1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

Carros com botão start stop: vale a pena instalar quando não vem de fábrica?

Instalar acessórios e fazer modificações nos automóveis são práticas comuns para os motoristas brasileiros. Afinal, assim é possível incluir recursos que não saem de fábrica com o veículo, seja para alterar a sua aparência ou trazer mais praticidade aos ocupantes. Este é o caso dos carros com botão start stop. Conheça um pouco mais  sobre este acessório e descubra se ele vale o investimento!

carros com botão start stop

Atualmente, conforto e modernização são algumas das características mais procuradas em itens para um automóvel. Por isso, os carros com botão start stop possuem relevância no mercado automotivo. Geralmente, a proposta de não precisar inserir a chave na ignição para dar partida chama a atenção daqueles motoristas que buscam mais facilidade e sofisticação.

No entanto, este ainda não é um recurso totalmente popular no Brasil. Portanto, a maioria dos veículos novos ou usados ainda não possui o start stop instalado de fábrica. Dessa forma, caso o proprietário queira utilizar essa tecnologia quando ela não vem de série, é necessário realizar a instalação de forma separada em oficinas especializadas.

Quando carros com botão start stop surgiram no Brasil?

Quando surgiu no Brasil os carros com botão start stop?

A primeira entre as montadoras populares que trouxe carros com botão start stop para o Brasil foi a Renault, com seu modelo sedã topo de linha. Em 2006, as concessionárias receberam versões do Mégane em que os proprietários ganharam um cartão para ligar ou desligar o veículo no lugar de uma chave convencional.

A partir daí, o recurso dos carros com botão start stop foi evoluindo até chegar no que encontramos hoje. Mas, além de praticidade, outra parte dos veículos que evoluiu com o tempo foi a segurança. Seja em recursos no próprio carro, como o sensor de estacionamento, freio abs e airbags, até os produtos voltados à proteção, como o seguro auto.

Importância do seguro auto

Por falar em seguro auto, este é o principal produto para que o proprietário fique protegido em situações impossíveis de prever quando acontecerão. É o caso de roubo e furto e uma colisão com terceiros no trânsito, por exemplo. Com o seguro contratado, o proprietário receberá indenização de acordo com o que está previsto na apólice para ressarcir os prejuízos do ocorrido.

Para fazer uma cotação, é essencial ter uma corretora transparente para ajudar na personalização do plano de seguro. Nós da Minuto, por exemplo, somos a maior corretora online do Brasil e trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o perfil do proprietário.

Por isso, faça a cotação conosco. Basta preencher o formulário clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligar grátis para 0800 773 3000 e falar diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Entre muitos acessórios possíveis de instalar no veículo, o botão start stop é um deles. Veja a seguir se vale a pena incluí-lo no automóvel.

Como funcionam os carros com botão start stop?

carros com botão star stop

Para entender se vale a pena instalar este item no carro, é importante ter conhecimento de como ele funciona. Como já dissemos anteriormente, o botão elimina a necessidade de inserir a chave na ignição do carro, trazendo mais comodidade no momento de dar partida. 

Entretanto, o motorista precisa estar com a chave até um certo limite de distância para conseguir ligar o automóvel, pois ela possui um sensor de proximidade. Inclusive, alguns veículos já possuem no próprio painel um compartimento designado para deixar a chave guardada enquanto o condutor dirige.

Vale a pena instalar o botão start stop?

Vale a pena instalar o botão start stop?

Perda de garantia de fábrica

Embora os carros com botão start stop sejam mais interessantes por conta de sua praticidade, é necessário colocar na balança os prós e contras para decidir se vale ou não a pena realizar a instalação. Afinal, como é um item colocado posteriormente por outras oficinas, não se tem a certeza de que o seu funcionamento será satisfatório.

No entanto, o maior problema neste caso está relacionado à garantia de fábrica por parte da montadora. Caso o proprietário faça modificações em determinadas partes do automóvel em alguma oficina que não seja da própria montadora ou certificada por ela, a garantia de fábrica poderá ser perdida. 

Peças e preço

Outro ponto importante sobre carros com botão start stop trata sobre a instalação e o preço cobrado. Na maioria dos casos, as peças não são feitas exclusivamente para um modelo específico de automóvel. Portanto, é necessário fazer adaptações, muitas vezes no próprio carro, para que a peça sirva para dar a partida. 

Além disso, ainda podemos mencionar o preço alto que pode ser cobrado pelas oficinas especializadas em tal procedimento.

Agora você já sabe tudo sobre carros com botão star stop que não vem de fábrica. Se houver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários abaixo!

5 / 1 voto

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *