CNH especial: o que é, quem tem direito e como tirar

cnh especial

Quer saber mais sobre a CNH especial? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai entender o que ela é, quem tem direito, como solicitar e muito mais sobre a carteira de motorista especial.

Pessoas com deficiência (PCD) não apenas podem, como têm o direito de dirigir por meio de um documento único, a CNH especial! Além disso, com esse documento, é possível comprar um carro com desconto e se livrar de diversos impostos. Mas, para conseguir essas isenções, é necessário comprovar isso com a CNH especial.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O processo para tirar a CNH especial é bem semelhante ao processo para tirar uma carteira de habilitação comum, com a única diferença de o processo médico ser mais detalhista. Mas, com as devidas comprovações, é tranquilo e sem burocracia. Dessa forma, os motoristas PCD garantem a legalidade na hora de guiar o carro.

O que é a CNH especial?

Para quem ainda não está por dentro do assunto, a CNH especial é uma carteira de motorista voltada para um grupo de pessoas com deficiência (PcD) que estejam aptas a passar por exames médicos e de direção. A CNH especial descreve as adaptações ou necessidades do condutor e concede o direito a alguns benefícios, por isso, é diferente da tradicional.

A diferença entre as CNH’s, principalmente, em relação a solicitação. Isso acontece, pois, para conseguir a CNH Especial, o a pessoa com deficiência tem que passar por uma junta médica. Eles irão examinar a extensão de deficiência para saber se há a necessidade de enquadramento para a CNH para pessoas com deficiência.

Quais as diferenças da CNH especial?

Quando o motorista toma posse da CNH especial, algumas diferenças podem ser vistas no documento. Provavelmente, haverá alguma letra no campo “observações” do documento, localizado na parte de trás. Essas restrições do documento especial para PCD são identificadas por letras de A até Z, e cada uma tem um significado específico. A letra A, por exemplo, mais comum, é indicando que o motorista precisa de lentes corretivas.

Se o condutor se tornou PcD depois de tirar a carteira será necessário fazer a renovação da carteira de habilitação para PcD. O primeiro passo é fazer o agendamento no Detran do seu Estado, após isso você será encaminhado para uma clínica credenciada. Para evitar que você tenha dificuldades, logo abaixo você tem uma descrição passo a passo de como fazer isso.

Quem tem direito a CNH especial?

cnh especial

A CNH especial é destinada às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Isso inclui pessoas que têm doenças que podem afetar as funções motoras e cognitivas e que impactem diretamente na capacidade de dirigir. Algumas das doenças que integram essa lista são artrite, artrose, escoliose e esclerose múltipla. Quem tem problemas graves na coluna também pode integrar a lista das pessoas que podem ter uma CNH especial.

Pessoas que já sofreram um AVC ou possuem algum tipo de doença neurológica, como Parkinson, podem se submeter em alguns testes médicos para conseguir a carteira de motorista especial. Como são casos e casos, a necessidade desse diagnóstico é fundamental. Isso também impacta nas pessoas que tem ausência ou amputação de membros, nanismo, quem tem algum tipo de prótese interior ou exterior, também se dão ao direito de ter a CNH para pessoas de deficiência.

Pessoas que não tem direito a CNH especial, e mesmo assim tentam recorrer ao direito de tê-la, podem ser multados e terem o direito de dirigir suspenso. Saiba tudo sobre multas, valores e pontuações na CNH.

Como tirar a CNH especial?

Para tirar a CNH, o processo assemelha-se bastante ao processo para obter o documento tradicional. Além, é claro, de ter 18 anos completos, o interessado processará seguir com alguns documentos, que estão listados abaixo.

A única diferença do processo é que a pessoa interessada na CNH é que ela passará por um exame físico e psicotécnico bem detalhado e minucioso, feito exclusivamente por uma junta especializada de médicos, credenciada ao Detran do estado. Dentro dessa análise para tirar a CNH especial, esses especialistas vão indicas se a pessoa está, realmente, apta a dirigir, sob quais condições e se é necessário algum tipo de adaptação do veículo.

Para passar por esses exames, verifique as clínicas autorizadas junto ao departamento de trânsito do seu estado. Essa informação pode ser obtida com facilidade, assim como quem busca pelos centros de formação de condutores.

Documentos necessários para tirar a CNH

Quem está no processo para tirar a CNH especial, saiba que serão necessários alguns documentos para dar prosseguimento no processo. Lembrando que durante o processo, haverá exames médicos mais detalhados para, aí sim, continuar o processo para a documentação para tirar a CNH especial. Papel e canta na mão para anotar alguns deles:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante original de endereço;
  • Duas fotos 3×4 colorida e com fundo branco.

Qual o valor para tirar a CNH especial?

Apesar de terem exames bem mais detalhados, não é cobrado nenhuma taxa extra. Os valores permanecem o mesmo, de acordo com o estado que você está. Em São Paulo, por exemplo, é cobrado o valor de R$62,19 para quem tira a primeira habilitação e o valor de R$84,81 para as renovações de documento.

Quais são os benefícios concedidos para esta CNH? 

A pessoa que tiver a documentação especial terá facilitado o processo de isenção de diversos impostos, entre eles: o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Com essa CNH especial, o processo para fazer um seguro auto PCD também é muito mais facilitado junto às seguradoras e corretoras, assim como a Minuto Seguros.

Como fazer seguro para carro PcD

Além da CNH, é importante informar que existe um seguro auto PCD, que garante todas as coberturas e planos adequados às necessidades de quem está contratando. A Minuto Seguros, uma das maiores corretoras de seguro auto do Brasil, oferece diversos planos PCD para quem busca proteger o seu patrimônio! Diversas seguradoras trabalham com esse produto para trazer mais opções, de acordo com o perfil e modelo do carro.

Quem estiver em busca de uma cotação de seguro auto PCD, pode entrar em contato diretamente pelo número 0800 882 0656 ou clicar no botão abaixo e preencher o formulário! Nossos consultores entrarão em contato com você para oferecer a melhor proposta.

COTE SEGURO AUTO PCD GRÁTIS

2 comentários sobre “CNH especial: o que é, quem tem direito e como tirar

  1. O exame prático tem , alguma facilidades no percurso a ser examinado , exemplo, agilidades de movimento,com as marchas?
    Pq na tradicional ,a gente ,tem q,ser quase igual Airton Senna .
    Acho um absurdo o processo no estado de Minas Gerais .

    1. Oi Conceição, tudo bem? Entendo sua preocupação com o exame prático da CNH especial. Esse exame é adaptado para atender às necessidades de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, garantindo que todos tenham a oportunidade de obter a carteira de motorista de forma justa. Os veículos usados são equipados com dispositivos especiais, e o percurso pode ser ajustado, mas o objetivo não é facilitar o exame, e sim torná-lo acessível.

      Quanto ao exame da CNH tradicional, ele é rigoroso para assegurar que todos os motoristas sejam capazes de dirigir com segurança. Se está enfrentando dificuldades, uma autoescola pode oferecer o treinamento necessário para se preparar melhor. Espero que essa informação ajude, e desejo sucesso no seu processo de obtenção da CNH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *