1. Home
  2. »
  3. Seguro Residencial

Infiltração na parede: passo a passo para resolver a infiltração

Quer tirar suas dúvidas sobre infiltração na parede? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você irá entender porque ela ocorre, quais são os problemas que pode causar e como tirar a infiltração da sua parede.

Seja no banheiro, cozinha ou áreas externas, poucas coisas são tão problemáticas quanto a infiltração. Esse problema não é apenas estético, mas pode trazer problemas estruturais ao seu imóvel e, em casos mais extremos, até mesmo problemas de saúde decorrentes do mofo.

Pensando em te ajudar a resolver a infiltração na parede, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para proteger sua casa ou apartamento de infiltrações.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

O que é uma infiltração?

Muitas pessoas confundem a infiltração com vazamento, mas, apesar de ambos serem causados pela água, são problemas totalmente diferentes. A infiltração é um problema causado pela penetração de água na estrutura do imóvel e normalmente ocorre quando a impermeabilização dos materiais é feita de maneira inadequada.

Um ponto importante é que se a infiltração é pequena, você pode tentar resolver o problema usando um selante impermeável. Se o problema persistir ou for mais grave, você deve procurar ajuda de um profissional. Infiltrações na parede podem causar danos graves à seu imóvel, por isso é importante tratar o problema o mais rápido possível.

Como identificar a infiltração na parede?

Depois dos primeiros sinais de dano é fácil identificar uma infiltração. Você deve ficar atento ao seguinte:

  • Deformações na parede;
  • Bolhas e manchas na pintura;
  • Tinta descascando em placas;
  • Rodapés soltando da parede ou apresentando manchas;
  • Rachaduras no teto ou paredes.

Existe outro problema que é um sinal de infiltração,  mas que deve ser encarado com mais cuidado que é o aparecimento de mofo. A inalação do mofo pode fazer com que alguma partícula de fungo chegue até seu pulmão e cause doenças respiratórias como pneumonia e sinusite fúngica.

O que pode causar infiltração na parede?

A infiltração é um sintoma de outros problemas maiores que seu imóvel pode estar enfrentando, por isso é importante ficar atento. Confira abaixo os principais problemas que levam a ela:

  • Falta de impermeabilização da fundação do imóvel ou mesmo de áreas como pisos e lajes;
  • Rompimento de tubulação hidráulica;
  • Telhas quebradas ou mal encaixadas;
  • Revestimento mal feito nas áreas úmidas  ou molhadas;
  • Problemas estruturais nas áreas externas que levam ao aparecimento de fissuras ou trincas;
  • Umidade do solo decorrente da execução incorreta da fundação do imóvel.

Os problemas acima são os mais comuns, mas é importante sempre contar com ajuda de um especialista para diagnosticar o problema.

O que fazer quando a infiltração na parede aparece?

Infiltração na parede pode ser um problema sério em um imóvel, se não for tratada, pode causar danos estruturais graves. Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer para consertar o problema. Primeiro, você precisa determinar a causa da infiltração como já explicamos acima.

Sabendo o causador do problema, você pode resolver coisas mais simples como telhas quebradas ou calha entupida com facilidade. Porém, caso não seja algo tão simples, é importante contar com a ajuda de um profissional para mapear o problema e realizar a manutenção adequada.

Não existe em contatar um impermeabilizador ou bombeiro hidráulico/encanador especializado, pois apenas esses profissionais vão conseguir resolver o problema que causou a infiltração e evitar danos maiores ao ímovel.

Passo a passo para acabar com a infiltração

Poucas coisas são piores do que descobrir que existe uma infiltração na parede. Se você está nessa situação, veja esse conteúdo até o fim e saiba qual o passo a passo para resolver esse problema.

  • Passo 1: descubra a origem da infiltração

    Em primeiro lugar, é necessário descobrir a origem da infiltração, como canos de água com vazamentos, por exemplo, e fazer o reparo. Não adianta tentar fazer emendas, porque esse é um problema sério e que só vai piorar com o tempo. Nessa mesma matéria você pode visualizar os principais causadores de infiltração.

  • Passo 2: remoção da parede danificada

    Depois de identificada a origem é preciso remover pintura, massa corrida e argamassa deterioradas até 30 centímetros acima da  umidade observada na parede. 

  • Passo 3: aplique um impermeabilizante ou selante

    Com a tinta, massa corrida e argamassa removidos é hora de procurar por pontos com fissuras ou quebrados e aplicar um impermeabilizante ou selante mais adequado à situação. Para paredes você pode escolher entre argamassa polimérica, emulsão acrílica, manta asfáltica ou emulsão asfáltica dependendo do problema e da gravidade da situação.

  • Passo 4: hora de voltar com o acabamento

    Depois do problema resolvido é hora de voltar com a argamassa, massa corrida e pintura. De preferência a produtos com aditivos de impermeabilizante para garantir uma maior proteção contra problemas futuros.

Contrate seu seguro residencial com a Minuto Seguros

Com o seguro residencial, seu lar fica protegido contra danos elétricos, incêndio, roubo e furto, danos a vidros e até assistências extras como chaveiro, encanador, eletricista ou desentupidor. Com a Minuto Seguros, você consegue personalizar a sua apólice e escolher quais coberturas do Seguro Residencial quer incluir.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 773 3000 e fale diretamente com nossos consultores.

 

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile