Conheça as vantagens do sensor de estacionamento

Estacionar nem sempre é a coisa mais fácil do mundo. Muitos motoristas, por mais experientes que sejam, podem encontrar dificuldades na hora de estacionar um carro por encontrar alguns obstáculos, como árvores, postes, vagas muito apertadas, balizas, entre outros. Nestes casos, uma ajudinha extra é sempre positiva e pode fazer com que a manobra fique mais simples e com mínimas chances de alguma batida. Para isso existe o sensor de estacionamento.

sensor de estacionamento novidades

Esse item, em alguns modelos de carros mais recentes, já vem instalado com o intuito de facilitar manobras. Mas, se o seu carro não tem um sensor de estacionamento, fique tranquilo, pois é um item simples de ser instalado e com um preço acessível.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Quem não se sente seguro ao estacionar o carro em vagas apertadas ou fazer uma baliza, o sensor de estacionamento é uma grande ajuda. Mas, além de ter o sensor para facilitar, algumas dicas de como estacionar o carro com segurança são imprescindíveis. Começar tentando fazer balizas em vagas mais largas, por exemplo, é um meio de entender o processo até o momento em que se sentir mais confiante para parar em vagas mais apertadas e com um grau de dificuldade maior.

sensor de estacionamento - vagas

Vale ressaltar que, com o passar do tempo, esse item vem se tornando cada vez mais popular. O sensor de estacionamento era muito simples de ser encontrado em carros importados há alguns anos, mas isso passou com a popularização da peça, facilidade de instalação, além, é claro, de preços mais acessíveis. Ele vem, ou pode ser instalado, no para-choque. Algumas empresas criaram modelos de sensor de estacionamento que podem ser adicionados em qualquer tipo de carro, independente do ano, marca ou modelo.

Se você zela pelo seu carro e odeia qualquer risquinho ou amassado nos para-choques, laterais, portas e afins, aprender a estacionar com cuidado é fundamental. O sensor de estacionamento pode ser o início de uma ajuda essencial para quem ainda tem esse receio. No entanto, caso isso já tenha acontecido, por que não apostar em uma micro pintura automotiva ou até no martelinho de ouro? São técnicas de reparo automotivo muito interessantes e que podem deixar o seu carro como novo em pouco tempo.

E para continuar protegendo o seu carro e evitar que ele não esteja protegido, fazer um seguro auto é a melhor escolha. Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 10 seguradoras e oferecemos planos de acordo com a sua necessidade e o seu perfil. Ligue para a gente no 0800 882 0656 e faça uma cotação. Se preferir, clique aqui e faça uma cotação online.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Funcionamento do sensor de estacionamento

sensor de estacionamento baliza

Mesmo que pareça um adicional bem complicado de entender, o sensor de estacionamento tem um funcionamento simples e sem segredos. Ela tem uma tecnologia baseada em ultrassons, que emite uma frequência sonora alta. O sinal vai refletir no objeto mais próximo e retornar para o sensor. É esse sensor que também vai mensurar a distância do carro para o objeto em questão, que pode ser um poste, um muro, outro carro ou outro tipo de obstáculo.

Assim que é detectada a distância, o sensor começa a emitir um aviso sonoro em forma de alerta, que sinaliza que o motorista está se aproximando – ou se afastando – do obstáculo em questão.

sensor de estacionamento - obstáculos

Em geral, os sensores têm três avisos sonoros, que são conhecidos como “bips”. O primeiro mais pausado, sinaliza que você ainda está distante do objeto, o segundo, mais frequente, é uma amostra que há uma aproximação. O último, ininterrupto, é um sinal de que o veículo está muito próximo de colidir com o objeto. Juntamente com os sinais sonoros, uma tela indica a distância do carro para o obstáculo que o veículo está se aproximando.

Alguns sensores de estacionamento podem não captar pequenos obstáculos ou alguns que estejam fora do raio de alcance do dispositivo. Nestes casos, não haverá avisos sonoros. Por isso que, na maioria dos modelos, 4 sensores são instalados no para-choque para que a abrangência de captação seja maior ainda e possa minimizar as chances de erro. Em média, os sensores começam a fazer o aviso a aproximadamente 150 centímetros de distância.

Vantagens em ter um sensor de estacionamento

sensor de estacionamento - vantagens de ter um sensor de estacionamento

Primeiramente, e mais importante, o sensor de estacionamento traz muita segurança ao estacionar o carro em locais com pontos cegos, os famosos lugares que nenhum dos retrovisores conseguem captar.

Ter um item que lhe ajude diretamente na manobra do carro vai ser importante para evitar qualquer tipo de batida ou arranhão. Além de considerar apenas batidas no carro, o sensor de estacionamento é excelente para evitar acidentes com pessoas. Não é incomum ver casos onde, sem querer, alguém atropela uma criança dentro da própria garagem por não estar vendo. O sensor de estacionamento influencia diretamente neste caso.

Temos que considerar, também, a vantagem do custo em instalar um sensor de estacionamento. Alguns modelos custam menos de R$100 e podem ser facilmente instalados por qualquer pessoa. Um tutorial na internet é muito simples de ser encontrado e o passo a passo é bem básico, não deixando nenhuma dúvida em relação a instalação do sensor ou seu funcionamento.

Novidades sobre o sensor de estacionamento

sensor de estacionamento

Com cada vez mais adeptos, as novidades chegam a todo vapor no mundo dos sensores de estacionamento. Algumas marcas, como a Mercedes, por exemplo, já oferecem dispositivos que auxiliam a manobra através de comandos de voz. Basta aproximar o carro de onde vai estacionar que o sistema se encarrega do resto. O sensor indica se o motorista deve ir para frente, para o lado, para trás… para quem ainda tem dificuldades, é um auxílio considerável.

Há alguns modelos de sensor que já oferecem uma tela de LCD, com polegadas pequenas, que podem ser instaladas facilmente sobre o painel, facilitando o entendimento da aproximação de um objeto.

Alguns carros têm, ainda, sensores de estacionamento instalados na parte da frente do carro, no qual aviso é quando há aproximação do carro da frente. Se em algum momento você se incomodar com o barulho, por exemplo, há um botão que desliga o som momentaneamente e só volta quando você quiser usá-lo no momento de estacionar o carro.

Para quem ainda quer mais modernidade, alguns carros atualmente chegam a estacionar sozinhos, dispensando o uso de sensores ou qualquer tipo de câmera. Um avanço e tanto que, quem sabe, pode estar em todos os carros futuramente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *