1. Home
  2. »
  3. Viagem

Indenização do seguro viagem: como solicitar o pagamento?

Ninguém gosta de passar por imprevistos indesejados, ainda mais quando eles acontecem durante uma viagem. Por isso, a contratação do seguro é importante para que todos os viajantes possam pensar somente na diversão e não preocupar-se com prejuízos. Entretanto, como trata-se de um produto delicado, sempre há dúvidas: como funciona a indenização do seguro viagem é um exemplo. Portanto, continue lendo para saber mais sobre o assunto.

indenização do seguro viagem

Não é novidade que o seguro é um produto com muitas particularidades. Por conta disso, é importante contar com a ajuda de um especialista da área para sanar as possíveis dúvidas. Estas questões podem ser relacionadas com coberturas, condições e, principalmente, à indenização do seguro viagem.

Afinal, como a companhia ajuda o segurado que está fora do país? E dentro do país? Como o turista faz a solicitação para seu corretor ou seguradora? É muito importante saber estes pontos antes de partir ao seu destino.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Contratação do seguro viagem

E é claro, se está pretendendo fazer uma “trip”, não esqueça de garantir a sua proteção com o seguro viagem. Este produto oferece cobertura contra extravio de bagagem ou necessidade de atendimento médico, por exemplo.

Assim o roteiro de viagem poderá ser cumprido sem maiores complicações, pois a seguradora estará cobrindo tudo o que está estipulado na apólice.

Para cotar, conte com nós da Minuto Seguros. Afinal, trabalhamos com as principais seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil. Basta preencher o formulário em nosso site clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligar grátis para 0800 773 3000 e falar diretamente com um consultor.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Continue lendo para saber detalhes sobre como solicitar a indenização do seguro viagem.

Certifique-se de todas as coberturas inclusas na apólice

Certifique-se de todas as coberturas inclusas na apólice

Primeiramente, por mais que seja óbvio, para que o viajante receba a indenização do seguro viagem é necessário que a cobertura que protege o segurado na eventual situação esteja presente na apólice.

Se o segurado necessitar de uma assistência jurídica por cometer alguma infração de trânsito, por exemplo, e esta cobertura não estiver contemplada, a seguradora não arcará com este custo.

Portanto, é essencial que o viajante entenda completamente as suas coberturas do seguro no momento da contratação com o corretor. Na Minuto Seguros, por exemplo, fazemos questão de explicar todas as proteções inclusas por meio de nosso atendimento qualificado.

Assim, o segurado saberá exatamente quais são suas coberturas e direitos em casos de sinistros. Dessa forma, poderá fazer a solicitação de indenização do seguro viagem sem maiores preocupações.

Qual o valor da indenização do seguro viagem?

Qual o valor da indenização do seguro viagem?

Além de saber quais serão as coberturas inclusas no pacote do seguro, também deve ser discutido na cotação quais serão os valores para indenização dependendo do sinistro.

Para exemplificar, imagine que o viajante tenha sua bagagem extraviada avaliada em R$10 mil, mas que o limite de sua cobertura seja de R$5 mil. Dessa forma, a seguradora fará o pagamento da indenização de acordo com o valor estipulado na apólice, mas o montante não irá repor todos os pertences perdidos.

O mesmo repete-se no caso de despesas médicas, hospitalares ou odontológicas. O máximo a ser pago pela seguradora será o que estiver previsto na apólice, mesmo que os custos de tratamentos, operações, medicações e afins sejam maiores.

Portanto, novamente reforçamos: converse com o corretor para entender quais são os valores de indenizações adequadas à sua viagem e necessidade.

Como solicitar a indenização do seguro viagem? 

indenização do seguro viagem - Como solicitar a indenização do seguro viagem? 

Para que haja agilidade de ambas as partes, as seguradoras recomendam que o sinistro seja informado o quanto antes. Dessa forma, poderão providenciar o pagamento de forma mais rápida para não prejudicar o segurado.

É essencial que o viajante guarde os comprovantes e documentos de todos os gastos com o sinistro. Alguns desses papéis são notas fiscais ou até mesmo passagens de embarque, por exemplo.

Certamente esse tipo de documentação será solicitada se houver pedido de indenização do seguro viagem. Entretanto, dependendo do motivo que levou à solicitação, existem algumas diferenças no envio dos papéis para a companhia.

Por conta disso, separamos alguns exemplos de coberturas e o que é necessário para dar entrada no sinistro de cada uma delas. Vale lembrar também que os documentos exigidos podem variar entre as companhias.

Despesas hospitalares, médicas e farmacêuticas

  • – RG, CPF e comprovante de residência;
  • – Nota fiscal comprovando a compra do medicamento durante a viagem;
  • – Prescrição médica;
  • – Autorização para crédito em conta corrente.

Em caso de atraso ou extravio de bagagem

  • – Cópias do CPF e RG autenticadas;
  • – Relatório de atraso expedido pela companhia responsável;
  • – Notas fiscais dos gastos na compra de produtos de higiene e de roupas;
  • – Etiquetas de bagagem original;
  • – Autorização para crédito em conta corrente.

Em caso de danos à mala 

  • – Cópias do CPF e RG autenticadas;
  • – Relatório emitido pela empresa responsável referente aos danos;
  • – Orçamento original de reparo ou nota fiscal original do reparo da mala danificada;
  • – Autorização para crédito em conta corrente.

Indenização do seguro viagem em caso de atraso de voo

  • – RG, CPF e comprovante de residência do segurado;
  • – Cópia da passagem aérea e do cartão de embarque;
  • – Comprovantes das despesas com alimentação e hospedagem;
  • – Declaração de atraso emitido pela da companhia aérea;
  • – Autorização para crédito em conta corrente.

Prazo para pagamento da indenização do seguro viagem

Por fim, outro detalhe muito importante para o conhecimento do segurado é o prazo de pagamento da indenização do seguro viagem.

É estipulado por lei um prazo para que o reembolso seja feito em até de 30 dias após entrega dos documentos solicitados. Porém, dentro desse período, o tempo médio varia para cada seguradora.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre a indenização no seguro viagem. Se houver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários abaixo!

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.