Home » Carro » Dicas

Saiba como fazer lavagem de motor corretamente

Afinal, fazer a lavagem de motor em casa é possível ou não? A resposta é sim, mas é necessário muito cuidado, afinal, qualquer pequeno deslize ou limpeza errada pode causar danos ao motor. Para que você entenda como fazer uma lavagem de motor sem problemas, continue lendo esse artigo!

lavagem de motor

Para quem gosta de cuidar do carro, não é legal ver uma das partes mais importantes dele suja e empoeirada. Mas, às vezes, o receio de fazer a lavagem de motor e causar problemas é mais forte e o motor permanece sem cuidado.

A lavagem de motor é um procedimento arriscado?

lavagem de motor - A lavagem de motor é um procedimento arriscado?

O receio de lavar o motor vem de antigamente, dos carros carburados. Há alguns anos, o motor do carro era lavado de qualquer maneira, principalmente em postos de combustíveis, com as famosas mangueiras de pressão de água.

Esse tipo de lavagem de motor fazia com que o líquido entrasse no distribuidor – peça que fazia a distribuição da corrente elétrica para cada vela do motor – e com que o veículo, consequentemente, parasse. Assim, era recorrente que o motor do carro não funcionasse após a lavagem. A frequência da lavagem de forma errada podia, inclusive, causar danos maiores e até fundir o motor do carro.

Com a chegada da injeção eletrônica, os sistemas de distribuição mudaram e esses processos foram otimizados. No entanto, as novas tecnologias também invadiram compartimentos específicos do motor com módulos eletrônicos e conectores elétricos sensíveis à água. Isso significa que ainda é necessário cuidado ao fazer uma lavagem de motor.

lavagem de motor - A lavagem de motor é um procedimento arriscado?

Mas a grande sacada para realizar a lavagem do motor não está em usar água, e sim na pressão que se coloca para utilizá-la. Podemos usar relógios como um comparativo: existem os que são à prova d’água e os que são próprios para mergulho, que aguentam a pressão d’água. Com o motor do carro, o funcionamento é parecido: ele aguenta a água, mas dependendo da pressão, pode ter problemas.

E, para complementar os cuidados com o carro, além da lavagem do motor, vale ressaltar que existem outras maneiras de proteger seu veículo, como o seguro auto. Com ele, o motorista se garante contra diversos imprevistos do cotidiano, como batidas, roubos, furtos, danos da natureza, acidente com terceiros e etc.

Na Minuto Seguros, a maior corretora online de seguro auto do país, cotamos o seu plano em mais de 10 seguradoras, prontas para oferecer algo dentro das suas necessidades. Cote agora mesmo, preenchendo o nosso formulário, ligando gratuitamente para 0800 773 3000 ou clicando no botão. Um de nossos consultores irá preparar uma oferta perfeita para você e seu veículo.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

De volta à lavagem do motor, vamos mostrar agora como fazê-la corretamente e sem prejuízos ao motor do veículo. Apesar de existirem empresas especializadas, esse procedimento não é muito complexo e pode ser feito em casa, se você quiser. Apenas são necessários alguns cuidados, assim como para fazer polimentos caseiros, por exemplo.

Cuidados antes de iniciar a lavagem de motor

lavagem de motor - Cuidados antes de iniciar a lavagem de motor

A primeira parte a ser feita para iniciar a lavagem de motor é identificar seus pontos vulneráveis, ou seja, tudo aquilo que pode ser danificado caso haja entrada de água com muita força.

Os principais são os módulos e sensores eletrônicos, localizados ao lado do motor. Outros pontos estão fixados no painel traseiro do motor, na continuação com o para-brisa.

Para quem não conhece todos os módulos eletrônicos, esses são os mais relevantes: módulo da injeção eletrônica, módulo do ABS, módulo de carroceria, alternador, bobina, caixa de relés, enfim, qualquer um que seja conectado a um chicote elétrico.

Para quem pretende fazer a lavagem de motor usando uma máquina de pressão d’água, o recomendado é envolver todas essas peças com sacos plásticos, inclusive a bateria, para que nenhuma seja diretamente atingida pelo jato d’água.

lavagem de motor - Cuidados antes de iniciar a lavagem de motor

Um lembrete importante: verifique se a tampa de reposição do óleo do motor e a do reservatório da direção hidráulica estão bem fechadas. Isso vai garantir que nenhuma gota d’água caia neles. Também dê atenção para as varetas medidoras do óleo do motor e do câmbio automático.

Outra questão fundamental é não desligar nenhuma conexão da bateria. Isso pode fazer com que ocorra a perda das programações de módulos eletrônicos. Caso você queira limpar a bateria, faça isso no final da lavagem do motor, com um limpa-contato. Assim, o problema será resolvido e o carro não correrá riscos.

Não utilize produtos ácidos na lavagem de motor

lavagem de motor - Não utilize produtos ácidos na lavagem de motor

Outro erro muito comum na lavagem de motor é utilizar produtos que podem ser agressivos ao motor do carro. Solventes, sabão em pó, desengraxantes à base de petróleo ou querosene podem reagir e causar sérios problemas nas borrachas de vedação, além de ressecar as mangueiras e correias.

Esses desengraxantes, além de tudo, quando misturados com a água retiram a lubrificação de rolamentos, como os esticadores de correia. Isso, dentro de alguns dias, vai gerar ruídos bem agudos por conta do desgaste. Passe longe desses tipos de produtos no momento de fazer a lavagem de motor.

Então, quais produtos utilizar na lavagem de motor?

lavagem de motor - Então, quais produtos utilizar na lavagem de motor?

Na hora de realizar a lavagem de motor, utilize detergente caseiros ou produtos específicos para a limpeza automotiva. Eles podem ser encontrados facilmente em lojas de produtos para carros e autopeças, por preços que valem a pena.

Passo a passo para a lavagem de motor

lavagem de motor - Passo a passo para a lavagem de motor

Para fazer a lavagem do motor do seu automóvel corretamente, aplique o produto escolhido sobre o motor e deixe agir por um tempo, até que a sujeira seja dissolvida por completo. Depois, aplique a água com bastante cuidado, evitando jatos fortes diretamente sobre o motor. Se possível, utilize um balde para economizar água e fazer sua lavagem de motor tranquilamente.

Se esse procedimento não for suficiente, uma escova de nylon ajudará a remover a sujeira mais pesada e a que está nos cantos de mais difícil acesso. Assim, a lavagem de motor estará completa e você satisfeito!

E então, tirou suas dúvidas sobre como fazer uma lavagem de motor sem receio e dores de cabeça? Compartilhe nosso artigo com seus amigos e garanta a proteção do seu automóvel!

3.25 / 4 votos

Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *