Embreagem dura: o que pode ser e como resolver esse problema

embreagem Embreagem dura: o que pode ser e como resolver esse problema

Quer tirar suas dúvidas sobre embreagem dura? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra o que pode estar acontecendo com sua embreagem e como resolver esse problema.

Dentre as manutenções e problemas que mais assustam os motoristas, a embreagem dura, provavelmente, está entre os principais. Uma peça com diversos detalhes e cujo funcionamento é essencial para o carro. Por isso, quando os motoristas notam a embreagem dura, pensam logo em milhões de problemas. No entanto, isso nem sempre significa algo grave.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

A embreagem dura é apenas um provável indício de que o veículo precisa de atenção, ou minimamente, ser avaliado por um mecânico especialista, por isso preparamos este conteúdo para te ajudar a entender o que está acontecendo.

Quanto tempo dura a embreagem?

Atualmente, as embreagens podem durar cerca de 80 mil quilômetros se forem bem usadas e em condições normais, ou seja, pisar no pedal da embreagem suavemente, evitar descansar o pé no pedal e, é claro, fazer as manutenções necessárias de acordo com o tempo previsto, ajudam a prevenir problemas como a embreagem dura.

Se as embreagens não forem bem cuidadas, podem começar a apresentar problemas na metade da vida útil. Alguns exemplos de maus cuidados são veículos com excesso de peso, seja para viagem ou para levar muitas pessoas, ou então aqueles que frequentemente rebocam cargas pesadas. Esses, entre outros fatores, desgastam mais rapidamente a peça e podem levar o carro à embreagem dura.

Quais são as principais causas de desgaste da embreagem?

Eessa resposta é simples: o material de fricção, um dos principais componentes da peça, começa a ficar muito gasto e a eficiência não é mais a mesma, o que pode levar a embreagem a ficar dura.

Este material de fricção no disco de embreagem é parecido com o material que evita o atrito nas almofadas de um freio a disco ou as sapatas de um freio de tambor e é normal, depois de tanta utilização, eles se desgastarem.

Quando a maior parte ou a totalidade do material de fricção da embreagem não estiver mais sendo eficiente, a embreagem dura pode aparecer, começando por escorregar e não ter a aderência necessária, causando falhas e deixando de fornecer potência do motor às rodas.

Esse desgaste da embreagem ocorre quando o disco e o volante estão funcionando em velocidades distintas, ou seja: quando eles são pressionados, o material de fricção é mantido firmemente contra o volante, de modo que não cause atritos.

Isso vai causando desgaste com o tempo, principalmente nos carros de motoristas que vivem com o pé na embreagem. Portanto, se você é o tipo de motorista que não consegue deixar o pé longe do pedal, saiba que as trocas de embreagem do seu carro serão mais recorrentes e a embreagem dura provavelmente vai acontecer.

Retornando ao assunto de embreagem dura, o fato de ela estar deslizando pode estar relacionado com o excesso de aderência. Caso a embreagem não esteja liberando corretamente, o giro do eixo de entrada permanecerá, causando essa sensação. Mas, além disso, há outras questões sobre embreagem dura que precisam ser entendidas:

O que pode ser a embreagem dura?

Um dos problemas mais comuns entre os que ocasionam a embreagem dura é a quebra ou o estiramento excessivo do cabo de embreagem. Nesse caso, o cabo precisa da quantidade certa de tensão para empurrar e puxar de forma eficaz a embreagem.

É possível também que os cilindros de embreagem estejam com folga ou com defeito. As folgas podem impedir que os cilindros forneçam a pressão para o funcionamento adequado do sistema.

Existe outra possibilidade para a embreagem dura que diz respeito à presença do ar na linha hidráulica, ou seja, o ar afeta o sistema hidráulico e acaba ocupando o espaço que o fluido precisaria para construir pressão. Mais uma situação que pode causar problemas na embreagem.

Outro problema corriqueiro, pode ocorrer por conta da ligação fora de ajuste, isto é, quando o pé aciona o pedal da embreagem mas a ligação transmite a quantidade errada de força. Nesse caso, a embreagem dura é um dos problemas mais evidentes.

E, por fim, outra causa para a embreagem dura é o fato de componentes de embreagem não serem sempre compatíveis, afinal, nem todas as peças de reposição funcionam adequadamente na embreagem de um determinado carro.

Pode ser que no momento da troca, revisão ou manutenção tenha sido usado um modelo impróprio para o carro o que talvez resulte em problemas como a embreagem dura.

Como diagnosticar o causador da embreagem dura?

Entender o que causa a embreagem dura é muito importante, mas saber identificar isso pode ajudar a repará-la o quanto antes e ser mais assertivo ao levar seu carro no mecânico.

Por exemplo, se ouvir algum tipo de ruído quando o carro estiver em marcha lenta, mas ele sumir quando a embreagem é pressionada, esse é um indício de que pode ser um problema no ponto de contato entre a embreagem e o pivô.

Caso não seja o problema acima, outro teste pode ser feito: com o carro em marcha lenta, tente ouvir algum tipo de barulho de partes metálicas em atrito, sem empurrar a embreagem.

Se você ouvir qualquer som, é provável que seja um problema com a transmissão, outro componente da embreagem. Se não ouvir ruído, continue com o teste para saber o que pode estar causando a embreagem dura. Para isso, mantenha o carro em ponto morto e comece a empurrar o pedal da embreagem e ouça atentamente o ruído.

Caso seja possível notar um ruído metálico agudo enquanto pressiona a embreagem, é provável que a causa da embreagem dura esteja na liberação da peça ou no rolamento. Se não ouvir um ruído, prossiga com a análise.

Para finalizar o diagnóstico, empurre a embreagem toda até o fundo. Se ouvir um ruído metálico, o problema provavelmente está no rolamento ou bucha do eixo piloto.

Como consertar o problemas na embreagem 

A melhor solução para consertar problemas na embreagem é levar seu carro em uma oficina especializada de confiança. Nesse local eles possuem os equipamentos necessários para  encontrar e solucionar seu problema.

Se você tiver alguma experiência com manutenção de carros também é possível corrigir problemas mais simples como lubrificação da peça limpeza do sistema de acionamento, mas o melhor é sempre deixar esse trabalho com um especialista.

Espero que você tenha conseguido tirar todas as suas dúvidas sobre problemas de endurecimento da embreagem. Se você ainda precisa de ajuda é só deixar seus comentários que teremos prazer em ajudar.

 

2 comentários sobre “Embreagem dura: o que pode ser e como resolver esse problema

    1. Samuel, tudo bem? Obrigado por esta mensagem! Continue nos acompanhando que certamente iremos oferecer mais conteúdos para agregar seu conhecimento! É uma honra ter um leitor tão assíduo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *