Corolla ou Civic: conheça a história da rivalidade dos modelos no Brasil

Não é incomum ver disputas entre modelos de carros no Brasil. Mas, certamente, uma das mais famosas fica entre o Corolla ou Civic. Os dois sedãs estão entre as preferências nacionais na categoria, mas a história deles vem de longa data. Tem gente que é considerada “corollera” de coração e não troca o modelo por nada e nem por nenhum outro veículo. Assim como também existem os “civiqueiros”, apaixonados pelo carro japonês e que só trocam por outra versão mais moderna.

Corolla-ou-Civic

Mas, o que faz desses carros tão desejados? Qual o motivo para que as pessoas se questionem tanto com a pergunta: Corolla ou Civic? Bom, as duas máquinas, na verdade, têm motivos de sobra para agradar até os mais exigentes motoristas. Sempre confortáveis, com boa potência, além de opcionais interessantes, os carros da Toyota e Honda, respectivamente, não passam despercebidos pelas ruas.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

E que tal fazer um levantamento dos dois veículos e ajudar na decisão de compra? Quem nunca teve um dos dois modelos e está pensando em adquirir um sedã, invariavelmente vai cair na dúvida de escolha entre Corolla ou Civic, ainda mais que os dois tiraram o Vectra da liderança dos sedãs médios há um bom tempo.

Essa disputa ferrenha, que gerou a perda da liderança do Vectra, na verdade, foi bem pior para a Chevrolet do que se imagina, que teve que descontinuar o modelo devido a alta queda de vendas. Mas, a montadora não quis ficar para trás e lançou o Chevrolet Cruze. Nesse ano, o carro ainda passou por algumas mudanças importantes no visual e no motor do carro, que o deixou 30% mais econômico. Você pode ler as informações mais importantes sobre o carro nesse texto aqui.

Corolla ou Civic: uma disputa que vem dos anos 90

Toyota Corolla

corolla ou civic - O Toyota Corolla

No Brasil desde 1992, o modelo japonês chegou ao país na sua sétima geração e, devido ao sucesso, começou a ser produzido nacionalmente em 1998, na fábrica da Toyota, em Indaiatuba, São Paulo.

Para o mercado nacional, no início, a montadora apostou em um modelo mais conservador, com faróis retangulares, diferente dos modelos no mercado europeu e australiano. Mas, com o passar dos anos, o Corolla foi se readequando para chegar próximo aos modelos adotados em outros países.

Em 2002 houve mudanças mais significativas, com um visual mais atraente, com novos motores 1.6 16V e 1.8 16V. Essas mudanças foram suficientes para o carro cair de vez no gosto do consumidor e assumir a liderança dos mais vendidos do segmento.

Já em 2008, a décima geração chegou ao Brasil para tentar combater o Honda Civic, que havia passado por uma reestilização e fazia ameaças frequentes à liderança do Toyota.

Em 2014, um dado mostrou que o Corolla já tinha mais de 40 milhões de unidades vendidas em todo mundo, além de já ser produzido em onze países: África do Sul, Brasil, Canadá, China, Índia, Japão, Paquistão, Tailândia, Taiwan, Turquia e Venezuela.

Honda Civic

corolla ou civic - O Honda Civic

Como já foi dito, juntamente com o Corolla, o Civic também foi responsável por tirar o Vectra da preferência nacional. O veículo começou a ser produzido no Brasil em 1997, na fábrica da Honda, em Sumaré, São Paulo. No entanto, ele chegou juntamente com o Corolla, em 1992, mas só se consolidou no final da década de 90.

Prova disso é que, no seu primeiro ano sendo comercializado, ele só vendeu 280 unidades e até poderia estar na lista dos carros mais desconhecidos do Brasil. Mas, isso mudou logo em 1993, quando o Civic teve 3.285 unidades vendidas.

Os motivos que mais agradaram os consumidores do Civic foram, certamente, a confiabilidade a qualidade de construção do carro e o baixo consumo para um carro tão grande e com um motor potente.

Quando passou a ser construído no Brasil, em 1997, o carro já trazia alguns itens interessantes de fábrica, como vidros elétricos nas quatro portas, direção hidráulica, ar condicionado, airbag e freios ABS. Para um modelo de quase 20 anos atrás, era algo bem revolucionário.

Em 1998, o carro teve o seu primeiro ano cheio de vendas, a partir da produção nacional e atingiu a marca de quase 15 mil unidades comercializadas. No entanto, o seu auge chegou 10 anos depois, quando em 2008, o Civic teve mais de 67 mil carros vendidos.

Nas gerações atuais, a briga continua

corolla ou civic - a rivalidade continua

E se engana quem pensa que a briga entre Corolla e Civic ficou nos anos que passaram. Hoje, mais do que nunca, os dois modelos disputam, lado a lado, a preferência dos brasileiros.

Esse duelo, para muitos, começa antes mesmo das comparações quando o motor está ligado. Em relação as vendas, em 2016, o modelo da Toyota foi presença constante entre os modelos mais vendidos por mês, diferente do seu concorrente. Você pode até ver a tabela dos mais vendidos de novembro, juntamente com uma média de valor do seguro do carro, nesse texto aqui. O Corolla ficou 9ª colocação.

Mas, para tentar amenizar essa situação, a Honda lançou, em 2015, uma versão chamada EXR, com mais de R$11 mil de diferença para o Corolla. Um atrativo e tanto para quem sempre sonhou ter um dos dois carros. O jeito que o Corolla tem para contra-atacar é apostando no seu tradicional espaço interno, preferência quando o carro é citado, além de um maior conforto. Porém, o novo Civic chegou com visual arrebatador e tecnologia de ponta. Será que o jogo vai virar?

Corolla ou Civic? No final, o que importa é fazer um seguro

Você pode até procurar materiais e artigos que expliquem a diferença entre os dois carros e apontem um vencedor. Porém, não há uma unanimidade. Os dois modelos têm pontos positivos e negativos. Tudo vai depender da preferência e do que o consumidor está buscando em um carro, pois os dois têm características suficientes para agradar os mais exigentes, seja pelo conforto, motor, preço, poder de revenda e muito mais.

Seja lá qual for a sua preferência entre Corolla ou Civic, o importante é deixá-lo seguro. Na Minuto Seguros, oferecemos planos e preços de acordo com o seu perfil, pois cotamos com mais de 10 seguradoras e, com certeza, alguma vai agradar. Cote grátis agora!

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *