O que é prêmio de seguro auto e como é calculado?

Ao comprar um automóvel, uma das principais preocupações deve ser com a segurança. E a melhor maneira de proteger o seu veículo contra imprevistos indesejáveis é contratar um seguro auto para ter total apoio nos momentos mais difíceis. Porém, como este é um serviço complexo, dúvidas podem surgir. Entre eles, está o significado do termo prêmio de seguro auto.

prêmio do seguro

 

Algo que confunde muitos motoristas, principalmente aqueles que contratam um seguro pela primeira vez, são os termos usados nesse meio, como: franquia, indenização, endosso, prêmio etc.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

É muito importante que o cliente compreenda todas as informações sobre o assunto. Assim, consegue saber o que estará coberto ou não na apólice, entre outras situações.

Por falar nisso, se você estiver à procura de um seguro auto, mas ainda não souber exatamente o significado das expressões, não se preocupe. Conte com o time da Minuto Seguros. Nós oferecemos o suporte necessário para que todas as dúvidas sejam esclarecidas em nosso atendimento.

Além disso, trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal de acordo com o seu perfil.

Para cotar, basta preencher nosso formulário de cotação clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Entenda agora o que é o prêmio do seguro para não ter complicações ao realizar uma cotação.

O que é prêmio do seguro?

Prêmio do seguro é um termo com o qual segurados se deparam sempre que vão fechar uma apólice. 

O prêmio é o valor que é extraído de todo o cálculo feito para saber quanto ficaria o acesso às coberturas selecionadas pelo cliente, como explicaremos abaixo.

O que significa?

prêmio do seguro - o que significa?

Qualquer produto ou serviço que desejamos adquirir têm um preço a ser pago. Neste meio não é diferente. Prêmio de seguro, por exemplo, significa o valor que você deverá pagar pelas coberturas contratadas na apólice do seu seguro.

Ao realizar uma cotação na Minuto Seguros, as seguradoras realizam um cálculo, de acordo com os dados fornecidos, do índice de sinistralidade, que é o fator que definirá o preço a ser cobrado, chamado de prêmio de seguro. É muito importante também que você mantenha o pagamento sempre atualizado, pois atrasos farão com que a proteção seja cancelada, lhe deixando sem amparo caso necessário.

Como é calculado?

prêmio do seguro - como é calculado?

Esse valor é definido com base em algumas informações do perfil do proprietário do carro. Sendo assim, não é possível especificar diretamente quanto custa um seguro auto, porque isso vai depender de muitos fatores. Os principais são:

Modelo do veículo – O que levam em consideração nesse quesito é se o veículo em questão tem altos índices de roubo. Isso fará com que o seguro auto seja mais caro, pois o carro é mais visado. Outros fatores que encarecem o seguro são o ano de fabricação e credibilidade da montadora, entre outros.

Local onde o carro é guardado – Se o carro fica guardado em garagens, por exemplo, o seguro auto é mais barato. Se ele fica na rua, o preço encarece, pois o risco de roubo é bem maior.

Gênero do condutor – Muitos estudos indicam que homens de até 50 anos de idade estão mais envolvidos em sinistros do que as mulheres. Por isso, o seguro auto para o gênero feminino é costuma ser mais barato do que o masculino.

Idade do condutor – o prêmio será mais caro se o carro segurado for dirigido por um motorista de 18 a 25 anos. Isso porque essa faixa é considerada pelas seguradoras como “idade de risco”, já que são pessoas recém-habilitadas.

Trajeto comum – Se o caminho feito quase todos os dias para o trabalho, casa ou faculdade, por exemplo, tiver altos índices de criminalidade e acidentes, o prêmio a se pagar é maior do que se o local costuma ter um baixo índice de sinistros.

Sendo assim, é natural que o seguro fique ligeiramente mais caro, por exemplo, se o condutor for considerado de maior exposição a riscos. É de se esperar, nessa lógica, situações como as que o seguro para uma pessoa mais jovem, que costuma trabalhar de carro todos os dias, pegar mais trânsito ou sair mais fica com um prêmio maior que o de uma pessoa aposentada, que usa o carro muito pouco, com mais frequência no fim de semana.

Até mesmo o perfil anterior do segurado pode ser investigado, como condutor, para estabelecer determinado grau de risco.

Outro ponto importante a ser esclarecido é quanto à quantidade de condutores e quem é o principal motorista. As seguradoras investigam se as informações fornecidas na apólice são condizentes com a realidade. Portanto, se o principal condutor tiver perfil de risco mais elevado, isso precisa ser devidamente constatado na contratação.

Atraso no pagamento do prêmio de seguro: quais as consequências?

No caso de atraso de pagamento por parte do segurado, é preciso esclarecer quais são as consequências e se há alguma perda.

É importante primeiro descobrir quais as melhores formas de pagamento do Seguro Auto para evitar problemas com a inadimplência. Essa garantia deve estar sempre em dia para não haver impasses com as coberturas.

Perder alguma cobertura é sempre uma dor de cabeça. Cabe lembrar que quando existe atraso no pagamento do seguro, a vigência da apólice pode ser reduzida. Com isso, a cobertura também.

Essa redução se dá em função da chamada tabela de prazo curto, algo previsto nas condições gerais dos seguros. Caso o valor do seguro tenha sido pago apenas parcialmente, ele tem uma cobertura menor, como 120 dias (em torno de 4 meses).

Na prática isso quer dizer que o seguro não é cancelado de uma hora para outra. 

Prêmio de Seguro ou Indenização?

Por último, cabe ressaltar quais são as diferenças entre prêmio de seguro e indenização. As pessoas costumam muito confundir as duas coisas, mas elas são distintas.

Talvez devido ao fato de a palavra ser “prêmio”, as pessoas associem a algo que o segurado recebe. Mas na realidade o prêmio do seguro, como explicado, é o valor que o segurado paga à seguradora para ter as coberturas.

A indenização, por outro lado, é o que ele recebe se acionar alguma cobertura por ocorrência de sinistro. Em outras palavras, então, a indenização é o que a seguradora paga ao cliente, quando ocorre algum dos eventos previstos na apólice.

Ou seja, são duas coisas opostas.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas? Quer cotar o seu Seguro Auto? Comece agora!

Para isso, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligar para a Minuto Seguros pelo 0800 882 0656 e falar com um consultor especializado.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *