Lavagem a seco: saiba o que é e como fazer

 

lavagem a seco

 

Quer saber tudo sobre lavagem a seco? Então veio ao lugar certo. Nesta matéria, vamos explicar como ela funciona, cuidados e os itens necessários para fazer esse procedimento. Confira!

Um dos assuntos mais relevantes dos últimos tempos é a sustentabilidade, presente até nos automóveis. Com esse conceito vamos apresentar a lavagem a seco, uma técnica com pouca utilização de água.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

As pessoas pensam e trabalham em diferentes formas de economia e do melhor aproveitamento dos recursos naturais que temos atualmente. É impossível falar desse assunto e não remeter aos carros e às formas sustentáveis de reduzir a emissão de gases poluentes, por exemplo. Já existe um grande avanço nesse sentido com os carros híbridos, inclusive alguns modelos já estão disponíveis no Brasil.

O método de lavagem a seco é incrível e gera uma economia considerável em relação aos gastos com água. Ainda não sabe o que é e nem como funciona essa técnica de limpeza do carro? Não se preocupe, vamos mostrar detalhadamente aqui para que você seja mais um adepto dessa forma simples e efetiva de cuidar do carro, afinal, quem é que não gosta do carro sempre limpo e brilhando? Se os custos com a água são menores, melhor ainda.

O que é lavagem a seco?

A lavagem a seco é um processo de limpeza do carro que gasta pouquíssima água. Exemplificando: se as lavagens de carro tradicionais podem gastar até 600 litros de água, a lavagem a seco gasta, em média, cerca de dois litros, no máximo. Algumas pessoas citam que é possível limpar o carro com mais ou menos 200ml, mas isso é uma quantidade até arriscada, pois o carro pode ficar com pequenos arranhões e riscos que só poderão ser reparados com técnicas específicas de funilaria, como a micro pintura automotiva. A solução de lavagem a seco usada precisa estar diluída numa quantidade maior de água, o mínimo indicado é de 500ml, o que garante que o carro não sofra com danos de riscos e arranhões.

Vale ressaltar que a lavagem a seco não é indicada para casos em que o carro está muito sujo, com lama, areia, poeira excessiva, crostas ou algo do gênero. Para estas situações opte pela lavagem convencional, pois a lavagem a seco não dará conta e o perigo de riscos no carro se tornam ainda maiores. Evite transtornos em um processo que visa beneficiar o seu carro e não estragá-lo.

Primeiramente: tome cuidado com a lavagem a seco

No início da lavagem a seco, atente-se a cada movimento que você fará para limpar o carro. O mais importante é que as pessoas entendam que não há necessidade de fazer movimentos com excesso de força, eles devem ser leves para que a sujeira saia naturalmente. Como dissemos anteriormente, se o carro estiver muito sujo, opte pela lavagem convencional e mantenha-o limpo com a lavagem a seco.

Depois da lavagem a seco você pode até fazer um polimento automotivo caseiro. Ensinamos algumas técnicas neste artigo, mostrando as direções certas para passar o pano no carro, quais produtos usar, quanto tempo eles precisam ficar no carro, etc.

Lista de materiais necessários para fazer uma lavagem a seco

materiais para lavagem a seco

Para que você faça a sua lavagem a seco, alguns itens são necessários. Papel e caneta na mão para anotar todos e deixar o seu carro limpo e brilhando:

– Produto lubrificante voltado para a lavagem a seco. Há diversas opções no mercado de produtos automotivos, mas escolha a que for mais acessível para você.

– Panos microfibra limpos e secos. Eles não podem estar com nenhum vestígio de sujeira, pois isso pode acarretar em riscos. Você vai precisar de cerca de 3 panos para limpeza da pintura. Eles devem ter mais ou menos uma metragem de 40×40 cm, no máximo 40×60 cm.

– Borrifador para espalhar o produto misturado nos locais sujos.

– Pincel para limpeza a seco dos detalhes, como as rodas e os frisos.

– Caso queira limpar o carro por completo, tenha em mãos produtos para outras áreas, como os vidros, rodas, estofados, tapetes, etc.

Como fazer lavagem a seco no carro

O primeiro passo para iniciar a lavagem a seco é deixar o veículo na sombra e com todas as peças frias. Não comece o trabalho de limpeza se o carro estiver quente por causa dos raios solares, coloque-o na sombra e comece a lavagem a seco posteriormente.

O segundo passo é fazer a diluição do produto, caso o mesmo seja concentrado. Em média, esses produtos usam uma medida de 1 para 30 (1 parte do produto para 30 de água).

Agora que você já tem o produto pronto, coloque-o dentro do borrifador e comece a lavagem. O ideal é que a área com o produto borrifado não ultrapasse uma metragem de 50×50 cm, um pouco maior do que o pano pode alcançar. Isso ajuda em uma limpeza mais eficiente. Lembre-se de pulverizar bastante, até que a área esteja molhada e o produto comece a escorrer.

Com a ajuda de um pano de microfibra seco, comece a tirar o produto. Dê somente uma passada de pano no local, em um sentido. Não fique no “esfrega-esfrega” para não causar riscos na lataria no carro. Após remover o produto, pegue outro pano de microfibra e dê o acabamento final.

Para continuar a lavagem, utilize o pano com o produto em uma parte que ainda esteja limpa e repita o mesmo processo para dar o acabamento com o outro pano de microfibra. Assim que o pano de realizar a limpeza estiver completamente sujo, leve-o até um balde com água, esfregue muito bem para tirar todos os vestígios de sujeira e retome o processo.

Em locais que a sujeira está mais difícil de remover, aplique o produto e deixe-o agindo por alguns instantes e depois passe o pano. Já para as rodas, você pode usar um pincel de cerdas com a mesma solução. O resultado é bem bacana, ainda mais se você tem rodas de liga leve. A limpeza das rodas também pode ser feita com um pano, caso não tenha um pincel, mas deve ser um só para a limpeza das rodas, não misture os panos na hora de limpar.

Evite dor de cabeça: tenha um seguro auto

Além de proteger o seu carro pensando nesse lado sustentável, há outras formas simples de resguardá-lo de quaisquer eventualidades, como um seguro auto. Ao contatar a Minuto Seguros para fazer a cotação de um seguro online, nós cotamos com 12 seguradoras e buscamos adequar um plano específico para o seu perfil, com características que se adequem às suas necessidades diárias.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

4 comentários sobre “Lavagem a seco: saiba o que é e como fazer

    1. Gleiciano, a lavagem a seco é um processo de limpeza do carro que gasta pouquíssima água. As lavagens de carro tradicionais podem gastar até 600 litros de água, a lavagem a seco gasta, em média, cerca de dois litros, no máximo. Algo mais não ficou claro que possamos ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *