Como perder o medo de dirigir: veja o que fazer para voltar a dirigir

como dirigir sem medo Como perder o medo de dirigir: veja o que fazer para voltar a dirigir

Quer entender mais sobre o como perder o medo de dirigir? Então, continue nos acompanhando para tomar coragem e voltar a dirigir no dia a dia sem medo.

Apesar de facilitar muito a vida, conduzir um veículo não é tarefa das mais fáceis. Não é à toa que o processo para obter a carteira de habilitação é tão complexo.  Desde o teste psicotécnico até a prova prática, são várias as competências exigidas para conquistar a CNH. Porém, não são apenas estas avaliações que geram receio nas pessoas. Por isso, fizemos uma lista com dicas de como perder o medo de dirigir.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O trânsito nas grandes cidades nem sempre é fácil de se encarar. Pegar estrada, especialmente as que estão em condições ruins, também pode contribuir para a insegurança do motorista. São vários os motivos que deixam as pessoas com receio de conduzir o carro, dos quais falaremos no decorrer do texto. De qualquer maneira, uma forma de ficar protegido é realizar a contratação de um seguro auto.

É normal ter medo de dirigir?

Sim, não sinta culpa por isso. De acordo com a Organização Mundia de Saúde, cerca de 6% dos brasileiros são afetados pelo medo de dirigir. A boa notícia é que sendo algo relativamente comum existem diversas formas de superar essa barreira na hora de dirigir.

Principais causas do medo ao dirigir

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), cerca de duas milhões de pessoas no Brasil não conseguem dirigir por conta de algum tipo de problema.  

Insegurança e traumas

Vários são as questões que podem impactar uma pessoa a ponto de ter medo de dirigir. De acordo com a psicóloga Regiane Garcia Rodrigues, em entrevista ao G1, esses problemas podem ser classificados em dois tipos:

  • Insegurança provocada pela sensação de independência ao estar no comando de um carro;
  • Medo desencadeado por um trauma, principalmente relacionado a algum acidente de trânsito que ficou na memória.

Dentro desse universo, vários outros fatores estão relacionados. Desgaste físico, mental e até mesmo o estresse. A psicóloga Eloísa Pegolo afirma à Revista Autoesporte que é comum os indivíduos terem medo de errar, vergonha e pensar que estão atrapalhando as pessoas no trânsito.

Chance de se envolver em acidentes

O trânsito pode gerar tensão e ansiedade nos motoristas. É comum ver pessoas buzinando e até xingando outros condutores por qualquer motivo. Seja por deixar o carro morrer, ir mais devagar ou não andar imediatamente quando o sinal abre, por exemplo. Porém, além deste fator que ajuda a aumentar a insegurança, outra causa do medo de dirigir é a possibilidade de se envolver em acidentes.

Alguns motoristas sentem que têm uma arma nas mãos ao dirigir. Dessa forma, alguns ficam com muito medo de machucar alguém no trânsito. Acontece também de terem o receio de bater o carro e todos os transtornos que isso traz, especialmente quando o veículo pertence aos pais ou outras pessoas.

Medo patológico

Em alguns casos, a aversão ao volante pode ser um transtorno psicológico. Você já se deparou com o termo amaxofobia? De origem grega, amaxo significa veículo e fobia, medo. Ou seja, as pessoas afetadas por esse distúrbio possuem medo irracional de dirigir e até mesmo de estar dentro de um automóvel.

Em casos assim, a pessoa pode apresentar excessiva preocupação em perder o controle do carro. a ansiedade também é um sintoma possível, com pensamentos sobre coisas ruins que podem acontecer, como atropelar uma pessoa ou se envolver em batidas.

Como perder o medo de dirigir

Nos tópicos acima, mencionamos algumas das principais causas do receio de pegar o volante. Mas fique tranquilo! Todas elas podem ser revertidas. Por isso, separamos algumas dicas de como perder o medo de dirigir.

Trace objetivos que sejam possíveis

Essa dica vale para qualquer medo, principalmente o de dirigir. Vá aos poucos, não tente entrar de cabeça logo no início, pois seu trauma pode aumentar. Pensando no fato de dirigir, não é recomendável pegar uma estrada ou via de grande fluxo no início, mesmo que já esteja se sentindo confiante.

Primeiramente, dê voltas no quarteirão de sua casa, assim conforme for se acostumando com o veículo, comece a ir para outras ruas do seu bairro. Desse modo, a confiança e as habilidades vão aumentando até a sensação de conforto para locais mais difíceis.

Procure ajuda de um psicólogo

Algumas vezes, o que aparenta ser apenas uma insegurança pode ser sinal de um transtorno, como a amaxofobia. Por isso, é muito importante procurar um profissional de psicologia, para que ele possa lhe ajudar a identificar qual tipo de medo você tem, as possíveis causas dessa situação e como você pode superar tudo isso.

Inclusive, existem psicólogos especializados em trânsito e clínicas voltadas especificamente para ajudar quem sofre com o medo de dirigir. Nestes locais, especialistas são designados para o tratamento, com intuito de fazer as pessoas superarem essas questões.

Realize novas aulas de direção

Se o seu caso for de insegurança com relação à sua habilidade ao volante, uma boa opção é realizar um novo curso de direção. Existem treinamentos especializados para pessoas que já são habilitadas. Buscar melhora nos aspectos técnicos e aprender mais são fatores que podem ser muito positivos e ajudar a como perder o medo de dirigir.

Dessa forma, você pode praticar mais com o auxílio de um profissional e, aos poucos, ganhar mais experiência e confiança para rodar pelas ruas. Como perder o medo de dirigir nem sempre é tarefa fácil, conseguir confiar mais na própria capacidade pode fazer muita diferença.

Pratique sem pressão

Como citamos ao longo do tempo, muitos motoristas sentem-se inseguros pelo medo de errar, de bater, de machucar alguém ou mesmo de atrapalhar outros condutores. Para tentar ganhar mais confiança e evitar se deixar abater por situações assim, tente praticar em ocasiões que não exerçam tanta pressão.

Escolha um lugar tranquilo, que não seja tão movimentado para que a possibilidade de estresse seja a menor possível. Outra dica é pedir a ajuda ou companhia de alguém que seja paciente e não vá realizar críticas e apontar defeitos por qualquer deslize. Receber pressão de pessoas que estão na carona são, muitas vezes, motivos de insegurança ao estar à frente do volante.

Escolha bem quem vai te acompanhar

Quem tem medo de dirigir, geralmente, se assusta ou fica agitado por qualquer adversidade que exista. Ter uma pessoa estressada do lado só vai atrapalhar, pois tudo o que o motorista fizer pode haver uma reação desproporcional. É muito importante ter uma pessoa paciente e calma no passageiro para que a experiência seja a mais prazerosa possível.

Ficou com alguma dúvida sobre as nossas dicas de como perder o medo de dirigir? Mande pra gente por meio dos comentários!

6 comentários sobre “Como perder o medo de dirigir: veja o que fazer para voltar a dirigir

  1. Muito bom o artigo, realmente com o aumento de veículos nas estrada tem se tornado cada vez mais difícil dirigir com tranquilidade rs. Trabalho como instrutor e posso garantir que isso é um desafio que pode ser superado, basta se dedicar e ter uma boa instrução profissional. Recomendo a quem tem medo, realize aulas para habilitados, deixei o medo de lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *