Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Seu carro está com barulho no freio? Saiba o que pode ser

Uma das manutenções mais importantes que precisam ser feitas no carro é a manutenção dos freios. Afinal, estamos falando diretamente de segurança. Quando você percebe um barulho no freio, o mais indicado é ir ao seu mecânico de confiança para resolver o quanto antes, pois, por menor que seja o problema, ele precisa ser reparado para não causar acidentes. Quando se fala em manutenções de freio, o que vem à mente das pessoas é a troca de pastilhas, mas não necessariamente esse é o reparo que está causando o barulho no freio.

Além do barulho, há outras formas de identificar alguns problemas nos componentes, como trepidadas a cada pisada ou dificuldade em acionar o freio devido à firmeza no pedal. Além disso, se você não conhece um bom mecânico, saber identificar o problema é de grande ajuda, pois você já chega com um embasamento para falar ao profissional. Algumas dicas e um pouco de conhecimento são fundamentais para identificar o barulho no freio, pois, para cada problema ou necessidade de manutenção, há uma forma específica de identificar.

Os componentes do freio

Antes de entender – ou tentar entender – um problema, saber como o freio funciona é fundamental. O disco de freio gira na mesma proporção e na mesma velocidade do que a roda, já as pastilhas ficam paradas dentro das pinças, sempre fixadas na suspensão do carro. Ao acionar o freio, pisando no pedal, as pastilhas fazem um “sanduíche” com o disco, executando de modo preciso a frenagem. Isso porque a rotação do disco será segurada e a roda, consequentemente, também irá parar.

E vale sempre lembrar que, além de se proteger fazendo manutenções frequentes no carro, deixá-lo protegido com um seguro é extremamente necessário. Exemplificando uma situação: imagina se, por algum acaso, você sente que o seu freio está com problemas durante uma viagem, na estrada e não sabe o que fazer… Com seguro, você pode parar no acostamento mais próximo, acionar o guincho e chegar com tranquilidade ao local. Há alguns seguros que, além da assistência 24 horas com o guincho, podem oferecer táxi de graça para levá-lo até o destino.

Na Minuto Seguros você conseguirá fazer um plano de acordo com as suas necessidades. São mais de 10 seguradoras de renome no mercado, com diversos planos e preços, baseado no seu perfil. Faça uma cotação agora! É simples, rápido e de graça.

Problemas mais comuns que resultam em barulho no freio

Realmente, uma lista de problemas pode ser descrita aqui, mas, alguns são mais comuns do que outros. O barulho no freio pode ser decorrente de ruídos, trepidações ao frear, nível de óleo baixo ou estalo no momento da pisada no pedal. Em cada uma dessas situações iremos mostrar o que pode estar acontecendo, de modo que a resolução do barulho no freio seja resolvida o quanto antes.

Mas, mais uma vez: sempre que notar qualquer diferença, trepidação ou barulho ao frear, resolva isso o quanto antes. O freio está ligado diretamente à segurança do carro e, em hipótese alguma, esse mecanismo pode estar com defeitos ou manutenções atrasadas.

Ruído de “ferro com ferro” no freio

Costuma ser o barulho no freio mais fácil de ser identificado. Acontece quando as pastilhas estão desgastadas e mais finas. Outro motivo pode estar relacionado à qualidade das peças, bem inferiores e muito mais duras.

Esse tipo de peça sem procedência cria o ruído, diminui drasticamente a vida útil do freio e aumenta os barulhos, reduzindo a eficiência.

Use peças originais e com qualidade para não sofrer com esse tipo de problema.

Trepidações ao frear o carro

Quando o freio do carro não está em boas condições, ele pode trepidar e causar certos barulhos. Em geral, esse barulho aparece, juntamente com as trepidações, quando os discos estão empenados. Eles empenam quando estão muito finos, ou seja, desgastados.

Isso também pode ser decorrente de problemas na fabricação das peças, feitas em desacordo com as especificações.

Quando o disco está empenado, as vibrações chegam até o volante. Continuar rodando com o carro nessa situação pode ocasionar o desgaste ainda maior nas pastilhas de freio, além de comprometer componentes da suspensão e rodas.

Nível de óleo baixo pode causar barulho no freio

Em modelos de carros mais novos, esse é um sintoma claro de que as pastilhas estão precisando de troca. Caso o carro tenha mais de 30 mil quilômetros rodados, cheque se não há vazamentos no fluido de freio das rodas traseiras.

Tenha o hábito de, também, verificar o nível do óleo e se ele está em boas condições. Um líquido ralo e com muita sujeira prejudica o sistema de frenagem, podendo causar as trepidações e os barulhos, além de deficiências na hora da frenagem.

Ouviu um estalo ao pisar no freio?

Esse é um problema mais detalhado e que necessita de um cuidado maior na análise. Isso deve-se a uma infinidade de problemas que causam esse barulho no freio, bem próximo a um estalo. É bom pegar um papel e uma caneta para anotar alguns deles e, caso tenha um mecânico de confiança, procure-o o quanto antes para ele analisar se, de fato, alguma coisa está acontecendo.

Falta de molas nas pastilhas, pinos das pinças de freio com folga, buchas das bandejas estouradas, buchas das barras estabilizadoras, torre do amortecedor solta, etc. Estes são apenas alguns e saber qual deles está causando o barulho pode ser complicado para um leigo. Procure um bom mecânico.

Faça revisões constantes

Essa, na verdade, é a parte mais importante para garantir que o seu carro não apresente problemas como os barulhos no freio. No momento da compra de carros zero quilômetro, por exemplo, a montadora sempre indica um período certo para que o carro passe por essas revisões. Em geral, os carros precisam passar por revisões a cada ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados, o que chegar primeiro. Isso garante que o veículo esteja sempre com a manutenção em dia e sem maiores problemas, principalmente no que diz respeito a peças e engrenagens ligadas diretamente a segurança.

Cumpra esse prazo à risca e, juntamente com todas as peças, o seu freio estará sempre em ótimas condições.

Conte para a gente nos comentários qual foi a última vez que você realizou a manutenção no seu veículo e, em especial, a manutenção do freio com barulho.

10 Respotas para “Seu carro está com barulho no freio? Saiba o que pode ser”

  1. Fernando Rudney

    Bom dia.
    Ja levei meu C3 em dois mecânicos.
    Após trocado ponta da homocinética e rolamento começou um barulho no freio toda vez que piso no pedal do freio. Inicialmente foi falado que o disco estava empenado e foi trocado discos e pastilhas, porém, o barulho continua. O que será que pode ser?

    Responder
    • Minuto Seguros

      Fernando, como vai? Neste caso indicamos que você procure uma concessionária para relatar esse problema e contar com a ajuda de um especialista da montadora.

      Responder
    • Minuto Seguros

      Walter, tudo bem? Essa é uma questão muito específica, pois podem ser diversos fatores, desde falhas no motor, problemas com as pastilhas, questão de embreagem, pode ser uma peça solta… sugerimos que você procure uma concessionária ou algum mecânico especialista para dar uma olhada no seu carro. =)

      Responder
  2. Rogério

    Olá , meu carro faz um barulho em uma das rodas traseiras depois que já esta rodando por um certo tempo mas quando dou uma leve pisada no pedal de freio o barulho some as vezes ele volta ou as vezes não , será que é problema de travamento .

    Responder
    • Minuto Seguros

      Olá, Rogério, como vai? O problema que está causando o ruído na roda traseira de seu automóvel pode ser o rolamento que está estourado, recomendamos que você vá até um mecânico e consulte-o sobre o problema.

      Responder
  3. Wanderson

    Boa noite.tenho um cobalt 2013,levei o meu carro no mecanico prq estava com barulho de ferro com ferro quando eu freiava,ele disse que trocou as pastilhas e os discos,me cobrou quase 500,porem agora quando piso no freio de uma vez(bruscamente)da um barulho insuportavel,como se tivesse raspando ferro com ferro.o que pode ser?sera q ele me deu um migué e nao trocou ou os discos ou as pas
    tilhas?obrigado

    Responder
    • Minuto Seguros

      Ola, Wanderson, como vai? O barulho ainda pode estar vindo das pastilhas de freio do veículo, recomendamos que vá até outro mecânico para ouvir uma opinião diferente sobre o caso.

      Responder

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS