Home » Carro » Dicas

Medo de dirigir: o que fazer?

O medo e a insegurança são motivos que impedem muitas pessoas de dirigir. Ao sentar na frente do volante, não se sentem bem, ficam com tremores, dor de cabeça e algumas até com falta de ar. Esses são os sintomas mais comuns das pessoas que têm medo de dirigir. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como traumas relacionados com carros, acidentes ou até mesmo problemas psicológicos que as pessoas levam para a vida toda.

medo de dirigir

Mas para que a pessoa supere esse medo de dirigir, tenha em mente que paciência e muita determinação são características fundamentais. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar e muito todos aqueles que querem perder de uma vez por todas a fobia que lhes impede de dirigir.

Uma das atitudes que podem ajudar é contratar um seguro auto, esse produto elimina uma série de preocupações com segurança. Existem planos que cobrem qualquer danos a veículos, pedestres e passageiros. Fazer um seguro auto é a melhor escolha para estar sempre protegido contra possíveis imprevistos. Sendo assim, cote com a Minuto Seguros para obter as melhores ofertas de acordo com o seu perfil. Para cotar basta preencher o formulário clicando no botão ou se preferir, pode ligar grátis para 0800 773 3000 e falar diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando a falar sobre o medo de dirigir, confira as melhores dicas para superar esse sentimento que aflige tanto as pessoas.

Trace objetivos que sejam possíveis

medo de dirigir - Trace objetivos que sejam possíveis

Essa dica vale para qualquer medo, principalmente o de dirigir. Vá aos poucos, não tente entrar de cabeça logo no início, pois seu trauma pode aumentar. Pensando no fato de dirigir, não é recomendável pegar uma estrada ou via de grande fluxo no início, mesmo que já esteja se sentindo confiante.

Primeiramente, dê voltas no quarteirão de sua casa, assim conforme for se acostumando com o veículo, comece a ir para outras ruas do seu bairro. Desse modo, a confiança e as habilidades vão aumentando até a sensação de conforto para locais mais difíceis.

O segredo para tirar o medo de dirigir é praticar

medo de dirigir - O segredo é praticar

O maior segredo para aprender a dirigir é a prática. Sempre que puder dê uma voltinha em lugares com menos movimento e cumpra as metas estipuladas anteriormente.

Para que o medo seja superado é extremamente importante que a pessoa tenha confiança no volante e saiba o que está fazendo diante dele. O ato de repetições cria o hábito da prática, o que gera confiança.

Escolha bem quem vai te acompanhar

medo de dirigir - Escolha bem quem vai te acompanhar

Quem tem medo de dirigir, geralmente, se assusta ou fica agitado por qualquer adversidade que exista. Ter uma pessoa estressada do lado só vai atrapalhar, pois tudo o que o motorista fizer pode haver uma reação desproporcional. É muito importante ter uma pessoa paciente e calma no passageiro para que a experiência seja a mais prazerosa possível.

Fazer terapia pode ajudar com o medo de dirigir

medo de dirigir - Fazer terapia pode ajudar

Como qualquer outro tipo de medo, uma terapia pode ser bastante realizadora para quem tem fobia de dirigir um veículo. Procurar um psicólogo pode ajudar a chegar na raiz do problema, auxiliando a pessoa a enfrentá-lo.

Outra dica muito interessante são as aulas para quem tem medo de dirigir. Algumas auto escolas fornecem treinamentos específicos para esses casos.

2.33 / 3 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *