1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Como economizar no seguro auto em 2022? Veja as dicas para pagar menos!

Economizar seguro auto - imagem de um motorista olhando para trás

Saber como economizar no seguro auto é um assunto muito pesquisado, já que ter seguro é praticamente indispensável.

Uma vez que a inflação e o custo de vida também estão altos, é natural que as pessoas comecem a procurar formas de reduzir custos, mas manter benefícios, como a garantia do seguro.

Por isso, neste conteúdo, iremos abordar dicas sobre como economizar no seguro auto.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Quer ver? Então acompanhe:

Como economizar no seguro auto?

O primeiro passo para entender como economizar no seguro auto é compreender como são compostas as coberturas e quais as suas necessidades.

O valor dos seguros de carro, na pandemia, chegou a cair até 35%. Embora outras coisas tenham aumentado de valor, como os próprios veículos, que experimentaram valorização recorde nos últimos meses, em 2021.

Com grande parte da produção parada, faltou veículo 0km no mercado e o preço dos seminovos subiu. Com isso, muitas pessoas que se programaram para comprar carro acabaram gastando mais, então tornou-se ainda mais relevante saber como economizar em outras frentes.

Veja a seguir as dicas:

1. Entender a sua necessidade e qual a cobertura

Em geral, quando contratamos um seguro compreensivo, nós temos as chamadas coberturas básicas, que normalmente cobrem roubo e problemas como explosão e incêndio, entre outros.

No entanto, existem as coberturas adicionais, que podem ser contratadas de acordo com a necessidade de cada cliente.

Se para você for muito importante ter um carro reserva, vale a pena ter incluir essa cobertura, bem como coberturas de vidros e quebra de acessórios. Tudo depende de uma análise para compreender o que é prioridade para o segurado.

2. Cotar e comparar preços

Não fechar o primeiro seguro logo de cara é uma forma de pesquisar melhor o mercado e comparar preços. Cotar com uma corretora que ofereça diferentes opções de seguradoras, como a Minuto, é sempre vantajoso para analisar o custo x benefício de cada alternativa.

3. Aproveite descontos

Às vezes, é possível ter o valor da apólice reduzido ao migrar de seguro ou ao renovar. Neste segundo caso, por exemplo, existe a classe de bônus, que dá ao segurado um desconto na renovação caso ele não tenha precisado acionar o seguro durante a vigência do contrato anterior. .

Sempre esteja de olho no que as seguradoras têm a te oferecer, se existe algum programa ou incentivo à fidelização e quais os descontos que pode obter.

4. Escolha uma boa seguradora

Escolher uma seguradora que tenha solidez e boa reputação no mercado é imprescindível.

É isso que garantirá a sua assistência e a certeza de ser atendido em casos de acionamento do seguro. .

5. Estude se compensa aumentar a franquia ou o valor do prêmio

Entender a precificação também é essencial para saber como economizar no seguro auto. Geralmente, quando a franquia é maior, o seguro fica mais barato, em função do valor do prêmio.

Então cabe pensar no que é mais adequado para você, como cliente, em cada momento. Prefere pagar menos pela apólice, mas no caso de um sinistro, ter que arcar com uma franquia maior? Existe planejamento para que você possa arcar com isso se acontecer?

Decida com base em sua situação, pois cada cliente é específico. Então suas necessidades podem ser diferentes das dos demais.

Mas tenha muita atenção também às coberturas, para não gerar expectativas que não poderão ser pleiteadas e saber o que o seguro não cobre. Sempre consulte sua apólice e esteja bem atento a ela.

E o restante das coberturas do seguro auto?

Pergunte-se sempre qual é o seu estilo e a sua maneira de utilizar o veículo.

O propósito de economizar no seguro auto funciona para a cobertura de vidros, assistência 24 horas, guincho ilimitado, faróis e lanternas. Você faz viagens muito longas? Costuma ir para grandes distâncias com o seu carro? Caso a resposta seja negativa, não há necessidade de contratar um seguro com assistência de guincho ilimitada, por exemplo. É uma forma de baratear o preço final e, mais uma vez, economizar no seguro auto.

Mas, agora, pense na possibilidade de incluir cobertura para vidros, lanternas e faróis. A diferença no preço final será muito pequena. Não incluir essas coberturas é uma economia muito pequena perto do gasto que você pode ter. Se precisar usar, caso um desses itens for danificado, o preço, com certeza, será muito maior. Vidros com insulfilm ainda têm o custo adicional por conta da película e o preço só sobe. Agora, na apólice de seguro, você já sabe qual será o valor da franquia caso um dos vidros quebre.

Antes de contratar um seguro de carro, é importante conversar com um profissional qualificado e que entenda do ramo. Por isso, nós temos um texto para entender qual é o seguro mais adequado para você.

Aproveite serviços e benefícios para economizar no seguro auto

Outra dica é aproveitar para economizar no seguro auto é a utilização de novos produtos e serviços que as seguradoras oferecem juntamente à apólice. Esses serviços e assistências nem sempre estão ligados ao seguro de carro.

Um seguro de automóvel pode incluir assistências muito bacanas para a sua residência e fazer com que você economize bastante. Por exemplo, a necessidade de chaveiro ou encanador, reparo de linha branca e outras . Em alguns seguros há essas assistências. Para conferir essa informação, dê uma olhada na sua apólice ou fale com o seu corretor.

Para quem for cliente da Minuto Seguros, você pode entrar em nossa página Fale Conosco.

Assista o vídeo de como economizar no seguro auto

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre como economizar no seguro auto, o Salvador tem algumas dicas super bacanas para quem quer poupar grana. Primeiramente, ele sabe que nem sempre economia é sinônimo de preço baixo, conforme nós já falamos acima. E as dicas ainda continuam muito atuais!

Veja mais no vídeo abaixo:

Conseguiu compreender melhor como economizar no seguro auto? Precisa de ajuda para cotar o seu, de forma prática e rápida? Cote agora!

5 / 1 voto

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.