Conheça a Tesla e sua história de inovação no setor automotivo

Um ramo que passa por constantes inovações é o dos automóveis. Carros cada vez mais inteligentes oferecem mais conforto e, principalmente, segurança aos motoristas e passageiros. E, quando falamos em carros seguros e tecnológicos, uma das primeiras marcas que vem à cabeça da população mundial é a Tesla, famosa por seus veículos elétricos.

tesla

A marca ganhou a atenção do mundo após criar o primeiro veículo totalmente elétrico, o Tesla Roadster. Após o sucesso deste modelo, a marca norte-americana lançou um sedan totalmente elétrico, o Tesla Model S, e continua trabalhando com invenções de veículos elétricos.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Mais do que uma marca de automóveis modernos e tecnológicos, a Tesla também é conhecida por ser uma empresa de armazenamento de energia e que realiza a produção de componentes de motores e transmissões para veículos elétricos, além de produtos à base de baterias.

Quer saber mais sobre a Tesla e todas as suas inovações no setor automotivo? Confira abaixo!

Quem é a Tesla?

Primeiramente, vamos falar um pouco da história da marca. A Tesla iniciou-se em 2003, na cidade de São Francisco, Califórnia. O nome foi uma homenagem ao inventor e engenheiro eletricista Nikola Tesla.

A empresa surgiu da união de um grupo de engenheiros com uma visão futurista que prometia impactar o mundo automotivo. Elon Musk fazia parte desse grupo de profissionais. O intuito desse encontro era mostrar ao mundo que, sim, era possível criar veículos totalmente elétricos, sem a necessidade de gasolina, etanol ou diesel.

Em 2008, a Tesla lançou o seu primeiro carro totalmente elétrico, o Roadster, que foi descontinuado em meados de 2011. Já em 2012, a empresa lançou o segundo modelo, desta vez um Model S, um sedan de luxo totalmente elétrico que é produzido até hoje.

Outros ramos de atuação da Tesla

Além de ser uma renomada e conhecida montadora de veículos elétricos, a Tesla também é famosa por fabricar componentes elétricos, como baterias de lítio-íon com foco em construtoras e a produzir componentes de motores e transmissões para veículos elétricos.

A companhia, além do foco em produtos automotivos, também atua em projetos de sustentabilidade envolvendo armazenamento de energia e a produção de painéis solares.

Quais são os modelos da Tesla?

A Tesla, atualmente, tem 4 modelos em seu portfólio de vendas: 

  • Tesla Model S;
  • Tesla Model X;
  • Tesla Model Y;
  • Tesla Model 3.

Abaixo, vamos comentar um pouco sobre cada veículo, inclusive o Roadster, que já foi descontinuado, e falar sobre suas particularidades.

Tesla Roadster 

roadster

O pioneiro no ramo de veículos elétricos do mundo e, consequentemente, o primeiro carro da Tesla. O Tesla Roadster é um veículo esportivo, lançado em 2008 e descontinuado no final de 2011, mas que deve ganhar uma nova geração ultramoderna em 2022. A promessa é que ele alcance de 0 a 100 km/h em 1,9 segundo, tenha autonomia de 1000 quilômetros e atinja até 400 km/h de velocidade.

O modelo antigo pode andar cerca de 350 quilômetros com somente um carregamento total das baterias e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos.

Tesla Model S

tesla model s

Este foi o segundo lançamento da Tesla, um modelo mais clássico. O Model S é um sedan, com uma pegada esportiva, lançado em 2012, nos Estados Unidos.

Neste modelo, diferentemente do Roadster, a autonomia é maior. Com apenas um carregamento das baterias, o Model S pode andar 426 quilômetros.

Outro ponto marcante do Model S é a sua velocidade de arranque. Ele chega de 0 a 100 km/h em 2,4 segundos.

Tesla Model X

model x

Após lançar um modelo esportivo e um sedan, a Tesla iniciou no segmento de SUVs com o Tesla Model X. Apesar de ter sido apresentado ao mundo em 2012, ele só começou a ser produzido pela empresa no final de 2015.

Segundo o próprio site da Tesla, o Model X é um dos SUVs mais seguros de todos os tempos. Isso tem por base a estrutura do veículo, o chassi, os sistemas de retenção e a tecnologia da bateria. Com isso, a probabilidade de ferimentos nos ocupantes é considerada baixa.

Também segundo o site da Tesla, o Model X é mais rápido do que qualquer SUV na estrada – ele vai de 0 a 97 km/h  MPH em 2,6 segundos.

Tesla Model 3

tesla model 3

Mais um sedan lançado pela Tesla. O Model 3 foi apresentado ao mundo em 2016 e começou a ser produzido em meados de 2017. A sua autonomia, com apenas uma carga de bateria, chega a 499 quilômetros.

É um dos carros mais marcantes da história da Tesla, pelo fato de, entre 2018 e 2019, ter sido o modelo elétrico mais vendido no mundo. Em 2019, obteve um marco tão importante quanto: foi o sétimo carro mais comercializado nos Estados Unidos, com 154.836 unidades.

No que diz respeito a sua aceleração, ele chega de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, com velocidade máxima de 260 km/h.

Tesla Model Y

model y

Último lançamento da Tesla, o Model Y é um crossover compacto. O grande diferencial deste modelo é a união de três pontos importantes: a funcionalidade de um SUV, o desempenho esportivo e o preço atraente – ele vai custar US$ 39.900, nos EUA, na versão de entrada.

Com uma carga de bateria, o Model Y tem autonomia de 400 quilômetros. Já a sua aceleração vai a 100 km/h em 3,7 segundos.

Seguro para carros elétricos

No Brasil, ainda não existem ainda muitos veículos elétricos disponíveis. Podemos listar alguns, como o Zoe, da Renault, o iEV 40, da JAC Motors, e o Leaf, da Nissan. Pela pouca quantidade de veículos elétricos no País, ainda é difícil  fazer um comparativo de seguros para carros elétricos e à combustão para saber se, de forma geral, serão mais caros ou mais baratos.

Algumas seguradoras já estão criando produtos específicos para o ramo de carros elétricos, como a assistência 24 horas equipada com carregador de bateria, preparada para atender esse tipo de automóvel.

Se você quiser cotar um Seguro Auto, conte com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguros online do Brasil. Trabalhamos com 16 seguradoras, que estão entre as melhores do Brasil. Dessa forma, garantimos uma proposta que esteja de acordo com as suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *