Home » Carro » Dicas

Luz de airbag acesa: pode significar algum problema?

Como um automóvel é uma complexa obra de engenharia, ele é composto por diversas peças e sistemas que o fazem funcionar. Para facilitar o entendimento do motorista e deixá-lo a par de eventuais problemas no veículo, existem as luzes do painel, cuja função é indicar se há defeitos em determinada parte do carro. Um exemplo é a luz de airbag que, quando acesa, pode ser indício de um problema importante.

luz de airbag

Desde o início de 2014, todos os veículos são obrigados por lei a saírem de fábrica com o airbag instalado para motorista e passageiro. Afinal, é um dispositivo de segurança que é acionado em casos de colisões e trabalha em conjunto com o cinto de segurança.

Os airbags são como bolsas que inflam instantaneamente quando acontece um impacto. Eles protegem a cabeça e o tórax da pessoa auxiliados pelo cinto, que garante a retenção necessária para que ele atue com eficácia. Assim, ele mantém o corpo na posição adequada para entrar em contato com o dispositivo.

O airbag protege os ocupantes do veículo no momento da colisão e pode evitar maiores danos corporais. Além de contar com esse sistema de proteção no automóvel, é importante contratar um seguro auto. Ao contar com essa cobertura, você tem todo o suporte necessário em caso de imprevistos indesejáveis, como roubo e furto.
Garanta a sua tranquilidade e faça uma cotação com a Minuto Seguros. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o melhor plano para o seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

A luz de airbag acesa indica que há uma anormalidade no sistema de segurança. Saiba abaixo qual problema pode ser e como resolvê-lo.

Luz do airbag

O que fazer se ficar acesa?

luz de airbag

Ao dar partida no veículo, a luz de airbag acende e se mantém assim por cerca de cinco segundos até apagar novamente. Neste caso, trata-se de uma verificação normal do sistema, portanto não há com o que ficar alarmado.

No entanto, se a luz de airbag não apagar após a verificação padrão, é indicado que o você leve o veículo ao mecânico de sua confiança imediatamente para verificar o que há de errado. Pode ser que o sistema não esteja com seu funcionamento correto, o que compromete a segurança dos ocupantes do automóvel.

Nesses casos, o sistema fica desabilitado e os airbags podem não ser acionados da forma como deveriam.

Como realizar o conserto?

luz de airbag

Caso o seu carro esteja com este problema, não tente realizar uma verificação desse sistema por conta própria, o ideal é solicitar que um profissional faça o diagnóstico.

Caso seja identificado que o problema esteja em alguma parte mecânica, é necessário levar o veículo para uma oficina especializada no assunto autorizada pelo Exército Brasileiro. Isso acontece porque os airbags são artefatos explosivos e, por conta disso, estão sob a responsabilidade desse braço das Forças Armadas do país.

Assim, somente locais que tiveram treinamento com as montadoras recebem o aval para cuidar destes casos.

Outro método para que não haja nenhum problema no sistema desde o princípio é realizar um recall. Esse procedimento identifica e previne falhas que possam ocorrer.

2.67 / 3 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *