Você sabe o que é pane seca? Entenda o problema e veja como agir nesse caso!

Você já deve ter ouvido falar em pane seca, um problema que todos os motoristas são orientados a evitar. Quando isso acontece, além de haver consequências se estiver no trânsito, peças do carro podem ser danificadas.

pane seca

Dependendo do lugar em que o carro parou, pode haver riscos à segurança do condutor e também dos ocupantes do veículo.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Para te explicar melhor o que é pane seca e como agir diante disso, preparamos as informações a seguir. Confira e saiba como proceder! 

O que é pane seca?

Pane seca é quando o veículo para de funcionar porque o combustível acabou. Todo veículo conta com uma reserva, seja ele de álcool ou gasolina, mas a pane ocorre quando até essa reserva acaba.

Visto que o problema pode pegar o motorista em desatenção, totalmente de surpresa, é importante entender, também, os sinais que o carro dá.

Se o combustível acabar, o motorista pode começar a sentir falhas e o carro dando pequenos “soquinhos”, parando logo em seguida. É muito semelhante com a sensação que temos com o pedal, na hora que o carro morre.

Para evitar esse problema, é preciso ter muita atenção sempre ao ponteiro do tanque. Além disso, a qualidade do combustível utilizado pode influenciar muito a performance do carro e até o tempo que você pensa que irá durar o abastecimento. 

A gasolina adulterada deve ser evitada (é bom abastecer em local de confiança), assim como hábitos que estragam o carro.

Problemas e penalidades causados pela pane seca

A pane seca está prevista como uma infração no Código de Trânsito. Por essa razão, ela origina multa, hoje em R$ 130,00 e 4 pontos na CNH.

Mas além da multa e todos os transtornos que isso pode ocasionar na vida do condutor, alguns problemas no carro podem acontecer. O primeiro componente que pode sofrer impactos é a própria bomba de combustível.

Se ela secar, pode aquecer demais e com isso a peça danifica totalmente. Outro problema que pode acontecer é ir sujeira para o sistema de injeção. 

Se esse local ficar obstruído, depois há dificuldades para o combustível chegar de novo aonde precisa.

Aconteceu! o que fazer? 

Saber o que fazer em caso de qualquer pane é muito importante.

Se mesmo assim, sabendo da importância de checar sempre o nível de combustível antes de sair, acontecer de você se esquecer ou por outra razão não conseguir perceber que o combustível está acabando, é preciso lidar com a situação.

Às vezes um problema no ponteiro que indica a quantidade de gasolina pode confundir o motorista e, de repente, a pane seca ocorre. Caso tenha acontecido com você e o carro parou de funcionar, calma! Veja o que fazer:

Passo a passo

  • Sinalize imediatamente que está com problemas no carro, especialmente se estiver no meio do trânsito. Ligue o pisca-alerta e, se for necessário, empurre o carro com segurança até o canto da guia.
  • Lembre-se de colocar o triângulo com segurança para sinalizar aos outros motoristas que seu carro está parado, dependendo do local.
  • Verifique com seu seguro se pode ter algum tipo de assistência. A pane seca geralmente não é uma das coberturas do seguro auto, mas a assistência 24h sim. Por isso, se informe se é possível acioná-lo, para reboque, por exemplo.
  • Se não tiver essa possibilidade, peça ajuda a alguém de confiança e procure o posto mais próximo, a pé, para buscar combustível que esteja faltando.
  • Uma opção é pedir para que alguém traga o combustível (pode ser poucos litros) a fim de que consiga sair com o carro do local.
  • Assim que retirar o carro dali, busque reabastecê-lo imediatamente.
  • Se for melhor, depois leve o veículo até um mecânico ou oficina de referência para poder analisar se houve algum dano por conta do episódio.

Vale dizer que é prudente sempre ter um galão próprio para casos emergenciais, no carro. Isso porque não é permitido buscar combustível e transportá-lo em garrafas plásticas convencionais. 

Mas o melhor, claro, é nunca deixar faltar! 

Conseguiu entender o que é pane seca e o que pode advir dela, bem como preveni-la melhor? 

Falando em segurança e assistência, você já tem seguro de carro? Que tal cotar o seu agora? Para isso, conte com a Minuto Seguros.

Com a Minuto, você pode realizar sua cotação preenchendo o formulário ao clicar no botão abaixo. Se preferir, pode ligar para 0800 882 0656 e falar com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *