1. Home
  2. »
  3. Carro

Luzes do painel do carro: veja sua função e como identificar problemas

Quer saber mais sobre as luzes do painel do carro? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra o que cada uma delas significa e como identificar os problemas alertados por elas.

Algumas luzes do painel são bem simples de identificar o significado, afinal estamos acostumados ver acesas, mas têm algumas que aparecem esporadicamente e que geram diversas dúvidas. Acredite: todas as luzes são extremamente úteis e podem ajudá-lo em situações nas quais o carro não acusa nada, a não ser esse sinal de alerta.

Por isso, é muito importante conhecê-las e saber exatamente o que o carro está informando, seja lá um motor quente, falta de água no radiador, um freio de mão que não foi abaixado por completo, etc.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Qual o significado das luzes do painel?

Luz acessa no painel, em geral, não é bom sinal. No entanto, há algumas variações, principalmente na questão de cores e esse é um belo exemplo do significado das luzes do painel. Luz vermelha acessa no painel significa emergência, já luz amarela acessa significa alguma advertência.

O que pode dificultar é que algumas dessas luzes não são autoexplicativas, por isso, conhecer o desenho de cada uma e saber exatamente o que está acontecendo com o carro pode lhe ajudar na tomada de decisões mais assertivas.

Luz azul e verde

Essas não são luzes de alerta como as amarelas e vermelhas, mas indicam algumas informações importantes sobre o carro. Entenda um pouco melhor abaixo:

  • Luz azul: essa luz indica ao motorista que o motor está frio e ainda não atingiu a temperatura ideal de funcionamento.  O motoro será conservado se você só pisar fundo no acelerador quando essa luz se apagar.
  • Luz verde: essa luz indica apenas que algum sistema do veículo está funcionando ou não. Um exemplo da utilização da luz verde está na seta, que exibe no painel uma sinalização verde quando está ligada.

Luzes de emergência (vermelhas)

Basicamente, se alguma luz vermelha estiver acessa o carro deve parar imediatamente para evitar danos maiores. Confira abaixo o que significam as luzes de emergência no painel do carro.

Airbag

Se essa luz estiver acessa significa que foi detectado um problema no sistema de airbag e ele poderá não funcionar em caso de acidente. Por isso, vá o quanto antes para uma oficina autorizada resolver essa questão. Essa luz pode ser amarela em alguns carros.

Bateria

Essa luz acesa pode significar algum problema na própria bateria, no alternador, na correia ou no circuito de carga. Essa luz deve acender no momento da ignição e apagar completamente quando o carro estiver ligado.

Temperatura do líquido de arrefecimento

Neste caso, o problema pode ser um pouco mais sério. Pode apontar um possível superaquecimento do motor ou que isto está breve de acontecer. Pode indicar que há falta de água, falha no sistema de ventilação ou em sensores.

Pressão do óleo do motor

Outro ícone que é mais comum de aparecer nos carros. Ele avisa que a pressão do óleo do motor está abaixo no mínimo necessário. Essas quedas se dão por panes na bomba ou na válvula de alivio do sistema, folgas excessivas nos mancais ou o motor superaquecido.

Fluido de freio baixo ou freio de estacionamento

Essa luz aqui é bem comum de ser vista. Ela vai acender quando o fluido do freio atingir o mínimo necessário para segurança ou quando o freio está acionado.

Luzes de advertência (amarelas)

A luz amarela indica um advertência de que algum problema pode ocorrer. Você ainda pode rodar alguns quilômetros, mas é importante levar o carro para uma oficina de confiança. Confira abaixo o que significam as luzes de advertência no painel do carro.

Injeção eletrônica

Essa luz acende no momento da ignição, mas deve apagar logo em seguida. Caso ela esteja acendendo com frequência pode significar problemas no injetor ou no catalisador, causando consumo excessivo de combustível  ou falhas na próxima ignição.

Pré-aquecimento das velas

Em alguns carros flex mais modernos e que não precisam do tanquinho de combustível, essa luz acende para avisar que o sistema entrou em funcionamento para aquecer o etanol antes de injetar no cilindro. Já em carros que possuam o reservatório de gasolina, significa que o combustível está sendo usado.

Tire suas dúvidas

Abaixo você pode tirar as principais dúvidas sobre luzes acessas no painel do veículo.

As hipóteses podem ser variadas, mas, basicamente, a luz da injeção acesa ocorre porque existe algum problema em umas das peças do sistema de injeção eletrônica. Para responder essa dúvida com maior profundidade, preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre luz de injeção.

Ao dar partida no veículo, a luz de airbag acende e se mantém assim por cerca de cinco segundos até apagar novamente. Neste caso, trata-se de uma verificação normal do sistema, portanto não há com o que ficar alarmado.

No entanto, se a luz de airbag não apagar após a verificação padrão, é indicado que o você leve o veículo ao mecânico de sua confiança imediatamente para verificar o que há de errado.

Para responder essa dúvida com maior profundidade, preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre luz do airbag.

4.1 / 173 votos

[addtoany]

Comentários

    1. Fernando, tudo bem? Como é um modelo mais específico e uma funcionalidade, possivelmente, exclusiva do carro, sugerimos que você consulte o manual do veículo. Certamente a informação estará descrita lá.

  1. Meu gol está acendendo a luz de injeção sempre depois de reabastecer e as vezes fica falhando,já troquei cabos de velas e velas e limpei os bicos

  2. Bom dia!gostaria de saber,tenho uma viatura de marca toyota Allex japonês,ela me apresenta o sinal de ôleo de travão ou de estacionamento,acrescentei o ôleo de travão e mandei verificar as balatas,mais o sinal continua aceso,e o outro é o sinal de Abs também está aceso,peço ajuda nestes caso.

    1. Olá, Calisto, verifique se toda a parte do óleo está em ordem, faça o mesmo com o ABS do automóvel em um mecânico de confiança. Caso não encontre nenhum problema, verifique os sensores das respectivas partes, para saber se não estão com defeito e acendendo as luzes sem motivo.

  3. Tenho um Chevrolet, EQUINOX 2005,e a luz de injeção eletrônica acendeu, o quê pode acontecer, o quê devo fazer?

  4. Ola boa tarde! Meu carro blazer 1996 está acendendo uma luz vermelha com um P no painel. O que pode ser? Por favor alguém pode me ajudar?

    1. Olá, Ozerina, como vai? Em alguns carros, a luz “P” no painel indica o funcionamento dos freios do veículo. Você pode verificar no manual do seu carro sobre as luzes do painel.

  5. Excelente aula sobre luzes fo veiculo. Hoje com certeza aprendi
    Muito mais. Na verdade quase ninguem lê o manual de instruçōes do seu carro. ( eu por exemplo). Com suas orientaçoes vou ler . Com conhecimento podemos até informar na oficina o que està de fato acontecenfo. Valeu
    Muito. OBRIGADA.

  6. Olá, boa tarde !
    Gostaria de pedir uma ajuda…
    Tenho um FOX VW 2016/17.
    Ele está ficando com a luz de pré-aquecimento das velas acesa direto.
    Não possui reservatório de gasolina.
    Porque será que a luz está ficando acesa direto?

    1. Maria, tudo bem? Recomendamos que verifique as velas do automóvel, pode haver um problema nelas já que o painel está sinalizando.

    1. Olá, Ismail, como vai? Recomendamos que procure informações sobre esta luz no manual do automóvel, caso não encontre nenhuma informação, você pode levar o carro em uma concessionária.

    1. Olá, Sara, como vai? Existem muitas luzes nos painéis dos automóveis, mas, pela sua explicação, pode ser que seja a luz de temperatura alta. Nenhuma indicada aqui no texto se parece com ela? =)

      Qualquer coisa, nos chame.

  7. Ola bom dia… a luz do meu fluido de freio estar soh ficando acesa, isto indica que o freio pode acabar qdo estiver andando, meu carro he um peugeot passion 207.Obrigado Beatriz

    1. Beatriz, como vai? Há um problema com o nível do líquido de freio ou com o sistema de luz de advertência do nível do líquido de freio, o que deve ser checado o quanto antes. O freio é indispensável para a sua segurança, procure um mecânico o quanto antes.

  8. O meu é o Siena 2002 acende uma luz em contorno vermelha mas ela apaga ai ao decorrer ela acende e enfraquece o carro aí a gente liga e desliga ele vai de Boa mas é com frequência

    1. Ana, tudo bem? Como é esse luz vermelha? Pois, como é tratado no texto, há muitas opções. Pode ser que seja um problema com a temperatura do líquido de arrefecimento, pressão do óleo do motor, fluido de freio baixo ou freio de estacionamento etc. Veja as opções que colocamos no texto e se alguma é parecida com a luz que está acendendo no seu painel.

  9. Bom dia? O meu carro é um Uno Firre 2006, de vez em quando ele fica acendendo a luz da injeção eletrônica. Mas ele acende uns 2 há 5 minutos e apaga. Tenho que levar com urgência no mecânico. Ou posso continuar andando com ele mais uns dias?

    1. Rodrigo, como vai? Você precisa levar o seu carro o quanto antes no mecânico! É muito importante que você não dirija longas distâncias com ele!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile