Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Micro pintura automotiva: cubra riscos e pequenos danos sem gastar uma fortuna

Foi ao supermercado e alguém, sem querer, encostou o carrinho no seu carro e fez aquele risquinho? E aquela raladinha ao manobrar o carro no estacionamento apertado? Quem tem animais de estimação sabe que as unhas deles podem fazer arranhões na lataria do veículo… Há uma infinidade de problemas com a pintura do carro que irão necessitar de um leve reparo. Mas, para não agredir a pintura e recorrer a processos de funilaria mais complexos, uma nova técnica surge no mercado como um solucionador desses pequenos riscos: a micro pintura automotiva.

micro pintura automotiva

Os riscos e pequenos danos poderão ser resolvidos em pouco tempo, mantendo a integridade de boa parte da pintura. Os retoques na lataria são praticamente imperceptíveis e é um trabalho bem rápido, o que agiliza o conserto e a devolução do carro.

Tecnicamente falando, a micro pintura automotiva é um serviço de pintura para veículos onde a tinta é aplicada com ajuda de aerógrafo exatamente em cima do risco na lataria, sem que haja necessidades de lixas, raspagens ou processos agressivos e demorados. Existe uma variável desta técnica de funilaria chamada “spot repair”, no entanto, neste caso, não é usado caneta pneumática ou aerógrafo.

O serviço da micro pintura automotiva inicia-se por uma leve camada de tinta sobre o arranhão, escondendo o defeito e melhorando a estética do carro. Esse tipo de trabalho é indicado somente para arranhões, pois é algo muito preciso. Em batidas, riscos mais profundos, amassados, outros tipos de trabalhos são mais indicados, assim como o martelinho de ouro. Como é uma técnica automotiva totalmente artesanal, poucas pessoas têm domínio total sobre a micro pintura, por isso, busque por profissionais capacitados e que tenham ótimas referências para lhe mostrar.

Para que a aplicação da micro pintura seja feita, é exigido o máximo de cuidado e muita habilidade do pintor, isso vai garantir que apenas o local a ser restaurado seja pintado e o restante da peça permaneça intocável. Atualmente, muitos locais fazem um pequeno envelopamento da peça do veículo, sem que haja necessidade da desmontagem do local avariado em questão, e isolam apenas o lugar riscado ou arranhado. Isso garante que o trabalho seja mais assertivo e não haja problemas da tinta espirrar em outras partes.

Mas, para casos mais graves, onde as batidas são mais fortes e podem ocasionar em perdas parciais do carro, ter um seguro é indispensável. Já pensou ter um sinistro em seu carro e não ter a cobertura do seguro? Por isso, faça o seu com a Minuto Seguros. Cotamos com mais de 10 seguradoras altamente qualificadas do mercado e passamos um plano de acordo com as suas necessidades o seu perfil. Faça uma cotação em nosso site e fale com um de nossos consultores. Eles terão prazer em ajudá-lo a entender o seu perfil e montar um plano perfeito para você. É grátis!

CLIQUE PARA COTAR GRÁTIS

Vantagens em optar pela micro pintura automotiva

 micro pintura automotiva carro preto

Uma das maiores vantagens da micro pintura automotiva é o tempo rápido do serviço. Um bom profissional consegue, em média, fazer todo o trabalho em cerca de duas horas, entregando o carro  sem riscos e como novo. No entanto, existem pequenos detalhes que fazem toda a diferença, principalmente na escolha da tinta da micro pintura, que deve ser exatamente a mesma do carro. Escolher qualquer uma que seja próxima causará diferenciação, prejudicando o resultado final.

Outros pontos que precisam ser analisados para que o serviço fique bom é o estado da pintura do veículo. Carros com a pintura queimada, descascada, enferrujada, com manchas de dejetos, entre outros problemas comprometem diretamente o serviço. Aproveitando o assunto, leia este texto e saiba como cuidar melhor da pintura do seu carro.

Continuando a falar sobre as vantagens, a micro pintura pode ser muito benéfica, já que a pintura do veículo não sofre grandes alterações, como citado anteriormente. Além disso, o sistema de funilaria artesanal traz um benefício muito bom em relação ao custo da reparação do carro. A oficina que irá fazer o reparo gasta menos, seja nos materiais ou na mão-de-obra. O “acidentado” também é beneficiado pela micro pintura automotiva, já que irá pagar menos pelo serviço executado e o carro não precisa ficar dias na oficina para ficar pronto.

Vale ressaltar que a micro pintura automotiva não é um processo mágico que irá eliminar 100% o risco ou os arranhões da lataria. Esse trabalho cobre apenas 80% do risco, ou seja, é difícil dar garantia total desse trabalho, mas os reparos ajudam, e muito, na estética do carro, principalmente para uma revenda, por exemplo.

A micro pintura, na verdade, vai disfarçar o arranhão. Utilizando-se o aerógrafo, o risco é preenchido camada após camada com a tinta original do carro. Quando a secagem é finalizada, o profissional que aplicou a tinta, retira o excesso e faz o nivelamento para garantir um serviço bem feito e passar a impressão do veículo estar intacto.

Esse procedimento é recomendado para carros de cor escura, como o preto, azul escuro, chumbo, entre outras, cujas pinturas têm pouca incidência de pigmentos prateados.

Sabe a diferente entre pintura sólida e pintura metálica? Confira aqui!

Quando a técnica de micro pintura automotiva não é indicada

micro pintura automotiva técnica

Carros com cores muito claras não são indicados para fazer  a micro pintura automotiva. Para que o resultado, mesmo nesses casos, fique bom, é importante identificar a cor do veículo com riqueza de detalhes. Após esse passo, a tinta deve ser preparada em um sistema mixing ou adquirida em uma casa especializada em tintas automotivas. Antes de realizar a micro pintura automotiva nos arranhões do carro, teste a tinta em algum local, como uma chapinha ou em alguma parte do carro que o retoque fique imperceptível. Caso necessite, faça o acerto da cor.

Esse processo de micro pintura automotiva não é indicado em algumas partes do carro, como a tampa traseira e capô do motor, já que são partes do veículo onde há mais exposição às ações da natureza, como chuvas, sol e etc, os raios solares, principalmente, são os maiores causadores de problemas da micro pintura automotiva. No caso destas peças, há outros métodos mais indicados, como a técnica de alongamento automotivo ou mesmo a pintura total da peça, que trará um resultado mais uniforme.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS