais do que dobre em comparação aos anos anteriores, chegando aos R$ 400 milhões para os cofres públicos. Em 2019, por exemplo, foram realizados 103.787 parcelamentos, que juntos arrecadaram cerca de R$ 162 milhões, segundo a gestão.

Para que serve o IPVA

O IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto que incide sobre a propriedade de veículos, ou seja, se você tem um carro, precisará pagá-lo.

Vale ressaltar que ele é estadual, isso significa que somente os estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo. Por não ser algo nacional, há diferenciação nas alíquotas e, consequentemente, nos preços. O IPVA de um Onix em São Paulo é diferente do valor do IPVA do mesmo modelo no Rio de Janeiro, por exemplo.

O pagamento do IPVA deve ser realizado anualmente, no início do ano, pelos proprietários de todo e qualquer veículo automotor ao qual seja exigido emplacamento. A arrecadação é feita da seguinte forma: 50% para o estado e 50% para o município onde a placa em questão foi colocada. E você pode saber mais sobre lendo o nosso guia do IPVA 2020!

Como parcelar IPVA atrasado

Para pagar o IPVA atrasado, os proprietários de veículos devem acessar o site da Secretaria de Fazenda (Sefaz) ou do Detran do estado e emitir uma guia, calculada com as multas cabíveis e expedida com uma data de pagamento atualizada.

Confira, abaixo o passo a passo:

  • Ao acessar a página de Dívida Ativa da Procuradoria, é necessário clicar em “Consultar” e, posteriormente, em “Consultar Débitos”;
  • Na hora de escolher como pagar, existirá uma opção de “Parcelamento”. Basta clicar em cima do botão para escolher a melhor opção – lembrando que parcelamento do IPVA pode ser feito em até 10 vezes;
  • Ao chegar no final deste processo, já será possível emitir o termo de adesão ao acordo, além, é claro, das guias de recolhimento. O pagamento desses boletos poderá ser realizado em qualquer agência bancária ou até mesmo em lotéricas.

Se houver dúvidas em relação ao processo de parcelamento de IPVA, o site oferece uma área com os manuais de parcelamento para o IPVA, além de um canal de atendimento à população.

Como pagar o IPVA atrasado

Primeiramente, para quem está com o IPVA atrasado e deseja fazer o parcelamento, é necessário identificar as dívidas. Se você ainda não sabe o valor devido, o governo estadual informou que os débitos podem ser consultados no site da Procuradoria Geral do Estado, dentro da página Dívida Ativa, utilizando apenas o número do documento do veículo.

Após realizar essa verificação, o contribuinte poderá optar por dois caminhos: realizar o parcelamento do IPVA ou a fazer o pagamento na totalidade. Esta última opção pode ser feita por meio de um boleto bancário.

É possível parcelar IPVA atrasado no boleto?

É importante destacar que após consultar os débitos no site da Dívida ativa, informando o número do documento do veículo, o contribuinte poderá liquidar ou parcelar os débitos no portal. Com isso é possível gerar os boletos e realizar o pagamento.

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Mais do que proteger o seu carro com manutenções e revisões, fazer um seguro auto é essencial para garantir que ele esteja coberto nas mais diversas situações. Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 16 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros, ou se preferir pode ligar gratuitamente para 0800 773 3000 e falar diretamente com um consultor.

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.