Como lavar o motor do carro: veja o passo a passo da lavagem

lavar o motor

Quer saber mais sobre lavagem do motor? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar porque a lavagem é importante e o passo a passo de como lavar o motor do carro.

Para aqueles que possuem um veículo, é muito comum o hábito de lavá-lo na parte externa e interna de sua carroceria, incluindo a prática de lavar o motor. Seja com uma lavagem a seco, lavagem caseira ou em lava-rápidos, esse costume significa um maior cuidado e preservação com o automóvel.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Porém, muitos acabam ignorando a mecânica do veículo, deixando de lavar o motor por conta do processo ser mais complexo. Mas, neste texto, vamos explicar como fazer isso em casa de uma maneira prática. Continue lendo para saber mais!

Por que é importante lavar o motor do carro?

Lavar o motor do automóvel também é um grande benefício para que a sua aparência fique mais agradável. Inclusive, essa é uma dica valiosa para aqueles que pretendem fazer uma boa revenda de seu veículo. Até porque, muitos compradores de carros usados ou seminovos analisam, principalmente, essa parte para escolher o veículo que será adquirido.

Por conta desses fatos, nós separamos uma lista com as melhores dicas para você fazer a lavagem do motor. Vale lembrar que esse é um procedimento delicado e que exige bastante atenção para não prejudicar nenhuma peça debaixo do capô.

Quais produtos usar para lavar o motor do carro

Em primeiro lugar, para lavar o motor do carro, é importante que todos os itens necessários para essa atividade sejam separados. É essencial que o dono do carro não tente improvisar aqueles materiais que não tenha à sua disposição para fazer a lavagem, pois pode acabar prejudicando a mecânica do carro.

Os principais produtos são:

  • Sabão neutro;
  • Esponja que não risque;
  • Pano úmido;
  • Água limpa.

Vale reforçar a ideia de não utilizar querosene ou produtos abrasivos, pois podem causar problemas no motor. Agora, para evitar machucados, as luvas de borracha são as melhores opções, pois vão proteger as mãos, principalmente nas áreas pontiagudas no motor.

Passo a passo para lavar o motor do automóvel

Confira abaixo um passo a passo sobre como lavar o motor do carro.

1. Atenção com a temperatura do motor 

Por mais inesperado que seja, a temperatura do motor é o primeiro ponto ao qual a pessoa que lavará o carro deve atentar-se.

Por conta da alta temperatura, ao ter contato com os componentes para lavagem, pode haver um choque térmico que prejudique algumas peças ou seu funcionamento. Além disso, o risco de machucar-se com queimaduras é maior. Portanto, espere que o motor esfrie antes de começar a lavá-lo.

2. Antes da lavagem, isole peças sensíveis

Após verificar o tópico mencionado anteriormente, o próximo passo para lavar o motor do carro é isolar as peças sensíveis que ficam debaixo do capô, principalmente as elétricas. É muito importante que não tenham contato algum com os componentes usados na lavagem, como água e sabão.

Alguns exemplos de componentes sensíveis são: bobina de ignição, velas de ignição, bateria automotiva e seus terminais, entre outros. Para fazer esta proteção, coloque um plástico ao redor destes itens e garanta que eles não irão molhar.

Se você não conhece muito sobre mecânica automotiva e não souber localizar estas peças, leve o seu veículo até um profissional para que ele lave o motor de forma correta e sem riscos.

3. Controle a pressão da água

A pressão da mangueira que será utilizada pode prejudicar alguma peça do motor, principalmente as mais sensíveis. Como dissemos, é um processo delicado e que exige cuidado para que nenhuma parte do automóvel seja danificada.

Por isso, recomenda-se a utilização de mangueiras tradicionais e com baixa pressão. Além disso, vale dizer que o uso de baldes não é apropriado, pois, ao mergulhar a esponja muitas vezes no recipiente, ela pode sujar e fazer com que as sujeiras retornem ao motor

4. Lavando o motor do carro

Agora, para fazer a limpeza, faça movimentos suaves e cuidadosos. O intuito disso é que nenhum componente se solte. Não tenha pressa, faça os processos com calma e esteja ciente de que lavar o motor do carro é algo cauteloso mesmo.

Certifique-se de que todas as partes do motor estão limpas e, após isso, enxágue com água e de maneira suave, sem jatos diretos ou fortes. Parta para a secagem com um pano limpo e seco. No mercado , há produtos específicos de limpeza automotiva que podem dar brilho ao motor, caso deseje.

5. Lavar o motor: finalizando a limpeza

Após fazer a secagem, retire todos os plásticos dos componentes elétricos com um pano totalmente seco. Esse processo já é o suficiente para que o motor fique limpo, mas, se ainda assim houver sujeira, recomendamos que leve o carro para um lugar especializado para fazer a lavagem.

E aí, lavar o motor não é uma missão tão complicada agora, né? Se houver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *