Luz de airbag acesa: o que significa e o que fazer para apagar

luz de airbag

Quer entender mais sobre a luz do airbag acesa? Então, continue lendo para virar um craque no que diz respeito aos carros e às suas peças.

Como um automóvel é uma complexa obra de engenharia, ele é composto por diversas peças e sistemas que o fazem funcionar. Para facilitar o entendimento do motorista e deixá-lo a par de eventuais problemas no veículo, existem as luzes do painel, cuja função é indicar se há defeitos em determinada parte do carro. Um exemplo é a luz de airbag que, quando acesa, pode ser indício de um problema importante.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O que são os airbags?

Desde o início de 2014, todos os veículos são obrigados por lei a saírem de fábrica com o airbag instalado para motorista e passageiro. Afinal, é um dispositivo de segurança que é acionado em casos de colisões e trabalha em conjunto com o cinto de segurança.

Eles são como bolsas que inflam instantaneamente quando acontece um impacto. Eles protegem a cabeça e o tórax da pessoa auxiliados pelo cinto, que garante a retenção necessária para que ele atue com eficácia. Assim, ele mantém o corpo na posição adequada para entrar em contato com o dispositivo.

O airbag protege os ocupantes do veículo no momento da colisão e pode evitar maiores danos corporais. A luz de airbag acesa indica que há uma anormalidade no sistema de segurança. Saiba abaixo qual problema pode ser e como resolvê-lo.

O que significa a luz do airbag estar acesa?

Ao dar partida no veículo, a luz de airbag acende e se mantém assim por cerca de cinco segundos até apagar novamente. Neste caso, trata-se de uma verificação normal do sistema, portanto não há com o que ficar alarmado.

No entanto, se a luz de airbag não apagar após a verificação padrão, é indicado que o você leve o veículo ao mecânico de sua confiança imediatamente para verificar o que há de errado. Pode ser que o sistema não esteja com seu funcionamento correto, o que compromete a segurança dos ocupantes do automóvel.

Nesses casos, o sistema fica desabilitado e os airbags podem não ser acionados da forma como deveriam.

O que pode causar problemas no airbag?

Se a luz do airbag não está apagando, isso pode indicar um problema. Entre os principais problemas estão:

Conector defeituoso ou mal plugado

Um problema comum nessa situação está relacionado aos conectores do airbag que pode estar mal encaixados ou com problemas. Para resolver isso é preciso levar o carro na concessionaria ou em um mecânico de confiança.

Cinta do airbag quebrada

A cinta do airbag é uma peça localizada no volante que possui um conjunto de fios que transmite a informação do impacto  para a bolsa do volante inflar. Como ela é formada por fios muito finos, ela pode acabar quebrando, sendo um dos principais causadores disso o momento onde se esterça o volante com o carro desligado pode acabar quebrando a cinta do airbag.

Fique atento, o preço da troca da cinta do airbag não é barato girando na casa de R$ 1.100,00 em modelos populares.

Como realizar o conserto?

Caso o seu carro esteja com este problema, não tente realizar uma verificação desse sistema por conta própria, o ideal é solicitar que um profissional faça o diagnóstico.

Caso seja identificado que o problema esteja em alguma parte mecânica, é necessário levar o veículo para uma oficina especializada no assunto autorizada pelo Exército Brasileiro. Isso acontece porque os airbags são artefatos explosivos e, por conta disso, estão sob a responsabilidade desse braço das Forças Armadas do país.

Assim, somente locais que tiveram treinamento com as montadoras recebem o aval para cuidar destes casos.

Outro método para que não haja nenhum problema no sistema desde o princípio é realizar um recall. Esse procedimento identifica e previne falhas que possam ocorrer.

É perigoso andar com a luz do airbag acesa?

Sim é perigoso. Se a luz do airbag estiver acesa, não demore para checar o problema, pois pode ser algo simples de resolver, mas que pode deixar seu airbag inoperante. Se isso ocorrer seu carro será menos seguro em caso de acidente.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre luz do airbag acesa? Caso ainda tenha dúvidas, basta deixar um comentário e teremos prazer em responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *