1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

Guia IPVA 2020: saiba quando e quanto pagar no seu estado

Início de ano é época de atentar-se aos custos que chegam já em Janeiro. Para os proprietários de veículos, é o momento de renovar o pagamento dos impostos que permitem rodar com o automóvel legalmente. Entre eles, podemos citar, principalmente, o IPVA 2020 (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores). Continue lendo para saber mais!

IPVA 2020

Importância do seguro auto

Além do IPVA 2020, ainda existem outras taxas que devem ser pagas pelos donos dos carros, como seguro DPVAT(Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre) e o licenciamento anual. Além disso, muitos motoristas fazem a renovação de seguro auto também nos primeiros meses do ano para, assim, garantir a proteção para o automóvel.

Por falar em seguro auto, é importante destacarmos a relevância que este produto tem para a segurança no trânsito. Afinal, nunca é possível prever quando acontecerão sinistros, como roubo e furto ou colisão com terceiros.

Por isso, faça uma cotação com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil. Afinal, trabalhamos com mais de 10 seguradoras para oferecer o plano ideal para o seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário em nosso site clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora, voltando ao assunto principal do texto, o IPVA 2020 deve ser pago nos primeiros meses do ano. Dependendo de como e quando ele for pago, pode haver abatimento no valor. Abaixo, passaremos mais informações sobre as formas de pagamento, quem pode ficar isento do imposto e muito mais. Confira!

Saiba tudo sobre o IPVA 2020

IPVA 2020 - O que é?

Em primeiro lugar, antes de falarmos diretamente dos detalhes sobre as datas e alíquotas do IPVA 2020, é importante explicarmos rapidamente o que ele é e como funciona.

Este imposto é estadual, ou seja, somente os estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo. Isso faz com que as alíquotas sejam diferentes dependendo de cada União Federativa.

O IPVA deve ser pago anualmente pelos proprietários de todo e qualquer veículo automotor ao qual seja exigido emplacamento. A arrecadação é distribuída em 50% para o estado e 50% para o município onde a placa em questão foi colocada a placa do automóvel.

Datas de pagamento e alíquotas  

Em São Paulo 

Acima, é possível visualizar as datas-limite para o pagamento do imposto dependendo do final da placa do automóvel.

As alíquotas seguem iguais aos últimos anos:

  • Veículos movidos a gasolina ou bicombustíveis e picapes de cabine dupla pagam 4% sobre seu valor;
  • Já aqueles que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás natural veicular (GNV), mesmo que combinados entre si (híbridos), têm alíquota de 3%;
  • Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, quadriciclos e similares recolhem 2%;
  • Os caminhões pagam 1,5%.

O IPVA 2020 em São Paulo será 3,54% mais barato, em média, para os proprietários paulistas. Isso ocorre devido à queda nos preços de venda de automóveis praticados no varejo. De acordo com os dados mais recentes, ao todo são registradas mais de 29 milhões unidades de veículos emplacados segundo o DENATRAN.

Em Minas Gerais

Veja na tabela as datas limites para o pagamento do imposto dependendo do final da placa do automóvel.

  • – Os veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes cabine estendida e dupla pagam 4% de imposto;
  • – Já para as caminhonetes de carga (picapes) e furgão, será cobrado em 3%;
  • – A alíquota dos automóveis de uso misto e utilitários para transporte público é 2%;
  • – Pagando a menor taxa, os veículos de locadoras, ônibus, micro-ônibus, caminhão e semelhantes pagam 1% do valor venal.

Os mineiros, infelizmente, não poderão contar com uma taxa menor que a do ano passado. A única possibilidade de economizar no imposto é fazendo o pagamento à vista para ganhar 3% de desconto.

De acordo com os dados mais recentes, ao todo, são registradas mais de  11 milhões unidades de veículos emplacados segundo o DENATRAN.

No Paraná

Acima, é possível visualizar as datas limites para o pagamento do imposto dependendo do final da placa do automóvel.

  • – Os donos de veículos movidos a gasolina ou bicombustíveis e motos pagam 3,5% sobre seu valor;
  • – Agora, automóveis movidos a GNV, veículos de carga, automóveis de aluguel, caminhões, ônibus e similares, pagam a alíquota de 1% de seu valor venal.

O IPVA 2020 no Paraná não deve ter redução de custo além daquele proporcionado aos motoristas que pagarem o imposto à vista: 3%. De acordo com os dados mais recentes, ao todo, são registrados mais de 7 milhões veículos emplacados segundo o DENATRAN.

No Distrito Federal

Consulte pela tabela acima a data limite para o pagamento do imposto dependendo do número final da placa.

No caso do Distrito Federal, a cobrança será iniciada somente em fevereiro, porém não há desconto algum mediante o pagamento à vista do IPVA 2020. Além disso, os proprietários poderão parcelar a dívida em até quatro vezes, com a última parcela sendo cobrada no mês de maio.

As alíquotas, diferentemente de datas para pagamento, não fogem tanto do comum entre as Uniões Federativas:

  • – Será cobrado 3,5% de automóveis, caminhonetes, caminhonetas, utilitários e demais veículos;
  • – Já os ciclomotores, motocicletas, motonetas, quadriciclos e semelhantes pagam 2,5%;
  • – Por fim, os caminhões, ônibus, micro-ônibus, tratores de esteira ou mistos devem contribuir com 1%.

Como dissemos anteriormente, o motorista que possui o veículo emplacado no Distrito Federal não receberá nenhum desconto. De acordo com os dados mais recentes, ao todo são registradas mais de 1.8 milhões unidades de veículos emplacados, segundo o DENATRAN.

No Rio Grande do Sul

Em solo gaúcho, o pagamento será bastante incomum da maioria. Pelo calendário divulgado pelo Detran do Estado:

  • – Os proprietários que optarem pela quitação antecipada têm como data limite o dia 30 de dezembro e os descontos para esta opção podem chegar até 24,92%; Para aqueles motoristas que realizarem por meio de parcelamento, terão que pagar a primeira até 31 de janeiro, a segunda até o dia 28 e a última terá o dia 31 de março como limite.

Outra opção é pagar a totalidade do imposto até a data de vencimento por placas no mês de abril. Confira as datas abaixo em relação ao final da placa:

  • – 1 º de abril – final 1
  • – 3 de abril – final 2
  • – 6 de abril – final 3
  • – 8 de abril – final 4
  • – 13 de abril – final 5
  • – 15 de abril – final 6
  • – 17 de abril – final 7
  • – 22 de abril – final 8
  • – 24 de abril – final 9
  • – 27 de abril – final 0

As alíquotas do IPVA 2020 no Rio Grande do Sul se mantêm em 3% para os automóveis e caminhonetes. As motocicletas pagam 2% e para fechar pagando o menor custo, os caminhões, micro-ônibus, automóveis e caminhonetes para locação ficam com 1% do valor venal.

Demais estados

Para as demais localidades, é necessário acessar o site do Detran do respectivo estado e consultar informações específicas da região. Para verificar, basta clicar sobre o nome do seu estado abaixo;

Pagamento do IPVA 2020 e descontos

Descontos no pagamento do IPVA 2020

O IPVA, geralmente, possui três formas diferentes para pagamento dependendo de seu estado. São elas: à vista, cartão de crédito ou débito. A mais vantajosa é à vista no mês de janeiro, pois o proprietário poderá receber um desconto de 3% no valor total.

Além disso, também pode ser possível que o dono do carro faça a quitação à vista no mês de fevereiro. Contudo, dessa forma não haverá desconto. Para aqueles que quiserem parcelar, é necessário verificar as condições em sua cidade, porém, geralmente, é possível pagar em até três vezes, sendo cobradas parcelas em janeiro, fevereiro e março.

E se não pagar o IPVA 2020?

E se não pagar o IPVA 2020?

Encontrar automóveis com débitos pendentes não é algo muito difícil no trânsito brasileiro. Por isso, é válido explicarmos também o que acontece se o dono do carro não arcar com o custo do IPVA 2020.

Aqueles que não pagarem o imposto até o vencimento de acordo com o final de sua placa estarão sujeitos à multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa básica de juros, a Selic.

Passado 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% sobre o valor do IPVA. Vale lembrar que as taxas podem variar de acordo com o estado, portanto é recomendado procurar especificamente tal informação no site do Detran de seu estado.

Além disso, os veículos com o débito pendente não podem realizar o licenciamento. Dessa forma, ao ser autuado em uma blitz ou algo semelhante, o automóvel poderá ser guinchado e o proprietário terá que arcar com uma série de despesas extras além da multa e do valor do imposto em atraso.

Isenção de IPVA

IPVA 2020 - Isenção de IPVA

Como muitos já devem saber, existem determinados públicos de motoristas, modelos e categorias de automóveis que não precisam pagar o IPVA. Isso ocorre por meio da isenção, que é atribuída para:

  • – Táxi e mototáxi;
  • – Pessoas com tratamento diplomático;
  • – Pessoas com deficiência;
  • – Ônibus e micro-ônibus.

Além disso, os estados brasileiros também oferecem isenção aos automóveis dependendo de sua data de fabricação.

  • – A partir de 10 anos: Roraima, Goiás e Rio Grande do Norte;
  • – 15 anos: Amapá, Rondônia, Bahia, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Tocantins, espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pará, Rio de Janeiro e Sergipe;
  • – 20 anos: São Paulo, Acre, Rio Grande do Sul, Paraná e Alagoas.

3.48 / 21 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *