Como funciona a cobertura para teto solar no seguro auto?

carro com teto solar

Quer saber como funciona a cobertura para teto solar no seguro auto? Nesta matéria, vamos explicar como ela funciona. Confira!

Ao contratar o seguro do carro, é necessário analisar todas as opções de coberturas disponíveis. Assim, é possível escolher o plano ideal para o perfil do proprietário e o modelo do carro, fazendo com que todas as partes do automóvel estejam protegidas de eventuais riscos que podem causar prejuízos. Um exemplo disso é a cobertura para teto solar, que oferece proteção à parte para esse item do veículo.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Como esse recurso não faz parte da maioria dos veículos, é normal que os planos comuns do seguro não ofereçam cobertura para teto solar de forma separada.

Caso ocorra sinistro com carros que possuam teto solar de fábrica, a seguradora indenizará o proprietário no valor previsto na apólice. No entanto, se não contar com a cobertura específica, caso haja algum dano incomum que cause prejuízo somente ao teto solar e não ultrapasse o custo da franquia, o dono terá que arcar com o conserto por conta própria. Ou seja, precisará gastar uma quantia a mais.

Cobertura para teto solar

A diferença entre teto solar de fábrica e de acessório

Em primeiro lugar, é importante entendermos no detalhe, a diferença no caso de cobertura para teto solar de fábrica e a do acessório. O de fábrica, quando já vem como um item de série, é considerado na cobertura básica da estrutura do automóvel. Portanto, se houver danos somente no teto solar que ultrapassem o valor da franquia, a seguradora vai indenizar o cliente.

No entanto, em casos de teto solar instalados como um acessório pelos proprietários, as companhias não irão cobrir caso houver um sinistro em um plano de cobertura básica. Nesses casos, é necessário fazer a contratação à parte dessa proteção, aí sim a seguradora indenizará um valor com este item incluso.

Esse é um dos pontos que exige maior atenção nesse quesito, pois muitos donos de carro acreditam que contar com uma cobertura de danos a vidros já seria o suficiente para ter proteção.

Como é a indenização da cobertura para teto solar no seguro auto?

Por fim, para entender como funciona a indenização do seguro no caso de cobertura para teto solar, vamos explicar detalhadamente.

Ao contrário do que muitos pensam, a indenização vai além de trincas ou quebra do vidro. Afinal, esse é um item elétrico que não funciona de forma manual. Com isso, é possível que ocorram danos elétricos que o façam parar de funcionar.

Quando ocorrem danos apenas no teto, o consumidor recebe uma indenização proporcional ao acessório. O valor é especificado na apólice do seguro e destina-se ao conserto ou substituição do equipamento.

Uma cobertura para esse tipo de acessório também envolve uma franquia proporcional, que pode ser ser fixa ou percentual, e é definida em contrato e deve ser pago à oficina.

Portanto, para quaisquer tipos de danos citados anteriormente, é prevista na apólice uma indenização proporcional ao acessório. O valor que é apresentado no documento tem como objetivo garantir a troca ou reparo do item.

Tire suas dúvidas

O que é uma cobertura compreensiva?

A cobertura compreensiva foi desenvolvida como uma forma de consolidar várias modalidades de seguro em uma única apólice para o seguro automotivo. Em outras palavras, um seguro com cobertura compreensiva reúne diversas proteções em um único documento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *