Correia dentada: o que fazer se arrebentar e como saber se está desgastada
Quer tirar suas dúvidas sobre o que fazer se arrebentar a correia dentada e como saber se está desgastada? Então você está no lugar certo. Nesta matéria você fica por dentro melhor do seu funcionamento, com quantos quilômetros rodados é indicado trocar a correia, além de saber o que fazer quando ela quebrar. Acompanhe-nos até o final e tire suas principais dúvidas.
Com o objetivo de sincronizar o giro do virabrequim, a correia dentada realiza esse serviço junto com o comando de válvulas para manter o automóvel em todas perfeitas e evitar que as válvulas se choquem com o pistão. A correia dentada é conectada por meio de dentes que são demarcados por toda a sua extensão, fixados às polias do comando de válvula e do virabrequim.
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A correia possui um tensionador além da demarcação e isso faz com que ela fique mais tensionada e firme, dando aderência tanto para as polias quanto para a correia. É importante saber que alguns automóveis possuem polias de apoio, que servem para que a correia fique melhor tensionada.
Quando saber a hora de trocar a correia dentada
A indicação dos fabricantes é trocar a correia dentada com 50 mil km rodados ou quando se passarem três anos de uso do veículo. O mais indicado é que o condutor siga a dica do fabricante e troque a correia na quilometragem correta, isso vai evitar problemas no veículo.
Se o proprietário do automóvel não trocar no período ideal, pode ser que a peça quebre com o motor ainda em movimento. Se esse problema ocorrer, é certo que o carro e o motor terão grandes complicações.
O que fazer quando a correia dentada quebrar?
O sincronismo da correia impede que as válvulas se choquem com o pistão quando o motor está em movimento. E quando a correia quebrar com o carro em movimento, a válvula irá travar e assim perder todo o sincronismo com o virabrequim. Os pistões se chocam com as válvulas travadas fazendo com que elas se danifiquem e muitas vezes, dependendo da força, danifiquem os pistões do veículo.
Se esse tipo de problema acontecer, o proprietário terá que arrumar o cabeçote do motor. Esse custo gira em torno de R$ 1.800 a R$ 2.000. E se as peças que ficam no bloco do motor e os pistões também quebrarem, o preço para arrumar tudo pode subir para R$ 3.500 a R$ 4.000.
Como fazer para evitar problemas na correia dentada
Fazendo a manutenção periodicamente, como é sugerido pelo próprio manual do proprietário, esse tipo de acontecimento poderá ser evitado. Outra dica bastante importante para evitar algum problema é acelerar o veículo de forma gradual e suave, trocar as marchas também de forma calma e sem forçar o motor. Esses procedimentos vão evitar a tensão exagerada na correia dentada.
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Pronto, agora você já sabe como proceder caso a correia dentada do seu carro esteja arrebentada ou desgastada. Se houver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários abaixo.
Muito interessante essa matéria.
Não falou como saber se a correia está desgastada????,falou só do tempo e km de troca
Pertile, como vai? Falamos sobre qual o tempo recomendado para fazer a troca, mas os sinais que ela está desgastada são os ruídos que vem da parte da frente do veículo e superaquecimento do motor. 🙂
Tenho um Ecosport freestyle 1.6 motor sigma tanto a Ford como o manual do veículo recomendam a troca com 150.000 km ou seja três vezes o que vcs recomendam ,o que vcs tem a dizer
Olá, José, como vai? Cada veículo tem a sua quilometragem correta para fazer a troca, no texto dizemos a mais comum nos automóveis. Mas de qualquer forma, o recomendado é seguir a indicação do fabricante.
Tenho um Newfiesta motor sigma 1.6. Não achei nenhuma informação sobre troca de correia dentada no manual de proprietário.
Delcio, você pode levar o veículo na concessionária, eles terão as informações que você precisa sobre a correia dentada.
Bom dia José!respondendo seu questionamento em referência a troca da correia do Ford que o fabricante indica a troca com 150 mil km.O sistema da Ford, assim como outras marcas não possuem correia dentada, e sim corrente de comando.
Por isso esse sistema é mais duradouro do que os carros quem vem com equipamentos com correia dentada.Espero ter esclarecido sua dúvida.
Após o falecimento de meu pai, o Palio está com 4700 km e 4 anos parado. A correia ainda e a original,vou por o carro para rodar, preciso trocar essa correia ?
Olá, Ivimar, como vai? Recomendamos que leve o veículo ao mecânico para checar às condições da correia. 🙂
Gostaria de saber se o Ford ka ano 10/10 tem correia dentada ou corrente de comando.
José, como vai? Possuí corrente de comando. 🙂
Eu (somente minha opinião) acho que depender de uma correia, que, se arrebentar vc praticamente perde o motor, muitas vezes tendo que gastar o olho da cara para arrumar, é muita coisa…ou seja, vc troca a correia, mas, vai que foi em uma cidade que vc estava passeando de férias, e na estrada essa peça arrebenta…..pronto, o motor foi pro saco, e aí como vc vai atrás de garantia, etc…??? Aí terá que gastar com guincho, um absurdo, e depois com o motor, POR CAUSA DE UMA CORREIA…….eu acho totalmente errado isso, o sistema teria que ser diferente, caso a correia quebrasse, um sistema que protegesse o motor….como eu disse, somente minha opinião.
José, aqui todas as opiniões são válidas. Faz sentido o que você diz =)