Mantenha o lubrificante do motor sempre em boa qualidade

Conhecer algumas informações sobre a mecânica do automóvel pode parecer supérfluo para algumas pessoas, mas, em momentos de necessidade, como em pane elétrica, pode salvar de complicações. E o conhecimento não precisa ser de um profissional, mas algumas questões específicas são bem importantes. Um exemplo é a questão do lubrificante do motor, pois muitos motoristas não conseguem identificar como está o produto e se ele está desempenhando a função de maneira correta.

lubrificante do motor

Aprender essas questões essenciais mostra-se fundamental, principalmente quando pegamos uma estrada para fazer uma viagem de carro. Por isso, alem de termos alguns conhecimentos em mecânica, é importante fazer uma revisão antes de viajar de carro e checar alguns componentes da mecânica do veículo, como: o lubrificante do motor e o óleo do motor.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Outro método para não passar por apuros é contratar um seguro auto. Já imaginou ter seu veículo roubado, furtado ou sofrer uma colisão? Em casos de problemas com o lubrificante, no qual será necessário estacionar o carro, a assistência 24 horas pode aparecer para guinchar o carro. Por isso, cote com a Minuto seguros para obter a melhor oferta e plano para o seu perfil. Só nós cotamos em mais de 10 seguradoras. Preencha o formulário em nosso site clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando a falar sobre o lubrificante do motor, confira os detalhes desse produto essencial para o bom funcionamento do carro.

O que é o lubrificante do motor?

lubrificante do motor - O que é o lubrificante do motor?

O lubrificante do motor é um óleo de origem vegetal, animal ou mineral. Não é incomum encontrar esses produtos sintéticos, feitos em laboratórios. Quando o lubrificante do motor é constituído por dois ou mais componentes, é chamado de óleo composto.

Independentemente de qual for o tipo de lubrificante, a sua função é reduzir a temperatura, desgaste e o ruído do motor. Isso resulta em aumento da vida útil de todas as peças.

A troca do óleo lubrificante

lubrificante do motor - A troca do óleo lubrificante

Para quem usa pouco o carro, a troca do óleo lubrificante deve ser feita de 10 a 15 mil quilômetros. Já para quem roda bastante, a troca deve ser realizada de 5 a 7 mil quilômetros.

Algo que o motorista deve fazer é verificar as indicações do fabricante para auxiliá-lo nas informações. No manual do veículo há citações para fazer a troca, como: qual o período correto, quanto da substância usar e até qual deve ser a origem do óleo. É essencial que o proprietário do carro siga estas recomendações para garantir a melhor durabilidade do motor.

O nível do lubrificante

lubrificante do motor - O nível do lubrificante

Essa é uma verificação simples: no reservatório do óleo do motor há uma vareta com a sinalização mínima que o lubrificante precisa estar. Ao retirar essa vareta do reservatório, a marca do óleo vai estar evidente, lhe informando se está no nível, acima ou abaixo. Caso não consiga fazer essa análise, qualquer frentista em um posto de gasolina pode informar o nível do óleo lubrificante.

É muito importante que o proprietário do veículo atente-se ao nível de lubrificante que está no motor, pelo menos, mensalmente. Com o tempo de uso, o líquido diminui e se o motorista não completar novamente, danifica o motor do automóvel.

Procure um profissional para análises profundas

lubrificante para motor - Sempre procure um profissional

Profissionais especializados no assunto podem informar outras questões além do nível do óleo. Às vezes, o óleo está num bom nível, mas a viscosidade pode informar outros problemas, como má lubrificação de peças. vazamentos e afins.  Esse tipo de “olhada”, com um bom mecânico e de confiança, não leva mais do que 10 minutos.

O filtro de óleo

lubrificante do motor - O filtro de óleo

É válido lembrar que não só o lubrificante precisa ser trocado, mas o filtro dele também. Sempre que for repor o líquido, realizar a troca do filtro de óleo junto garante o melhor aproveitamento da manutenção.

Cor do óleo lubrificante

lubrificante do motor - Cor do óleo lubrificante

Um erro muito comum que as pessoas cometem é pensar que o lubrificante do motor deve ser trocado por conta da coloração diferente. É importante saber que para trocar, basta checar o tempo indicado no manual do veículo. Se estiver com dúvidas em relação a coloração do óleo, leia esse texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *