Restauração de carros: conheça as vantagens e desvantagens

Quem tem amores automotivos, quase que invariavelmente, tem paixão por modelos antigos e por restauração de carros. Não é novidade que nos últimos anos, os carros antigos estão ficando caríssimos, às vezes até mais do que modelos zero quilômetro.

profissional restaurando carro

Essa restauração que os carros antigos costumam passar pode valorizá-lo demasiadamente, por isso, dar uma repaginada no carro acaba sendo um atrativo .

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Transformar um modelo antigo, que muitas vezes está encostado há décadas, em uma máquina, tanto para lazer quanto para possíveis revendas pode levar muita gente a pensar com carinho na restauração de carros.

No entanto, é preciso tomar muitos cuidados com esse processo, já que frequentemente as pessoas acabam perdendo dinheiro e tempo com isso. E, uma verdadeira joia como carros antigos que passaram por restaurações, não pode ficar desprotegida.

Mesmo que a maioria dos carros antigos não consigam fazer seguro por conta da reposição de peças, existem opções como o seguro de terceiros para proteger seu veículo, caso você opte pela restauração de carro.

Existem também as opções de assistência 24 horas, pois, por mais completa que seja a restauração de carros, esses veículos podem apresentar panes e problemas. Dentro do seguro, existem opções que passam muito mais tranquilidade para os amantes de carros antigos.

Cote seu seguro com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do país. Basta preencher o formulário em nosso site ou, se preferir, ligar gratuitamente para 0800 882 0656 e um consultor lhe indicará o plano mais adequado às necessidades de seu carro.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Retomando o assunto restauração de carro, separamos algumas dúvidas bem comuns desse processo para que você identifique as vantagens e desvantagens desse processo e tome sua decisão.

Planeje a restauração de carro antes de executá-la

restauração de carros - Planeje a restauração de carro antes de executá-la

Antes de começar efetivamente a colocar a mão na massa, dê o primeiro passo e analise os mínimos detalhes referentes ao modelo que passará pela restauração. Dessa forma, você irá garantir que o veículo receba todos os devidos cuidados.

Após essa primeira análise, comece a ir em busca das necessidades do carro, seja em relação às peças, motorização, possíveis pinturas, adesivos, envelopamentos e por aí vai.

Faça uma pesquisa no mercado de peças, principalmente, e tente entender um pouco sobre os valores das peças, dos itens da tapeçaria, da parte elétrica, da funilaria e de todos os itens que necessitarão passar por uma restauração.

Nessa análise dos prós e contras da restauração de carros, tome cuidado com alguns pontos:

restauração de peças - Planeje a restauração de carro antes de executá-la

Como boa parte das peças originais dos carros antigos são raras e difíceis de serem encontradas, preste atenção no custo-benefício e se aquele determinado lugar é a melhor escolha para a compra.

Se o carro está precisando passar por uma repaginação no motor, fique atento, pois, os que necessitam de retífica ou até mesmo de uma troca geral também devem ser considerados já que, provavelmente, essa será a parte mais cara da restauração do automóvel.

Uma boa dica nesse caso é conversar com outras pessoas que também já realizaram ou estão realizando o processo de restauração de carros.

Busque profissionais da área, especializados em restauração, para entender diferentes opiniões sobre o projeto e se vale a pena cada detalhe do que está sendo planejado.

Quanto mais informação, melhor, ainda mais quando são pessoas especialistas no assunto.

Pense no tempo de restauração do carro

restauração de carros - Pense no tempo de restauração do carro

A menos que você tenha um bom dinheiro guardado para investir na rápida restauração do seu carro, saiba que esse processo pode demorar. São inúmeros detalhes para que ele saia exatamente do jeito que você quer.

Tenha paciência e maleabilidade nas negociações e não feche acordo na primeira vez que encontrar uma peça, pois você pode se arrepender pouco tempo depois. O segredo para realizar a restauração de carros com maestria e qualidade é ter paciência.

Qualquer modelo pode passar pela restauração de carros?

restauração de carros - Qualquer modelo pode passar pela restauração de carros?

Sim! Essa resposta é simples, pois qualquer automóvel pode passar por uma repaginação para ficar novo em folha, mas, tome cuidado com a escolha do modelo.

Tente evitar carros que são muito raros ou extremamente complexos e que necessitem de reparação pesada.

Opel Manta, Datsun S30, Subaru SVX, Citoren DS… todos esses carros são sensacionais, mas, em muitos desses casos, as peças praticamente inexistem no Brasil, o que vai tornar o processo de restauração de carro muito mais trabalhoso ou até frustrante, caso não as encontre.

Se você não tem amplo conhecimento sobre o carro, vai acabar caindo na mão de um mecânico que pode te cobrar muito caro para mexer em determinadas peças. E você ainda pode dar azar de pegar um profissional mal-intencionado que lhe fará gastar bem mais que o necessário.

Como escolher um carro para ser restaurado?

restauração de carros - Como escolher um carro para ser restaurado?

Pode parecer loucura, mas é melhor escolher um carro em muito bom estado, com a lataria em ordem e o motor estragado, do que um com lataria avariada, mas o motor rodando bem. Pense que na pior das hipóteses, é mais fácil trocar um motor do que um monobloco completamente estragado e corroído pela ferrugem.

Na hora de escolher o carro, compre um carro com a lataria em bom estado e com uma pintura boa, na cor que você goste, de preferência.

Se você for inexperiente, não compre um carro que precise ser desmontado por completo. Deixe isso para quando estiver mais experiente e os com conhecimentos necessários.

Qual é a desvantagem da restauração de carros?

money 1632055 1280 Restauração de carros: conheça as vantagens e desvantagens

Quem não quer gastar muito dinheiro, mas mesmo assim compra um carro para restaurar, saiba que está cometendo um erro. A menos que o carro antigo esteja em ótimas condições e seja necessário fazer apenas alguns reparos, os custos de reparo do veículo serão altos.

Especialistas afirmam que o valor planejado para os gastos sempre será maior. Sem contar que o carro antigo precisará de atenção.

A triste realidade é que carros antigos quebram, mesmo que seja após uma boa restauração. Por isso é importante ter uma reserva financeira para imprevistos, manutenções básicas, revisões e novos ajustes.

Considere os detalhes na restauração de carros

restauração de carros - Considere os detalhes na restauração de carros

As grades quebradas, as lanternas danificadas, os bancos estragados, os painéis destruídos em decorrência da má instalação de um rádio moderno, rodas ruins e que não trazem originalidade para o carro, lataria e pintura queimada e sem o devido cuidado... enfim, tudo isso precisa ser levado em consideração. Podem parecer pequenos detalhes, mas tudo isso faz diferença.

Se os carros antigos subiram de preço, automaticamente, as peças e a mão de obra também terão inflação. Se você não está levando esses custos em consideração, melhor começar a repensar o seu planejamento.

Agora que você já é um especialista em restauração de carros, conte para nós qual será o modelo escolhido por você! E não se esqueça de proteger seu investimento e seu veículo com um seguro auto. Garanta sua tranquilidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *